segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO

MEC

MEC troca presidente do Inep, responsável pelo Enem

Malvina Tuttman é sétima chefe da instituição a deixar posto em nove anos

Pesava contra Tuttman o fato de não ser ligada 
politicamente ao PT Pesava contra Tuttman o fato de não ser ligada politicamente ao PT (Fábio Rossi/Agência O Globo)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem, anunciou nesta quinta-feira a saída da presidente da instituição, Malvina Tuttman. A decisão foi tomada em reunião entre Tuttman e ministro Aloizio Mercadante e já era esperada.
"Vivi intensamente o Inep e nele aprendi com os meus colegas o valor de ser Inepiana", escreveu Tutman, que completou um ano à frente da instituição, em uma nota divulvada no site do Inep. "Saio fisicamente desse importante Instituto, mas me sentirei sempre presente em cada sonho realizado e em cada ação desenvolvida pelos servidores do Inep. Para avançar na educação, o Brasil precisa de um Inep forte e o instituto está pronto para cumprir este desafio."
Pesava contra Tuttman o fato de não ser ligada politicamente ao PT. Luiz Cláudio Costa, secretário da Educação Superior do Inep, é o nome mais cotado para assumir a presidência do instituto.
Tuttman, ex-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), foi nomeada presidente do Inep com ao menos duas missões: recuperar a imagem de inépcia do Inep na gerência do Enem e manter-se no cargo por mais tempo do que seus antecessores. Falhou em ambas.
Ela ficou no cargo um ano. E foi a sétima presidente a deixar a instituição em pouco mais de nove anos. Além disso, em sua administração, o Enem enfrentou seu mais grave escândalo: o vazamento de questões. Pior: as investigações conduzidas pela Polícia Federal indicaram graves problemas na elaboração do exame, a fase conhecida como pré-teste, em que questões são testadas para a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário