quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO

Saúde na Escola intensificará ações de controle e prevenção da obesidade

O Ministério da Saúde intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do país. A iniciativa vai envolver 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos municípios  que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).
A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff  e pretende neste ano beneficiar mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.
O tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. “Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”.
No Rio Grande do Norte são beneficiados com o projeto Saúde na Escola cerca de 149 municípios.
O novo direcionamento dado à saúde beneficiará várias crianças que sofrem  com distúrbios alimentares ocasionados por depressão, angustia ou até mesmo problemas familiar.
Em Caicó, o projeto já trabalha com outros direcionamentos ligados à saúde visual, auditiva e bucal dos alunos. Em 2011, quinzenalmente, uma escola diferente recebeu a visita da equipe de profissionais de saúde do Instituto Pedro Cavalcanti e da Estratégia de Saúde da Família do município, munida de todos os equipamentos necessários para a realização de exames e consultas no próprio local.

Aos estudantes foram  oferecidas consultas com otorrinolaringologistas, oftalmologistas, fonoaudiólogas, dentistas e clínico geral e exames como audiometria, otoemissão, otoscopia, acuidade visual e auto-refração computadorizada; além de palestras educativas sobre prevenção de doenças, aplicação de flúor e escovação.

Confira a tabela de municípios no Nordeste que já aderiram ao Saúde na Escola:



Nenhum comentário:

Postar um comentário