sábado, 11 de julho de 2015

CONTAGEM REGRESSIVA; PLANETA PLUTÃO.

Contagem regressiva!


Imagem de Plutão divulgada pela agência espacial americana, a Nasa












Falta pouco, muito pouco para chegarmos em Plutão. Percorrendo mais de 1 milhão de quilômetros a cada dia, a sonda New Horizons deve passar pelo sistema plutoniano de luas dia 14 próximo, terça-feira, e a cada hora que passa a ansiedade só aumenta.
Cada imagem nova que chega é sempre melhor do que a anterior, muitas vezes obtidas poucas horas antes. Imagine que a uma velocidade de 50 mil km/h os alvos “crescem” nas fotos e sua resolução melhora junto.
Trocando em miúdos, a cada nova foto, mais e melhores detalhes são vistos. Por exemplo, essa última imagem obtida quinta feira (9) com Plutão e Caronte (sua lua) mostra uma fatia bem fina e clara do Hemisfério Sul de Plutão.
Essa fatia não havia aparecido em imagens anteriores por causa da combinação entre distância e ângulo de visada. Temos que lembrar que Plutão tem uma rotação de cerca de 3 dias, o que deixa mais difícil de observar toda a sua superfície a uma velocidade dessas. Aliás, uma coisa interessante é que por causa dessa velocidade toda, as imagens que você tem visto ultimamente tiveram apenas 0,1 segundo de exposição! São curtíssimas mesmo, para que não saiam borradas.
As fotos, por enquanto, têm a função de ajudar na navegação da sonda, isto é, não têm o caráter científico necessário para uma análise mais robusta e servem para mostrar que não tem nada no caminho que possa atrapalhar, bem como assegurar que a nave está no caminho planejado. Imagens de ciência devem começar a ser tomadas a partir do próximo domingo, dia 12.
Depois desse problema relatado no post abaixo, a nave não teve mais nenhuma intercorrência. A explicação dessa falha de comunicação foi a seguinte: um erro na programação dos comandos a serem executados pela sonda fez com que ela fizesse duas coisas ao mesmo tempo: a compactação dos dados e a gravação deles na memória física, que nada mais é do que um ‘pen drive’ a bordo.
Sobrecarregado
Executar essas duas tarefas ao mesmo tempo sobrecarregou o processador da nave que imediatamente entrou em modo de segurança, desligando todos os instrumentos científicos, posicionando a antena diretamente para a Terra e alterando para o computador de back-up.
Entre a interrupção das comunicações e a solução do problema, passaram-se 3 dias e nesse meio tempo umas 20 imagens deixaram de ser obtidas e mais um tanto de outros dados também não foram coletados. O impacto na ciência da sonda será de apenas 1% e se referem aos objetivos secundários e terciários, nada que possa comprometer nenhuma das suas atividades.
Depois de identificado o problema, a nova sequência de operações foi enviada e em nenhum momento haverá nova operação de compressão e gravação de dados como feita semana passada, de modo que pelo menos esse problema não deve ocorrer novamente.
Essa nova sequência transmitida já colocou a nave em modo de “encontro” desde o último dia 7, ou seja, desde esse dia a nave já sabe o que deve fazer até o dia 16. Além dessa sequência de ações, o modo de “encontro” prevê ações automáticas para resolver problemas como esse último da semana passada.
Caso encontre algum problema sério, em vez de desligar tudo e entrar em modo de segurança, a nave simplesmentetroca de processador, passando para o de back-up. Então, dá reiniciará seu processador principal e segue seu caminho.
Esse processo leva entre 1h e 1h30. Quando o sistema operar novamente, a sequência de operações será retomada como se nada houvesse acontecido, ou seja, a partir do ponto em que ela voltar a operar, esquecendo-se de tudo o que deveria ter feito enquanto mudava para o back-up.
Isso deve minimizar os prejuízos com uma falha inesperada. Veja que entre detectar o problema, analisar, resolver e enviar nova sequência de operações, o comando da missão leva quase 3 dias e, hoje, nós estamos a apenas 4 dias da máxima aproximação. Sem uma sequência dessas, a missão estaria irremediavelmente comprometida, caso alguma falha acontecesse.
Dia 12, então, devem chegar as últimas imagens de navegação da New Horizons, que são panorâmicas, como essa do post, e as de ciência, um pouco mais detalhadas vão começar a ser obtidas.
Há uma sequência predeterminada para transmissão dos dados de volta para a Terra. Precisamos considerar que, para mandar os dados, a nave precisa de quase 8 horas (sem contar o tempo de viagem dos dados, que demoram mais 4,5 horas).
Nesse tempo a coleta de novos dados fica comprometida. Por isso, só vamos receber as imagens da máxima aproximação de Plutão (que se dará dia 14, às 08h49 do horário de Brasília) no dia seguinte.
Mais tarde, tipo 22h10 do dia 14, a New Horizons deve fazer uma “chamada” rápida para casa e deve enviar apenas dados de telemetria para indicar que ela sobreviveu ao encontro.
A nave vai cruzar o plano dos satélites do sistema a apenas 12.500 km de distância de Plutão e 18 mil km de Caronte! As chances de haver uma pedra no meio do caminho não são pequenas e, por menor que ela seja, uma colisão a 50 mil km/h pode destruir a sonda. O controle da missão precisa saber se tudo correu bem e se a nave estará viva para enviar a sequência de operações após o encontro.
Estamos de olho! O Observatório estará de plantão para registrar essa missão histórica, não perca as atualizações!! CIÊNCIA E SAUDE
Crédito: NASA/JPL-APL/SWRI   O homem multiplicando a ciência e Deus está no controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário