quarta-feira, 22 de julho de 2015

COMISSÃO APROVA INDICAÇÃO AO "MEC" PARA REICLUIR DISCIPLINAS NO CURRÍCULO ESCOLAR

Comissão aprova indicação ao MEC para reincluir disciplinas no currículo escolar

Foi rejeitado projeto que obrigava as escolas a incluírem as disciplinas de Organização Social e Política do Brasil e Educação Moral e Cívica no ensino, e texto será arquivado. Comissão preferiu aprovar indicação do Executivo
A Comissão de Educação aprovou, no último dia 15, indicação ao Ministério da Educação (MEC) para que as disciplinas de Organização Social e Política do Brasil e Educação Moral e Cívica voltem a compor, obrigatoriamente, os currículos dos ensinos fundamental e médio. Instituídas na década de 1960, durante o regime militar, essas disciplinas foram eliminadas do ensino brasileiro nos anos 1990.

A reinclusão estava prevista, inicialmente, no Projeto de Lei 5960/13, do deputado Valtenir Pereira (Pros-MT), mas ele foi rejeitado pela comissão. O argumento do relator, deputado Izalci (PSDB-DF), é que a inclusão de disciplinas nos currículos escolares é atribuição do Conselho Nacional de Educação (CNE), como órgão consultivo do MEC.
No entanto, por considerar a ideia meritória, Izalci optou pela indicação ao Poder Executivo. “Ressaltamos a intenção de restabelecer disciplinas e conteúdos que podem contribuir para a formação de valores nacionais, éticos, morais e humanitários. No entanto, devemos observar o disposto na Lei 4.024/61, segundo o qual compete ao CNE deliberar sobre as diretrizes curriculares propostas pelo MEC”, reforçou Izalci.
Ele lembrou ainda que a súmula de recomendações aos relatores na Comissão de Educação indica a rejeição de proposições de alterações curriculares, devendo as mesmas ser encaminhadas ao Poder Executivo por meio de indicação.
Na mesma reunião, o colegiado rejeitou os PLs 7899/14, do ex-deputado Renato Simões, e 8298/14, da ex-deputada Jaqueline Roriz, que tramitam apensados e tratam de assuntos semelhantes.
As proposições serão arquivadas, por terem sido rejeitas pela única comissão de mérito que as analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário