“POR QUE MOISÉS NÃO ENTROU EM CANAÃ?”
“ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA. ACREDITE”.
Texto:
APOCALIPSE - 03
01. Os filhos de Israel, a congregação toda, chegaram ao deserto de Zim no primeiro mês, e o povo ficou em Cades. Ali morreu Miriã, e ali foi sepultada.
02. Ora, não havia água para a congregação; pelo que se ajuntaram contra Moisés e Arão.
03. E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Oxalá tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o Senhor!
04. Por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?
05. E
por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este mau lugar?
lugar onde não há semente, nem figos, nem vides, nem romãs, nem mesmo
água para beber.
06. Então
Moisés e Arão se foram da presença da assembléia até a porta da tenda
da revelação, e se lançaram com o rosto em terra; e a glória do Senhor
lhes apareceu.
07. E o Senhor disse a Moisés:
08. Toma
a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha
perante os seus olhos, que ela dê as suas águas. Assim lhes tirarás água
da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
09. Moisés, pois, tomou a vara de diante do senhor, como este lhe ordenou.
10. Moisés
e Arão reuniram a assembléia diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi
agora, rebeldes! Porventura tiraremos água desta rocha para vós?
11. Então
Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e
saiu água copiosamente, e a congregação bebeu, e os seus animais.
12. Pelo que o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes dei.
Ø INTRODUÇÃO
Neste
momento quero compartilhar de uma mensagem que vai encher seu coração
de algo que só pode vir do alto trono de Deus. E para mostrar que
realmente Deus pode fechar e abrir portas que mais ninguém pode abrir ou
fechar! Separei a vida de um dos maiores homens da história bíblica,
seu nome é Moisés, ou Moshê Rabênu (Moisés o fiel pastor). E à luz da
bíblia, juntos iremos chegar a uma mensagem que deverá ser levada aos
quatro cantos da terra por todos que compartilharem deste conteúdo.
Ø QUEM FOI MOISÉS (MOSHÊ RABÊNU)
Na
história do Êxodo (em grego-saída) do Egito, encontramos a figura de
Moshê Rabênu (Moisés) um homem sem igual em toda a História. Deus tentou
convencer Moshê durante uma semana para que aceitasse ser o emissário
Divino para libertar o povo da escravidão. No final, Moshê se convenceu,
e tornou-se o personagem de maior importância no Êxodo. Após a abertura
do Mar Vermelho, e a milagrosa salvação do povo, consta no versículo (Êxodo-14:31): "Acreditaram em Deus e em Moshê, Seu servo." Vemos que este versículo compara a fé em Deus à de Moisés.
Por
que será que Deus necessitou de Moisés para libertar seu povo? Ele não
podia fazê-lo sozinho? Portanto, devemos afirmar que a presença de
Moisés no Êxodo não veio "auxiliar" a Deus, porém havia uma conotação
mais profunda. A escravidão do Egito era oriunda de um estado espiritual
de limitações, (leia minha mensagem OS DOIS NÍVEIS DE LIBERDADE, em meu
blog). Isto significa que o fato de estarem fisicamente no Egito como
escravos se devia ao estado espiritual inferior em que se encontravam.
Não eram apenas escravos do Faraó, mas principalmente, escravos do
próprio mau instinto. Os judeus se encontravam então no mais baixo nível
de impureza.
Para
ocorrer o Êxodo físico, era antes necessária a libertação espiritual e a
busca de conceitos mais Divinos. Porém, o povo se encontrava muito
afastado de Deus, e para aproximá-lo era necessário um intermediário.
Aqui surgiu a importância de Moshê Rabênu. Por um lado era ele um ser
humano; por outro lado, era totalmente anulado perante Deus. Deus
poderia Sozinho libertar o povo judeu da escravidão física, porém era
necessário à figura de Moisés para libertá-los espiritualmente e
aproximá-los de seu Deus. Por isto, Moshê Rabênu é chamado pelo Zôhar, o
Livro do Explendor, de Ra'yá Mehemná ("pastor fiel"), porém este
conceito pode ser interpretado como "o pastor da fé", ou seja, ele
pastoreia, alimenta o povo judeu com fé. Por isto, a fé em Moisés foi
comparada (Ex-14:31) à fé em Deus, pois é Moisés que aproxima o povo de
Deus.
Moisés
não apenas foi o maior profeta da História da humanidade. Foi, também,
modelo supremo do líder judeu, pastor fiel e zeloso. E um pastor fiel e
zeloso é aquele que jamais deixa de lado seu rebanho, sem perder de
vista nenhum de seus membros, pelos quais assume contínua e total
responsabilidade.
Ø A HISTÓRIA
Um
dos relatos mais controvertidos da Bíblia é o episódio das "águas da
discórdia", após o qual Deus decretou que Moshé Rabenu não teria
permissão de entrar na terra de Israel. Sábios, comentaristas bíblicos e
até mesmo o próprio Moisés, empenharam-se em dar um significado a esse
incidente, relatado no quarto livro da bíblia, em hebraico, Sefer Shemot
– livro do Êxodo.
O
texto narra que os Filhos de Israel, após terem vagado pelo deserto
durante quarenta anos, chegam a Kadesh, ou Cades, na fronteira da Terra
Prometida. Não há água por perto e o povo está sedento. Como faziam
sempre que algo lhes afligia ou preocupava, lamentaram-se, murmuraram
contra Moisés: ..."Se, ao menos, tivéssemos perecido quando morreram
nossos irmãos"... "Por que trouxeste a Congregação do Eterno a este
deserto para que, aqui, nós e nossos animais, perecêssemos? E por que
nos fizeste sair do Egito, para nos trazer a este lugar do mal?..."
(Números-20: 3-5).
Embasado
neste contexto, eu fiquei a indagar a Deus o porquê de Moisés não ter
entrado na terra prometida, se foi ele tão merecedor de tal mérito? Por
que Moisés teria pagado o preço de não conhecer seu sonho? Se foi o povo
que murmurou contra Deus? E por isso separei algumas supostas
possibilidades para que ele, Moisés, não entrasse em Canaã junto com seu
povo.
Ø POR QUE MOISÉS NÃO ENTROU NA TERRA DE ISRAEL?
PRIMEIRO - MOISÉS DEVERIA FALAR COM A ROCHA E NÃO BATE-LA
Moisés
e seu irmão Aarão rezaram a Deus para que surgisse água para o povo. O
Senhor respondeu, ordenando a Moisés: …"Toma teu cajado e reúne a
congregação, tu e teu irmão Aarão, e, na presença deles, dirige-te à
rocha, e da rocha jorrará água" (Nm-20:8). O povo judeu reuniu-se diante
da pedra e Moisés clamou: "Agora, escutai, ó rebeldes! Será que
tiraremos água desta rocha para saciar vossa sede?" E Moisés levantou
sua mão e, com o cajado, bateu duas vezes na pedra. Dela jorra água em
abundância e o povo e os animais se saciam. A seguir, Deus diz a Moisés:
"Como não acreditaste em Mim, para me santificar aos olhos dos Filhos
de Israel, não te caberá levá-los à Terra que Eu lhes dei".
O
que teria Moisés feito de errado nesse incidente, que ficou conhecido
pelos judeus como as Águas da discórdia? Deus instruiu Moisés a falar à
pedra e não a golpeá-la. Se tivesse ele extraído água da rocha apenas
por se ter dirigido à mesma e falado à ela, ter-se-ia realizado um
milagre de proporções muito maiores, e, este sim, haveria santificado a
Deus, aos olhos dos Filhos de Israel. Então Moisés, não deveria ter
batido na rocha, pois ela era uma tipificação de Jesus, o filho de Deus,
que em nosso meio disse que Ele era a Rocha em que se deve habitar, e
também sendo a rocha forte de seu povo, também disse que Ele, era a
fonte de água viva. Moisés não deveria ter batido na rocha, e sim falado
à ela.
SEGUNDO - PERDER A PACIÊNCIA COM O POVO
Uma
outra explicação diferente é que o pecado de Moisés teria sido o de
perder a paciência com o povo judeu, quando seus membros reclamaram
acerca da falta d'água. Pessoa alguma, sobretudo um líder de sua
estatura, considerado o homem mais espiritual que já existiu, deveria
dar sinais de impaciência, ao falar. Suas palavras foram: teria sido o desabafo "Escutai, o rebeldes!",
bradado por Moisés, o que lhe teria custado a entrada na Terra Santa.
Moisés fez um julgamento que o próprio Deus teria feito sobre o povo,
mas um povo que pertencia a Deus, pois foi Ele , e não Moisés que tirou o
povo de Egito, e ao perder a paciência, julgando o povo em um
julgamento espiritual e mão o de juiz de causas humanas, Moisés teria
pecado em se fazer como Deus no critério de Juiz.
TERCEIRO - TER DESVIADO A FÉ DO POVO PARA SI
Se
foi tão errado Moisés ter golpeado a rocha, para que lhe teria próprio
Deus lhe ordenado levar consigo o cajado, quando da extração de água
para o povo judeu? De fato, a Bíblia ressalta que Moisés tomou o cajado
diante de Deus, como Este lhe ordenara (Nm-20:9). Outro sim, em ocasião
anterior, Deus instruíra Moisés a extrair água da rocha, golpeando-a
(leia Êxodo-17:6). Então não teria sido razoável Moisés supor que Deus
lhe dissesse para levar consigo o cajado para servir de idêntico
propósito, como outrora?
Mas
outro erro de Moisés foi o de dizer ao povo judeu: "Extrairemos, nós,
portanto, água desta rocha para saciá-los?". Suas palavras poderiam
induzir-nos a acreditar que fora Moisés e não Deus quem realizaria o
milagre de tirar água de uma simples pedra. Qualquer um, especialmente
um líder espiritual que leva as glórias por um feito sobrenatural está
usurpando o lugar de Deus. Quando um líder desenvolver seu próprio ego,
ele terá fracassado em sua missão. Percebemos nas palavras de Deus a
Moisés: "Por não teres acreditado em Mim"…, que seria uma indicação de
que Moisés falhara não em uma questão de atitude a de golpear a rocha ou
se dirigir a seu povo com impaciência, mas em uma questão de fé. Mas,
obviamente, esta explicação passível de ser contestada, pois, como
atesta a própria bíblia, homem algum jamais se aproximou do grau de
humildade pessoal e de entendimento sobre Deus, alcançado por Moisés.
Mas Moisés errou em se dirigir ao povo com a frase aquela frase.
QUARTO - UMA EXPLICAÇÃO SOBRENATURAL
Quarenta
anos antes do incidente das Águas da discórdia, ocorreu um evento que
marcou, para sempre, a história do povo de Deus. Doze homens - os
líderes de cada uma das Tribos de Israel - são enviados em uma missão de
espionagem à Terra Santa. Ao voltarem, dez dos doze "espias", relatam
ao povo judeu que a Terra, de fato, era grandiosa, mas que não teriam
condições de conquistá-la, já que não tinham chance alguma frente aos
gigantes que lá habitavam. E, muito embora Deus lhes houvesse prometido
que conquistariam a terra, ao ouvir o relato dos espiões, os judeus caem
em prantos, desesperados.
Desapontado
com a falta de fé de Seu Povo, Deus decreta que a geração que saíra do
Egito, em sua totalidade, a dizer, os homens com mais de 20 anos
morreriam no deserto. As únicas exceções seriam os dois espiões que não
haviam sustentado o relato dos demais dez, e estes eram Yehoshua, filho
de Nun, Josué e Caleb, filho de Yefuneh, Calebe.
Mas,
por que razão teria Deus assim agido, especialmente em se tratando de
seu servo mais fiel? Se Moshé era inocente do pecado de sua geração, por
que teria sido forçado a partilhar de sua sorte, a de perecer no
deserto?
Há
uma outra explicação, esta um tanto mística, para o fato de Moshé não
ter entrado na Terra de Israel. Dizem os sábios Judeus que tudo o que o
profeta Moisés conseguiu, conquistou e construiu, era eterno. As
inúmeras leis que nos transmitiu são eternas e jamais serão abandonadas
pelo povo de Deus. O Mishkan, Tabernáculo Santo que ele ergueu em pleno
deserto, nunca foi destruído, como o foram o Primeiro e o Segundo
Templos. A tradição ensina que o Tabernáculo foi misteriosamente
escondido, onde até hoje permanece intacto. E preservadas, também o
foram, as duas primeiras tábuas de safira, contendo os Dez Mandamentos,
que Moisés se viu forçado a quebrar, e que foram abrigadas no Aron
Hacodesh, a Arca Sagrada, que ainda segundo a tradição judaica, está
oculta em algum ponto, sob o Monte do Templo, em Jerusalém.
Alguns
acreditam ser esta a razão para o veto à entrada de Moisés na Terra de
Israel. Se ele tivesse sido o construtor do Templo Sagrado, este jamais
teria sido destruído. Tivesse ele liderado nosso povo Judeu já na terra
Santa, de lá jamais teríamos sido exilados. E, sendo assim, não tivesse
ele morrido no deserto, o povo judeu jamais se teria dispersado pelos
quatro cantos da Terra.
Assim
podemos perceber que ainda paira algumas indagações que permeiam nossas
mentes mortais, mas que com toda certeza nos levam a busca de uma
mensagem profética e sobrenatural para os dias de hoje. Talvez não
saibamos ao certo o porque de Moisés não ter entrado na terra prometida
na liderança do povo de Israel, mas com certeza Deus o sabe e um dia nos
irá revelar, se não neste mundo, será no mundo vindouro.
A MENSAGEM
Depois dessas conclusões gostaria de expor o que Deus me falou ao coração.
Não
há dúvidas da intimidade intima entre Deus e Moisés, não há dúvidas que
ambos se amavam de forma mística e sobrenatural, não há dúvidas de que
Deus cultivava por seu servo Moisés um imenso desejo de lhe prover tudo o
que seu coração desejava. Como Josué e Calebe, Moisés também tinha como
seu grande sonho, o de conhecer a Terra que emanava leite e mel, e
sendo ele um amigo de Deus, o qual o próprio Deus falava boca a boca,
penso que O Eterno Deus tinha coisa melhor para seu fiel servo, algo que
mente alguma poderia imaginar.
O
maior pedido de Moisés a Deus foi o de ver sua face. O que lhe foi
negado, podendo somente ver Deus pelas costas, mas isso nunca saiu do
coração de Deus. O outro era o de ver a Canaã prometida. Ele não viu a
face de Deus e nem a Canaã prometida, isso é o que muitos pensam, mas
estamos enganados.
A
Bíblia diz que um dia para Deus pode ser como mil anos, e mil anos
podem ser como um dia (Sl-90:04, II Pe-03:08). Então partindo deste
princípio vejamos.
Dois
mil anos depois, ou dois dias, um homem chamado, Jesus estava com seus
discípulos e ele chama Pedro, Tiago e João, para subirem em um lugar
chamado O Monte Tabor, e lá algo sobrenatural acontece que deixa os três
discípulos estarrecidos. O rosto de Jesus se torna como o sol, e suas
vestes se fazem brancas, e eis que lhe aparecem dois merecedores de ver a
face de Deus, e quem eram eles, Moisés e Elias.
Isso
me mostra que Deus realmente realizou o sonho número um de Moisés, pois
agora ele pode olhar o rosto de Deus através do filtro, que é Jesus,
então Moisés vê a face de Deus, e creio eu que em uma conversa não
revelada, Deus, através da boca de seu filho, diz para Moisés: Moisés!
Esta é a terra prometida, que emana leite e mel, e este que está em sua
frente é o verdadeiro leite e o verdadeiro mel.
Deus realizou o segundo sonho de Moisés.
Ø CONCLUSÃO
Nunca
devemos desistir de nossos sonhos, mas sem nos esquecermos que sonhos
que não estão na presença de Deus, e homens que não servem fielmente a
Deus, acabam por isentar Deus de qualquer compromisso de realizar os
seus sonhos.
Para
aqueles que servem fielmente a Deus, quero lhes dizer que Deus não
dever nada a ninguém, muito menos àqueles a quem ama. Por isso continue
fiel na presença de Deus, que seus sonhos e projetos irão se realizar no
tempo de Deus.
Muitas
vezes Deus nos tira algo, ou nos impede de fazermos algo, assim como
foi com seu servo Moisés. Parece que Deus foi injusto com Moshê, mas
não. Ele apenas estava fechando uma porta, para abrir uma porteira. Por
isso quero que guarde este versículo.
Apocalipse - 3:8)
“Eu
sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém
a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não
negaste o meu nome.”
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