quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CIENTISTAS ENCONTRAM DOIS PLANETAS COM O MESMO TAMANHO DA TERRA

Os planetas Kepler-20e e Kepler-20f têm tamanho semelhante ao da Terra Foto: Divulgação/Nasa
Os planetas Kepler-20e e Kepler-20f têm tamanho semelhante ao da Terra Divulgação/Nasa
RIO - Cientistas descobriram dois planetas do tamanho da Terra orbitando uma estrela fora do sistema solar, um sinal encorajador de que pode haver vida em outros lugares. De acordo com Francois Fressin, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, isto comprovaria não apenas a existência de planetas deste tipo, mas ates taria que eles podem ser detectados.
Simulação da Nasa mostra ambos os planetas (vídeo)
Chamados de Kepler-20e e Kepler-20f, são os menores encontrados até agora que orbitam uma estrela semelhante ao nosso Sol.
Para os cientistas, planetas do tamanho da Terra podem abrigar vida, disse Fressin, que relata as novas descobertas em um artigo publicado nesta terça-feira pela “Nature”.
O diâmetro de um dos planetas é apenas 3% maior do que o da Terra, enquanto o do outro é um pouco menor (cerca de nove décimos do diâmetro da Terra). Eles parecem ser rochosos, como o nosso planeta.
Porém, ambos são quentes demais para a vida na forma como conhecemos. Suas temperaturas foram calculadas, respectivamente, em cerca de 815 graus e 426 graus.
Desde 2009, o telescópio Kepler, da Nasa, encontrou evidências de dezenas de possíveis planetas do tamanho da Terra. No início de dezembro, os cientistas disseram ter encontrado um planeta com temperatura mais amigável à vida, com cerca de 22 graus. Mas ele era grande demais para sugerir a vida em sua superfície: tem 2,4 vezes o tamanho da Terra.

A descoberta é um sinal de que pode haver vida extra terrestre. fonte: o globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário