Movimento político-militar que acaba com o Brasil imperial e instaura no país uma República federativa. A Proclamação da República é feita pelo marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro.
O último abalo da monarquia é o fim da escravidão, em 13 de maio de 1888. O império perde o apoio de escravocratas, que aderem à República. Liderados pelos republicanos “históricos”, civis e militares, conspiram contra o império. Comandante de prestígio, o Marechal Deodoro da Fonseca é convidado para comandar o golpe.
A 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, à frente de suas tropas, o militar proclama a República. O antigo regime não resiste, mas também não há euforia popular. Dom Pedro II e a família real embarcam para Portugal dois dias depois. Deodoro da Fonseca assume a chefia do novo Governo Provisório.
COM REPÚBLICA OU NÃO CONTINUAMOS OS MESMOS ESCRAVOS, SÓ QUE UM POUCO MAIS MODERNO PORQUE FOI RETIRADO DE SENA O CHICOTE. ATUALMENTE A SURRA É PSICOLÓGICA O QUE É PIOR; TODO MUNDO CORDEIRINHO SEM SENTIR UMA DOR. jomar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário