segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CIÊNCIA

Organismo unicelular gigante é achado no mar

• Segunda-feira, 21 de novembro de 2011 - 08h49







São Paulo- Pesquisadores que voltaram de uma expedição a Mariana Trench, no oeste do Pacífico, a parte mais profunda dos oceanos do planeta, afirmam que o local abriga organismos unicelulares de mais de 10cm de comprimento.
Cientistas do Instituto de Oceanografia Scripps, da Universidade da Califórnia, em San Diego, mergulharam câmeras subaquáticas de alta definição, colocadas em bolhas feitas de vidro grosso para suportar a pressão extrema, a fim de captar vídeos dessas criaturas a uma profundidade de 10 mil metros.

Leia também

///

tags

///
Esses organismos, conhecidos como xenofióforos, são as maiores células individuais que conhecemos no mar profundo, segundo Lisa Levin, oceanógrafa do Scripps que flagrou as criaturas no vídeo.
Os xenofióforos muitas vezes atuam como "habitat de estrelas do mar, crustáceos, minhocas e amêijoas", ela disse. "Eles agem como pequenos edifícios residenciais".
Isso significa que, com mais pesquisas, os cientistas poderão ser capazes de identificar mais organismos que vivem nas grandes profundezas, de acordo com ela.
Entender o leito oceânico também pode ajudar os cientistas a compreender outras partes do sistema solar.
"A NASA acredita que pode haver uma analogia entre o que encontramos no fundo dos oceanos e o que, potencialmente, poderia ser encontrado na lua de Júpiter chamada Europa", afirmou, numa entrevista gravada, Kevin Hardy, engenheiro cientista do Scripps que participou da expedição.
O grupo foi parcialmente financiado pela NASA. A pesquisa ainda não foi publicada em periódico cientific

Nenhum comentário:

Postar um comentário