sexta-feira, 4 de setembro de 2015

FALTA DE SONO DEIXA TUDO PIOR.

Falta de sono deixa tudo pior. Inclusive o sistema imunológico. É uma coisa que todo mundo desconfiava, mas que agora tem prova científica. Um estudo da Universidade da Califórnia, Los Angeles, confinou 164 voluntários saudáveis num hotel, por cinco dias, com janelas fechadas. 124 desses receberam o rinovírus, responsável pelo resfriado comum, através de gotas pelo nariz.
Nesse período, eles tiveram seu sono monitorado. Os voluntários anotavam os horários em que iam dormir e que acordavam. Mas os cientistas não confiaram só na palavra deles: também receberam um dispositivo no pulso, que indicava quando estavam se movendo, um sinal que estavam acordados. Esse tempo foi descontado da planilha.

Dormir previne gripeReprodução/Prather et. al

O resultado foi dramático. Aqueles que dormiam cinco ou menos horas por dia tinham mais que o dobro de chance de desenvolverem os sintomas da doença que os que dormiam sete ou mais. 42,5% dos insones ficaram doentes, contra 17,2% de quem dormia bem. "O sono frequentemente é subestimado em comparação com outros fatores de saúde como nutrição e exercício", afirma Aric Prather, líder do estudo. "Acredito que isto provém evidências claras para aquelas pessoas que dormem menos que 5 ou 6 horas ? há um claro custo biológico."

Nenhum comentário:

Postar um comentário