quarta-feira, 4 de março de 2015

NO CORPO DE QUEM VOCÊ GOSTARIA DE COSTURAR A CABEÇA ?

Cientista anuncia “transplante de cabeça” para 2017

3 de março de 2015
withouthead
Será possível transplantar a cabeça de uma pessoa para o corpo de outra? O debate voltou à tona depois da publicação, na quarta-feira (25), de um polêmico artigo na revista científica NewScientist. No texto, o cirurgião italiano Sergio Canavero argumenta que a operação de “mudança de corpo” poderia ser possível já em 2017.
De acordo com Canavero, o procedimento pode ajudar pacientes que sofram com doenças musculares degenerativas ou mesmo portadores de câncer em casos extremos. Junto com uma equipe, o cirurgião acredita que já é o momento de passar os experimentos para humanos e garante possuir voluntários dispostos a participar das pesquisas.
Resfriamento anterior e, depois, coma induzido de quatro semanas
O artigo apresenta uma explicação do procedimento que seria realizado. A técnica passa pelo resfriamento tanto do corpo doador, quanto do crânico do receptor para preservar as células em condições de baixo oxigênio. Durante a operação, seria necessário fazer todas as conexões com de veias e artérias com o suporte de tubos minúsculos específicos.
Para unir as medulas, Canavero sugere o uso de um tipo específico de polietilenoglicol, que deverá ser usado em seguidas aplicações ao longo de algumas horas.
Mesmo após o fim do complexo processo cirúrgico, o paciente precisaria ser mantido em coma induzido por três ou quatro semanas. Isso para evitar a movimentação desnecessária e ajudar na recuperação. E, depois dessa longa jornada, a estimativa do pesquisador é que ainda seria necessário pelo menos um ano de fisioterapia para os movimentos fossem reaprendidos pelo paciente.
É “certo” fazer isso?
A divulgação da proposta do cirurgião italiano resgatou o debate sobre a validade do procedimento. No próprio artigo da revista científica, outros especialistas foram convidados a comentar o tema, alguns levantam argumentos de que, mesmo que funcionasse, o procedimento rapidamente seria usado para fins estéticos. Outros são céticos quanto as reais possibilidades de a técnica funcionar ou então em relação ao curtíssimo prazo de dois anos citado por Canavero.
E você? O que acha dessa ideia? SUPERINTERESSANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário