segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

APLICATIVOS DE CELULAR CONSEGUE DETECTAR TERREMOTOS

Aplicativo de celular consegue detectar terremotos

  


Publicidade
MyShakePode ser que agora, sem que você perceba, um leve tremor de terra esteja rolando logo abaixo dos seus pés. Se você estiver no Brasil, as chances são raras: enquanto o mundo registra mais de um milhão de terremotos por ano, em terras brasileiras esses eventos só acontecem entre 15 e 20 vezes. E a maioria deles é tão fraco que passa sem ser notado. 
Mas agora seu celular pode revelar tudo o que acontece sob seus pés ? até o mais leve dos tremores. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, desenvolveram um aplicativo gratuito que usa o acelerômetro do celular (o dispositivo que faz a tela rodar quando você vira o telefone) e o GPS para medir os tremores em um determinado local. É o MyShake.
LEIA: Os 7 maiores terremotos que já ocorreram no Brasil
A ideia dos pesquisadores é espalhar o aplicativo pelo mundo todo. Quanto mais gente acionar o programa, mais dados sobre abalos sísmicos ficarão disponíveis (a análise feita no celular de cada usuário fica armazenada em um servidor).  Quando uns 300 telefones detectarem um tremor, os dados serão reunidos e analisados em um computador. E aí o aplicativo pode servir como um sistema de alerta a quem estiver perto da região do terremoto.  
O programa pode ser baixado no Google Play Store por qualquer smartphone com sistema Android ? não há ainda uma versão para iPhone. E pode ficar ligado o tempo inteiro, no pano de fundo do seu celular.  Assim, a qualquer tremor de terra, você receberá um alerta. SUPERINTERESSANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário