Como as fotos abaixo mostram, todo o esforço possível é necessário para mudar a situação atual. Isso significa repensar a economia baseada em embalagens, melhorar a eliminação de resquícios, mudar a nossa relação com o mundo natural e garantir que as pessoas estejam conscientes do que acontece a cada item que consomem e descartam.
Haiti
EUA
A cidade de Los Angeles é forçada a gastar mais de 36 milhões de dólares (cerca de R$ 109 mi, no câmbio atual) a cada ano para tentar manter seus resíduos fora da água.
Pacífico Norte
Despejo de resíduos no oceano é uma grande preocupação. Aves, como este albatroz do Pacífico Norte, podem acabar comendo esse lixo marinho.
China
Cerca de 70% do lixo eletrônico do mundo acaba na China, incluindo alguns dos 5 milhões de televisores descartados a cada ano.
Israel
Dudaim, um dos maiores depósitos de lixo em Israel, também é descrito como um dos mais avançados do país.
Espanha
Montanhas de pneus marcam a paisagem rural espanhola perto de Madrid, pelo menos desde 2003. Agora, o governo do país espera limpar o local nos próximos anos.
Filipinas
Nas Filipinas, este rio atravessa o centro de Manila e outras cidades com pouca ou nenhuma gestão de resíduos.
Argentina
Índia
Cerca de 70% da população de Délhi bebe água tratada do rio Yamuna, enquanto 2,4 milhões de litros de esgoto não tratados fluem nele todos os dias.
Brasil
O rio Cachoeira em Itabuna, Bahia, já foi cartão postal do estado e agora é chamado de “esgoto a céu aberto”. Apesar disso, não é o mais poluído do Brasil. Esse título vai para o rio Tietê, que banha 62 municípios, sendo que menos da metade dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado. Além disso, grande parte de seu lixo é devido a receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital paulista. BOLG: TERRA MIPIBU: Opinião própria desse blog é que para onde estamos indo não tem volta, sinto isso no planeta terra há muito tempo, estamos matando tudo e a todos que existem em nossa casa chamada terra e não estamos nos dando conta de que para vivermos bem e com saude áquilo que estamos dando fim em nosso meio ambiente é o que dará sustentação aos nossos netos e bisnetos mas parece que não estamos dando conta disso. parece-me que a preocupação mesmo é somente pelo o danado do dinheiro o posição social no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário