sábado, 30 de maio de 2015

SAIBA COMO OS CIENTISTAS PRETENDEM RETARDAR O ENVELHECIMENTO.

pesquisa reversao envelhecimento
Há muito tempo cientistas tentam descobrir se o envelhecimento pode ser adiado ou mesmo revertido. Agora, mais um passo foi dado nessa direção.
O professor Jun-Ichi Hayashi, da Universidade de Tsukuba, no Japão, mostrou que é possível reverter o envelhecimento pelo menos em uma linha de células humanas. A regulação de dois genes envolvidos com a produção de glicina foi em parte responsável por algumas das características desse envelhecimento.

Velha teoria em cheque

Hayashi e sua equipe fizeram esta descoberta no processo de abordar questões controversas em torno de uma teoria popular do envelhecimento.
A teoria mitocondrial do envelhecimento propõe que os defeitos mitocondriais associados com a idade são controlados pela acumulação de mutações no DNA mitocondrial. A acumulação destas mutações é ligada a um tempo de vida reduzido e início precoce de características relacionadas com o envelhecimento, tais como o peso e a perda de cabelo, curvatura da coluna vertebral e osteoporose.
No entanto, os japoneses têm realizado pesquisas que os levaram a propor que os defeitos mitocondriais associados à idade não são controlados pelo acúmulo de mutações, e sim por outra forma de regulação genética.

Análise mitocondrial

Os cientistas analisaram a função das mitocôndrias em linhas de células de fibroblastos humanos derivadas de jovens (com idade variando de um feto a 12 anos de idade) e idosos (com idade variando de 80 a 97 anos de idade).
Em seguida, compararam a respiração mitocondrial e a quantidade de danos no DNA nas mitocôndrias dos dois grupos, esperando que a respiração fosse reduzida e os danos do DNA maiores nas células do grupo idoso.
Enquanto os idosos tinham mesmo respiração reduzida, não houve diferença na quantidade de danos no DNA entre os grupos. Isso levou os pesquisadores a sugerir que a regulação epigenética é que poderia ser responsável pelos efeitos associados à idade observados na mitocôndria.

Regulação epigenética

Regulação epigenética são alterações, como a adição de estruturas químicas ou proteínas, que alteram a estrutura física do DNA, resultando na ativação ou desligamento de genes. Ao contrário das mutações, estas mudanças não afetam a própria sequência de DNA.
Para testar sua teoria de que a regulação epigenética é que estava envolvida com o envelhecimento das células, os cientistas reprogramaram linhas celulares derivadas de fibroblastos humanos de jovens e idosos a um estado semelhante a célula estaminal embrionária.
Essas células então se tornaram fibroblastos novamente, e sua função respiratória mitocondrial foi examinada. Incrivelmente, os defeitos associados à idade tinham sido revertidos – todos os fibroblastos tinham taxas de respiração comparáveis aos da linha celular de fibroblastos fetais, independentemente do fato de serem derivados de jovens ou idosos.
Isto indica que o processo de envelhecimento na mitocôndria é controlado por regulação epigenética, não por mutações.

Brincando com os genes certos

O próximo passo foi definir que genes podem ser controlados epigeneticamente, resultando em defeitos mitocondriais associados à idade. Dois genes que regulam a produção de glicina nas mitocôndrias, CGAT e SHMT2, foram encontrados.
Ao alterar a regulação destes genes, os pesquisadores repararam a função mitocondrial nas linhas de células de fibroblastos – por exemplo, em 10 dias, conseguiram restaurar a função respiratória das mitocôndrias do participante de 97 anos de idade.

No futuro

Agora que eles sabem que a regulação epigenética controla defeitos de respiração associados à idade em linhas de células de fibroblastos humanos, os pesquisadores querem descobrir se a regulação epigenética também pode controlar o envelhecimento nos seres humanos.
Em caso positivo, novas terapias como suplementos de glicina podem dar a população mais velha um novo sopro de vida. [ScienceDaily]

sexta-feira, 29 de maio de 2015

VERGONHA NO FUTEBOL MUNDIAL, CARTÃO VERMELHO.

Protesto marca início de eleição de novo presidente da Fifa

protesto_fifa
Duas manifestantes palestinas interromperam hoje (29) por alguns instantes o 65º Congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que deverá escolher nesta sexta-feira um novo presidente para a entidade e votar a possibilidade de expulsar Israel da organização. A escolha de um novo mandatário ocorre em meio a denúncias de corrupção e prisões de sete dirigentes a pedido da Justiça dos Estados Unidos.
Em relação à mudança de comando da federação, o suíço Joseph Blatter disputa o quinto mandato consecutivo, com o príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein. Cada uma das 209 federações-membro da Fifa tem direito a um voto, que é secreto. O presidente da entidade terá mandato de quatro anos, com direito a reeleição ilimitada. A eleição ocorre sob críticas de dirigentes de federações internacionais de futebol.
O presidente da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), Michel Platini, pediu ontem (27) a demissão de Blatter. Ele disse que “a maioria das associações” vinculadas à Uefa vai votar no candidato adversário, Ali bin Al Hussein. Já a Confederação Asiática de Futebol reiterou seu apoio ao atual presidente da Fifa.
Blog terra mipibu: Mal empregado um grupo de homens dirigentes de uma entidade como o futebol mundial que deveria dar exemplo de organização e respeito pelo povo, estão aí mergulhado em um mar de lama. Agora é cada um  imenso bigodão que vala- me Deus mas não serve de nada, sem moral, descarados completamente pela roubalheira terrível, isso é uma falta de esculhambação.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

A CORTINA SUJA DO FUTEBOL CAIU.

Eles
Eles

Segundo a Justiça dos EUA, José Maria Marin recebeu propinas de 2 milhões de reais por ano de parceiros comerciais para a realização da Copa no Brasil quando presidente da CBF. Tentou ainda transferir para suas contas o dinheiro que era antes destinado a Ricardo Teixeira.
Na manhã de quarta, Marin era um dos detidos em Zurique, com outros seis cartolas da Fifa, a mando do FBI. O atual chefão da entidade, Marco Polo del Nero, tratou de atirar a bola no colo de outros. “Isso é algo antigo “, disse, corajoso. O secretário geral Walter Feldman, ex-coordenador de campanha de Marina Silva, conseguiu afirmar que as denúncias são “casos do passado” e que Marin tem hoje “papel decorativo”.
Compreensivelmente, em se tratando de gente desse tipo, os amigos de Marin sumiram todos, a empresa onde ele trabalhava tornou-se correta em dois meses e um pessoal quer que você acredite que ele operava sozinho diretamente de sua penteadeira nos Jardins.
Um companheiro fiel, particularmente, desapareceu e não dá pinta que de vai oferecer uma palavra de solidariedade: Aécio Neves. A relação de ambos é próxima, antiga e cheia de passagens edificantes.
Em 2013, Marin inaugurou uma placa em homenagem a Aécio no Mineirão do dia de um amistoso entre Brasil e Chile. Lembrou que o tucano foi dos primeiros a parabenizá-lo quando ele assumiu o cargo. Deu-lhe uma réplica de uma camisa da seleção de 58 e participou de um jantar em torno do senador.
Foi uma cortesia em retribuição a serviços prestados. Juntamente com o colega Zezé Perrella, o dono do Helicoca, ex-presidente do Cruzeiro, Aécio ajudou a enterrar a CPI da CBF, que visava investigar abusos de poder econômico na eleição de dirigentes, transferências irregulares de recursos, desvios de verbas, entre outras mumunhas.
Perrella e Aécio convenceram nove senadores a retirar suas assinaturas do pedido de abertura da comissão parlamentar de inquérito, inviabilizando-a (entre eles, Cássio Cunha Lima, paladino da moral e dos bons costumes). Na época, Perrella falou no plenário que “não achava motivo que fundamente uma CPI”.
Na campanha presidencial, Marin declarou voto no mineiro. Após a Copa, a ligação não esfriou. De acordo com um comunicado da CBF, Aécio ligou duas vezes para Marin na ocasião de um jogo com o time de Messi: “Antes da partida, Aécio Neves desejou boa sorte para a seleção brasileira que iria enfrentar a Argentina. Terminado o jogo, Aécio voltou a telefonar, dessa vez para parabenizar o presidente da CBF, jogadores e integrantes da comissão técnica pela bela vitória sobre a Argentina e pelo tricampeonato do Superclássico das Américas”.
A confederação ainda conta com um antigo aliado de Aécio, o lobista João Doria Jr, pessedebista de coração, empossado chefe da delegação. Galvão Bueno estranhou o fato de Doria não ter nada a ver com o esporte, como se esta fosse a especialidade da casa.
Os telefonemas devem estar fazendo falta a José Maria Marin, que pode pegar até 20 anos de cana. Numa das manifestações pelo impeachment, aquela em que chegou mais perto da rua, Aécio se deixou fotografar na janela do apartamento no Leblon com a camiseta da CBF, orgulhoso.
A mesma camiseta que milhares de coxinhas vestem para bater suas panelas e gritar pelo fim da corrupção, num tributo enviesado a brasileiros do bem como Marin, Teixeira, Del Nero e tantos outros que estão, neste momento, em pânico.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

CUIDADO COM OS ANTIBIÓTICOS.

crise antibioticos
De acordo com o economista Jim O’Neill, ex-presidente da Goldman Sachs Asset Management, antibióticos não funcionais poderiam custar à economia global 100 trilhões de dólares (cerca de 303 trilhões de reais, no câmbio atual) ao longo dos próximos 35 anos, bem como causar 10 milhões de mortes por ano no mesmo período.
O’Neill pesquisa maneiras de reverter a crescente onda de micróbios resistentes a medicamentos no Reino Unido. Nos últimos anos, a indústria farmacêutica tem se afastado de medicamentos antibióticos devido a preocupações com potenciais retornos sobre os grandes investimentos necessários.
O’Neill disse que 10 milhões de pessoas poderiam morrer até 2050 se não houver novos antibióticos sendo produzidos. “Se o mundo não conseguir encontrar novas drogas e continuarmos nos comportando da mesma forma que fazemos hoje, em 2050 – que é o número que eu deliberadamente escolhi porque é famoso nos contextos do MINT e do BRIC – vai haver pelo menos 10 milhões de pessoas em todo o mundo morrendo todos os anos por resistência microbiana aos antibióticos”, afirma. O’Neill é famoso como economista por ter inventado o termo econômico BRIC, bloco do qual fazem parte Brasil, Rússia, Índia e China, e MINT, que se refere ao México, Indonésia, Nigéria e Turquia.

100.000.000.000.000

Essa montanha de zeros ali em cima são os 100 trilhões de dólares que o mundo deve perder até 2050 caso o quadro atual não mude. Sendo assim, o custo de não fazer algo para mudar a situação é enorme. “Para fazer esse problema desaparecer, precisamos mudar todo o nosso comportamento, precisamos ter um melhor diagnóstico e precisamos de mais medicamentos”, insiste o especialista.
“Criar um mercado final comercial mais estável para os antibióticos deve, ao longo do tempo, incentivar o investimento nas fases anteriores do processo. Mas achamos que devemos também dar início a um novo ciclo de inovação em antibióticos, obtendo mais dinheiro no estágio inicial da pesquisa”, diz o comunicado da Comissão de Revisão Antimicrobiana, liderada por O ‘Neill. “Um fundo global de inovação da resistência antimicrobiana de cerca de US$ 2 bilhões ao longo de cinco anos iria ajudar a aumentar o financiamento para ‘pesquisas sem um objetivo claro’ sobre medicamentos e diagnósticos, além de ajudar boas ideias a saírem do papel”.
O’Neill afirmou que é possível que os contribuintes tenham de pagar a conta do fundo. “Eu diria que, em média, distribuído entre 7,2 bilhões de pessoas, não é muito em comparação a um milhão de pessoas morrendo por ano na China ou na Índia em 2050″. Ele quer levantar a questão do financiamento para o G20, porque esta é uma questão de grande importância para todos os países. Mas, segundo ele, a própria indústria farmacêutica pode ser persuadida a contribuir.
Isso porque, se milhões começarem a morrer em todo o mundo por falta de antibióticos eficazes – o que prejudicará não somente o tratamento de doenças infecciosas, como também pode tornar as cirurgias altamente perigosas -, a indústria farmacêutica pode acabar com o mesmo tipo de danos à reputação que o setor financeiro, argumenta O’Neill. “Se os líderes das maiores empresas financeiras tivessem pensado um pouco mais amplamente, eles poderiam não estar sentindo um impacto tão grande quanto o que sentem hoje”, disse ele.
De acordo com a avaliação feita pela comissão, um pacote abrangente de intervenções poderia custar no mínimo US$ 16 bilhões, e não mais do que US$ 37 bilhões ao longo de 10 anos (cerca de R$ 112 bilhões).
A resistência aos antibióticos tem sido descrita pela Organização Mundial da Saúde como o maior desafio em doenças infecciosas, como malária e HIV/AIDS, hoje, ameaçando países ricos e pobres. [BBCAnadolu Agency,The Guardian]

quarta-feira, 20 de maio de 2015

PROFESSORES APOSENTADOS DO ESTADO, FIQUEM EM ALERTA !

Governo do estado abre rombo no fundo de pensão da previdência do RN



Em apenas cinco meses à frente do governo, a gestão Robinson Faria já abriu um rombo de meio bilhão de reais na previdência estadual.
Agora, o governo do estado tem até dezembro de 2018 para repor o montante retirado do fundo de pensão.
Ao todo foram retirados:
234 milhões em Dezembro
90 milhões em Janeiro
43 milhões em  Fevereiro
65 milhões em Março
83 milhões em Abril
Os saques, que foram efetuados a partir  do aval da Assembleia Legislativa, colocam em risco as pensões e aposentadorias presentes e futuras dos servidores estaduais.
Em entrevista veiculada no Extra Classe TV no último dia 26 de abril, a Coordenadora Geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, já denunciava a ameaça que os saques representam. Para o Sindicato, é necessária além da interrupção dos saques a devolução imediata do dinheiro retirado.
O SINTE também não admite a possibilidade de privatização da previdência a partir da criação de um regime de sistema complementar.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

MEU DEUS, PARA ONDE ESTAMOS CAMINHADO ???

Como as fotos abaixo mostram, todo o esforço possível é necessário para mudar a situação atual. Isso significa repensar a economia baseada em embalagens, melhorar a eliminação de resquícios, mudar a nossa relação com o mundo natural e garantir que as pessoas estejam conscientes do que acontece a cada item que consomem e descartam.

Haiti

lixo meio ambiente 1
Cinco mil toneladas de resíduos são geradas em Port-au-Prince, no Haiti, todos os dias.

EUA

lixo meio ambiente 2
A cidade de Los Angeles é forçada a gastar mais de 36 milhões de dólares (cerca de R$ 109 mi, no câmbio atual) a cada ano para tentar manter seus resíduos fora da água.

Pacífico Norte

lixo meio ambiente 3
Despejo de resíduos no oceano é uma grande preocupação. Aves, como este albatroz do Pacífico Norte, podem acabar comendo esse lixo marinho.

China

lixo meio ambiente 4
Cerca de 70% do lixo eletrônico do mundo acaba na China, incluindo alguns dos 5 milhões de televisores descartados a cada ano.

Israel

lixo meio ambiente 5
Dudaim, um dos maiores depósitos de lixo em Israel, também é descrito como um dos mais avançados do país.

Espanha

lixo meio ambiente 6
Montanhas de pneus marcam a paisagem rural espanhola perto de Madrid, pelo menos desde 2003. Agora, o governo do país espera limpar o local nos próximos anos.

Filipinas

lixo meio ambiente 7
Nas Filipinas, este rio atravessa o centro de Manila e outras cidades com pouca ou nenhuma gestão de resíduos.

Argentina

lixo meio ambiente 8
O rio Matanza-Riachuelo, nos arredores de Buenos Aires, é um dos lugares mais poluídos da Terra.

Índia

lixo meio ambiente 9
Cerca de 70% da população de Délhi bebe água tratada do rio Yamuna, enquanto 2,4 milhões de litros de esgoto não tratados fluem nele todos os dias.

Brasil

lixo meio ambiente 10
O rio Cachoeira em Itabuna, Bahia, já foi cartão postal do estado e agora é chamado de “esgoto a céu aberto”. Apesar disso, não é o mais poluído do Brasil. Esse título vai para o rio Tietê, que banha 62 municípios, sendo que menos da metade dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado. Além disso, grande parte de seu lixo é devido a receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital paulista.
 BOLG: TERRA MIPIBU: Opinião própria desse blog é que para onde estamos indo não tem volta, sinto isso no planeta terra há muito tempo, estamos matando tudo e a todos que existem em nossa casa chamada terra e não estamos nos dando conta de que para vivermos bem e com saude áquilo que estamos dando fim em nosso meio ambiente é o que dará sustentação aos nossos netos e bisnetos mas parece que não estamos dando conta disso. parece-me que a preocupação mesmo é somente pelo o danado do dinheiro o posição social no mundo.

domingo, 10 de maio de 2015

CÉREBO DE ASTRONAUTAS PODE TER PROBLEMAS EM VIAGEM Á MARTE

Viagem para Marte poderia fritar o cérebro dos astronautas

4 de maio de 2015
Por Fabio Marton
marte-marte
Dano cerebral provocado pela simulação de uma viagem a Marte [V. PARIHAR ET AL/SCIENCE ADVANCES 2015]

Más notícias para quem tem esperança de apertar a mão robótica do Curiosity num futuro próximo. Um experimento da Universidade da Califórnia testou em ratos de laboratório como a exposição à radiação espacial de longo termo – como nos dois ou três anos necessários  para chegar a Marte – poderia afetar o cérebro. O resultado, mostrado na imagem acima, foi um dano massivo aos dendritos – os prolongamentos dos neurônios, que atuam como receptores para os impulsos saídos de outros neurônios.
Na prática, isso quer dizer que, se o problema não for contornado, as missões podem ser impossíveis. “Decréscimos de performance, déficits de memória, perda de alerta e foco durante o voo espacial podem afetar atividades críticas para a missão, e a exposição a essas partículas podem ter consequências adversas à cognição de longo termo”, diz o Charles Limoli, que conduziu o estudo.
O problema não afeta os astronautas atuais porque o campo magnético da Terra protege da radiação espacial. Se estendendo até, em sua parte mais próxima, 64 mil quilômetros acima da superfície, o campo magnético é bem maior que a baixa órbita terrestre, entre 160 e 2 mil quilômetros, onde ocorre a maioria das missões. Quem foi além, como as missões lunares do Programa Apollo, não ficou lá em cima tempo suficiente para sofrer as consequências.
Limoli está trabalhando com a Nasa tentando achar uma solução para o problema. A nave poderia contar com escudos antirradiação, mas seria logisticamente impossível proteger ela inteira, por isso esses só seriam instalados em dormitórios ou outras áreas de descanso. Mesmo assim, parte da radiação iria passar. “Não tem realmente como escapar”, diz o cientista. A aposta está no desenvolvimento de drogas que possam contrabalançar o dano, ao menos o suficiente para preservar a função cognitiva dos astronautas durante a viagem.
Parece ruim? A dificuldade em se levar combustível para a ida e a volta já levou muita gente – inclusive o famoso (e irrealista) projeto Mars One – a dizer que as primeiras missões tripuladas para Marte serão com passagem só de ida   SUPERINTERESSANTE

MÃE, É TUDO!

NÃO EXISTE PALAVRA MAIS SIGNIFICATIVA PARA (MÃE) DO QUE CHAMA-LA DE "TUDO"; É A ÚNICA CAPAZ DE ENTRAR DENTRO DO FOGO JUNTO COM SUA PROLE SEJA ELA DE QUAL IDADE FOR. PORTANTO APROVEITEM AMIGOS OU AMIGAS ESTE DIA PARA DAR O MAIS CALOROSO ABRAÇO EM SUA VELHA; ALIÁS NÃO SOMENTE NESTE DIA, MAS ABRAÇAR SEMPRE QUE PODER. UM FORTE ABRAÇO A TODAS AS MÃES DO MUNDO ESTE É MEU DESEJO.


APESAR DE NÃO TER A MINHA, A QUE ME ADOTOU E NEM TÃO POUCO A QUE É VERDADEIRAMENTE BIOLÓGICA, MAS A VIDA É ASSIM, ABRAÇAREI TODAS EM ESPÍRITO. EM ESPECIAL AQUELAS MÃES QUE GOSTAM DE LER ESTE BLOG PARA TODAS VOCÊS FELIZ DIA DAS MÃES.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

GREVE DOS PROFESSORES DE NÍSIA FLORESTA FOI SUSPENSA HOJE 06/05/15

Acordo intermediado pelo TJRN põe fim à greve da Educação em Nísia Floresta

Deflagrada no dia 31 de março, a greve do servidores da Educação do município de Nísia Floresta chegou ao fim na tarde de hoje (6) após a intermediação de um acordo pelo desembargador Glauber Rêgo, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que conduziu uma audiência de conciliação entre o Município de Nísia Floresta e o núcleo local do Sindicato do Trabalhadores em Educação Pública do Estado do RN (Sinte-RN). Com a formalização do acordo, fica extinto a Ação Cível Originária nº 2015.004821-9.
A pauta inicial de reivindicações do Sinte-RN continha 16 itens, sendo o principal a discussão do terço da hora de atividade, em cumprimento da Lei nº 11.738/2008, e que havia sido retirado pelo Município. Entretanto, durante a conciliação, o desembargador Glauber Rêgo ponderou que esse tema já se encontra judicializado na comarca de Nísia Floresta,
Proposta
Segundo a proposta final apresentada pelo Município de Nísia Floresta e aceita pela categoria, a greve fica suspensa imediatamente. Foi acordado que até o dia 20 de maio haverá o pagamento em folha suplementar dos 10 dias descontados dos salários dos grevistas. A reposição dos dias parados deverá ocorrer em até 120 dias, utilizando inclusive os sábados e o período reservado para o recesso escolar. Caso não haja a reposição, fica autorizado o desconto imediato nos salários dos faltosos. O acordo prevê ainda que um concurso público para o magistério municipal deverá ser deflagrado até o final de 2015. ROBSON PIRES

domingo, 3 de maio de 2015

CIENTISTAS DESVENDAM COMO OS EGÍPCIOS TRNSPORTAVAM PEDRAS GIGANTES

Cientistas desvendam como egípcios transportavam pedras gigantes -- e não tem nada de alienígena

Imagem mostra estátua sendo regada: o segredo era só molhar areia (Reprodução)Imagem mostra estátua sendo regada: o segredo era só molhar areia (Reprodução)

O modo como os egípcios carregavam pedras gigantescas pelo deserto para construir pirâmides sempre foi um mistério para cientistas. Não é mais. E a técnica usada por eles, apontam especialistas, era a mais simples possível: eles jogavam água na areia.

Pesquisa liderada pela Universidade de Amsterdã, na Holanda, mostra que umedecer a areia diminui a tração pela metade. Assim sendo, os egípcios podiam usar metade do contingente de homens necessários para mover os blocos apenas com essa técnica.

“A saturação de água é acompanhada por uma diminuição da rigidez. Com muita água, o atrito de deslizamento aumenta novamente, o que nos faz detectar que se trata de um equilíbrio delicado. Há uma rigidez ideal da areia que os egípcios souberam calcular em sua época”, explica Daniel Bonn, cientista que conduziu o estudo.

O que mais impressionou Bonn, no entanto, foi o tempo que cientistas atuais demoraram para descobrir isso. Afinal, segundo ele, a resposta estava “na cara de todos”. Isso porque ilustrações encontradas, por exemplo, na tumba de Djehutihotep mostram homens jogando líquidos em frente a estátuas. Esse sinal, por exemplo, sempre foi encarado como “ritual de purificação”, nunca como forma de locomoção. YAHOO

sábado, 2 de maio de 2015

COBRA ENGOLINDO COBRA

cobra estresse
Às vezes, as cobras comem as suas próprias caudas, criando um círculo. No entanto, ao contrário da criatura mítica Ouroborus, não é exatamente a autorrenovação o objetivo dos animais reais.

Por que cobras comem elas mesmas?

Cobras são animais de sangue frio, o que significa que não são capazes de regular a temperatura de seu corpo. Elas precisam de fontes externas de calor (como o sol ou uma lâmpada, no caso de uma cobra de estimação), a fim de se aquecer. Mas se o ambiente ficar muito quente, eles não são capazes de suar para esfriar o próprio corpo, e precisam encontrar refúgio em um local com uma sombra fresquinha.