sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O MELHOR AMIGO DO HOMEM




Cachorros reconhecem rostos familiares, diz estudo

Segundo pesquisa, cães olham mais fixamente para faces conhecidas.
Movimento dos olhos dos cachorros foi monitorado.


Cães reconhecem rostos familiares de humanos e cachorros, mostra estudo (Foto:  Sanni Somppi)Cães reconhecem rostos familiares de humanos
e cachorros, mostra estudo (Foto: Sanni Somppi)
Os cachorros têm a habilidade de diferenciar rostos de humanos e outros cães que conhecem das faces que não são familiares, mostra estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Helsinki, na Finlândia. A habilidade, até então atribuída apenas aos humanos e possivelmente a outros primatas, foi testada enquanto os cachorros eram monitorados.
Os pesquisadores exibiram imagens de rostos de humanos e de outros cachorros familiares, além de outros que nunca haviam visto. O monitoramento do movimento dos olhos dos cães apontou que eles olhavam mais fixamente e profundamente para rostos e olhos familiares do que para os desconhecidos.
Apesar de ser conhecido o fato de que o contato dos olhos tem papel importante na comunicação entre cachorros e humanos, segundo os pesquisadores, este é o primeiro estudo em que o reconhecimento facial por parte dos cães foi pesquisado com o monitoramento do movimento dos olhos.
Além disso, constatou-se que os cachorros olharam para imagens de cachorros por mais tempo do que para imagens de humanos, independentemente da familiaridade dos rostos apresentados. Isso corresponde a um estudo prévio da mesma equipe, em que foi descoberto que cachorros preferem olhar rostos da mesma espécie do que para os de humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário