domingo, 27 de outubro de 2013

ECLIPSE SOLAR

20131027-075214.jpg
João Pessoa terá um atrativo para quem gosta de fenômenos astronômicos, tem a oportunidade de acompanhar o último eclipse do ano, que acontece no dia 3 de novembro, no Terraço da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. É lá onde serão posicionados os telescópios e lunetas para o público, que também poderá contar com a assessoria do astrônomo Marcos Jerônimo.
A casa, que normalmente abre às 10h nos fins de semana, excepcionalmente antecipará a sua abertura para 8h devido ao início do fenômeno, por volta das 7h53, atingindo o apogeu de visibilidade às 9h.
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se coloca na órbita entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar e, consequentemente, projetando uma sombra na Terra. Este último eclipse será híbrido, que é classificado assim quando o Sol é visto totalmente coberto em alguns lugares e com uma formação anular em outros, dependendo da variação da sombra da Lua projetada sobre a Terra. Um eclipse anular do Sol ocorre quando a Lua não cobre totalmente o Sol, deixando um anel visível ao seu redor.
O ano de 2013 foi marcado por cinco eclipses: três lunares e dois solares. O próximo eclipse solar, do tipo anular, só será visível em João Pessoa no dia 14 de outubro de 2023, também observável em vários estados vizinhos e do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário