Em Dia: O que houve com envolvidos no escândalo do TRT
A Justiça do Distrito Federal determinou, em 14 de julho de 2011, a devolução de 55 milhões de reais desviados dos cofres públicos no escândalo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, em 1999. É o maior valor desviado por corrupção já recuperado pelos cofres públicos no Brasil. Entenda a segui, como se deu o desvio de verbas para a construção da nova sede do TRT – esquema desvendado por VEJA em reportagem de 2000 – e o que ocorreu aos envolvidos no escândalo:
» Clique para continuar lendo e deixe seu comentárioTags: corrupção
15/06/2011
às 7:17 \ Brasil Mensalão: o escândalo que sujou para sempre o nome do PT
A revelação do esquema de corrupção que ficaria eternizado como mensalão completou seis anos em 2011. No ano de 2005, descobriu-se que o PT havia montado um gigantesco esquema de compra de votos de deputados na Câmara Federal, para aprovar projetos do governo. Cada deputado custava cerca de 30 000 reais ao mês. A fatura era paga com dinheiro público, desviado por um esquema criado por Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e por Marcos Valério, o lobista carequinha. Segundo o Ministério Público, o chefe dessa quadrilha, da qual faziam parte quarenta ladrões, era José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil. Agora, Dirceu e o resto da quadrilha estão sendo processados no Supremo Tribunal Federal. O julgamento do processo no STF poderá ocorrer ainda neste ano. A seguir, relembre detalhes do escândalo – e o que alguns de seus principais personagens têm feito para se livrar da punição.
» Clique para continuar lendo e deixe seu comentárioTags: corrupção, dilma, dirceu, joaquim barbosa, Lula, mensalão, Política, pt, roberto jefferson, stf
25/05/2011
às 7:02 \ Política Antonio Palocci: de homem forte a homem dos escândalos
Ministro da Fazenda por três anos, com uma gestão marcada pela responsabilidade fiscal e por bons resultados na economia, Antonio Palocci tornou-se um dos homens fortes do governo do ex-presidente Lula, mas escândalos de corrupção acabaram por cortar os motores da carreira ascendente do político na gestão passada. Alçado novamente a um cargo de destaque, desta vez como ministro chefe da Casa Civil no governo Dilma, Palocci volta a ter seu nome envolvido em uma crise política – e, como na primeira vez, os escândalos custaram-lhe o cargo. Acompanhe a seguir, os rolos em que o ministro se envolveu nos últimos anos:
» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário24/12/2010
às 13:37 \ Política Orestes Quércia: o poder no PMDB e a marca da corrupção
Desde o início da atuação política, ainda como líder de movimento estudantil, Orestes Quércia não conseguia esconder o gosto pelo poder, prestígio e influência que os cargos de comando são capazes de oferecer. O caminho que decidiu seguir, então, foi o que o levasse aos mais altos círculos da política nacional. Foi vereador, prefeito, deputado estadual, senador e governador, mas conseguiu ter papel destacado nos bastidores políticos principalmente graças à atuação partidária, no PMDB paulista. A força da máquina peemedebista no estado mais rico do país, porém, não foi suficiente para impulsionar a ambição de chegar à Presidência. No período em que esteve mais próximo desse objetivo, acusações de corrupção minaram qualquer chance de sucesso numa disputa nacional.
» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário02/12/2010
às 7:12 \ Futebol Futebol: relembre os maiores escândalos do mundo da bola
A transformação do futebol em negócio global multimilionário atraiu para o esporte uma legião de pessoas cujo interesse no esporte em si jamais existiu. E escândalos de corrupção envolvendo cartolas, jogadores e juízes tornaram-se cada vez mais comuns.
» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário06/10/2010
às 7:47 \ Brasil PMDB: da oposição ao Regime Militar ao fisiologismo
Com a extinção do multipartidarismo pelos militares, em 1965, situação e oposição se viram confinadas, cada uma, a um único partido. De um lado, a Aliança Renovadora Nacional (Arena) representava o governo. De outro, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) congregava, sob uma mesma sigla, os diversos espectros contrários ao regime. A convivência dessas diferentes facções dentro do partido, como se pode imaginar, não era sinfônica. Somada a isso, a difícil missão de fazer frente a um governo de linha dura deixava o MDB numa espécie de crise existencial, em que buscava se definir como sigla e mesmo como oposição – procurando determinar até onde poderia chegar em suas contestações.
» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário
» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário
22/09/2010
às 7:30 \ Brasil Os maiores rolos de petistas no comando da Casa Civil
De tempos em tempos, o governo Lula se vê obrigado a explicar negócios obscuros, lobbies bilionários, maletas de dinheiro voadoras e beneficiamento a grupos privados. Muitas vezes, esses escândalos surgem justamente no coração do Palácio do Planalto: o Ministério da Casa Civil. Em 2010, foi a vez da ex-ministra Erenice Guerra, que sucedeu Dilma Rousseff no comando da pasta, protagonizar um escândalo de lobby e tráfico de influência. Na mais recente crise na pasta, o ex-ministro Antonio Palocci caiu em meio a suspeitas de enriquecimento ilícito.
» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário10/09/2010
às 10:35 \ Brasil As operações da Polícia Federal de maior impacto ao país
Nos últimos anos, a PF vem obtendo resultados de impacto em operações de âmbito nacional – algumas investigações jogaram luz sobre alguns dos mais repugnantes espetáculos de corrupção já vistos na história do país, como na Operação Caixa de Pandora. Em 2009, os agentes federais revelaram ao país as vergonhosas cenas do mensalão brasiliense, comandado pelo então governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que teve o mandato cassado e passou uma temporada na prisão. Sem nenhum pudor, políticos foram filmados recebendo dinheiro de propina em meias, cuecas, bolsas e até via Correios. A mais recente operação da PF a abalar o governo chama-se Voucher, e foi deflagrada no Ministério do Turismo. Apenas no primeiro dia de ação, 35 pessoas foram presas.
» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário10/06/2010
às 8:06 \ Política PT: os escândalos mancham a história da legenda
O partido que sempre empunhou a bandeira da lisura com a coisa pública tem se envolvido em um escândalo atrás do outro desde que chegou ao Planalto, em 2002. Nos últimos anos, o PT mostrou imensa destreza em associar política, corrupção e táticas de evasão. Um dos escândalos mais assombrosos protagonizados pela legenda foi revelado em 2005.
» Clique para continuar lendo e deixe seu comentário
24/03/2010
às 8:57 \ Política Maluf: trajetória política marcada por escândalos
Em mais de quatro décadas de vida política, Maluf acumulou tantas denúncias por desvio e lavagem de dinheiro público, que pode ser considerado um ‘clássico da corrupção’. A primeira vez que se conseguiu provar que ele desviou verba dos cofres públicos foi em 2005. Investigações do Ministério Público apontavam que o valor desviado de contratos de obras em uma das gestões do ex-prefeito de São Paulo chegava a 500 milhões de dólares.
SEM COMENTÁRIOS. fonte: Revista veja.
SEM COMENTÁRIOS. fonte: Revista veja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário