quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
VASO SANITÁRIO QUE SÓ PRECISA LIMPAR UMA VEZ POR ANO.
Um vaso sanitário “inteligente” que se abre quando você se aproxima e se autolimpa com cada descarga está em exibição na feira Consumer Electronics Show (CES) 2016, em Las Vegas, nos EUA. Ele também limpa o usuário com um “chuveiro aerado”, que esguicha água quente e ar quente “de uma posição sentada”, disse uma porta-voz da marca.
Apesar de custar exorbitantes US$ 9.800 (R$ 39.484), mais de 40 milhões de versões anteriores dos vasos sanitários Neorest foram vendidos. A empresa produtora, Toto, disse que o novo protótipo ainda estava em desenvolvimento.
O seu processo de autolimpeza usa uma combinação de desinfectante e esmalte – feito de zircônio e dióxido de titânio – que cobre a superfície. “Uma vez que ele dá a descarga, pulveriza o interior do assento com água eletrolítica”, explicou a porta-voz da Toto Lenora Campos à BBC Online.
Segundo ela, o “processo patenteado” essencialmente transforma a água em um alvejante fraco. “[A mistura] branqueia o interior, matando qualquer coisa no vaso”, disse.
Enquanto isso, uma luz ultravioleta na tampa carrega a superfície. Ela a torna super-hidrofílico – ou amiga da água, fazendo com que nada grude nela – e também fotocatalítica, permitindo que íons de oxigênio quebrem bactérias e vírus.
“Você não tem que limpar o vaso sanitário por mais de um ano”, prometeu Campos.
Um especialista em casas inteligentes, Frank Gillett, da consultoria de tecnologia Forrester Research, disse que o dispositivo mostra que ainda há espaço para a inovação além de conectar as coisas à internet. “Ele ilustra a noção de que os avanços da tecnologia envolvem repensar coisas, não necessariamente adicionar algo novo”, apontou.
Os potenciais compradores devem notar, no entanto, que o dispositivo não é um passe para nunca mais limpar o vaso sanitário, já que suas técnicas de limpeza não se estendem ao que pode espirrar para o lado de fora do vaso. [BBC] SUPERINTERESSANTE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário