2015 terá mais feriados: bom para o trabalhador, ruim para a economia
Ano terá nove feriados que devem cair em dias úteis; em 2014, foram apenas seis — exceto aqueles decretados em dias de jogos do Brasil
Sombra e água fresca: 2015 terá feriados em nove dias úteis
(AFP)
Contudo, no segundo semestre, os três principais feriados caíram em fins de semana: os dias da Independência, de Nossa Senhora Aparecida e Finados. Isso explica o fato de muitos brasileiros terem chegado ao final do ano com a impressão de que o mês de dezembro era interminável.
Leia também:
Brasileiros terão de poupar mais em 2015; conheça sete alternativas para conter gastos
Os dias de folga ao longo do ano têm impacto no desempenho da economia. Em meses com menos dias úteis, tanto a indústria quanto o comércio produzem e vendem menos. Quando os feriados caem próximos de fins de semana, a possibilidade de emendar causa impacto ainda maior na economia. Não à toa, o governo federal atribuiu parte da culpa da desaceleração econômica do Brasil em 2014 às paradas constantes decorrentes dos feriados em dias de jogos da Copa. As quedas nas vendas, sobretudo da indústria automotiva, foram recordes nesses meses: mais ntre junho e julho. No ano, a economia brasileira deve crescer não mais que 0,2%, preveem os analistas. Para 2015, a expectativa não passa de 0,5%.
Confira a lista de feriados oficiais que caem em dias úteis em 2015. Ela não leva em consideração os feriados estaduais e municipais.
Fevereiro
17 de fevereiro – Carnaval e ponto facultativo
Abril
3 de abril – Sexta-feira da Paixão de Cristo
21 de abril – Terça-feira, dia de Tiradentes
Maio
1º de Maio – Sexta-feira, dia do trabalho
Junho
4 de junho – Quinta-feira, dia de Corpus Christi
Setembro
7 de setembro — Segunda-feira, dia da Independência do Brasil
Outubro
12 de outubro — Segunda-feira, dia de Nossa Senhora Aparecida
Novembro
02 de novembro — Segunda-feira, dia de Finados
Dezembro
25 de dezembro – Sexta-feira, Natal de 15% e REVISTA VEJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário