sexta-feira, 10 de junho de 2016

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR DE AVIÃO

O que você precisa saber antes de viajar de av

Passageiros entram no aviãoAluísio Cervelle
Nunca foi tão fácil comprar uma passagem aérea no Brasil. Nos últimos anos, com tarifas em queda e promoções, o número de passageiros saltou de 34 milhões, em 2002, para 103 milhões, no ano passado. Mas ainda são muitas as dúvidas sobre tudo o que envolve viajar de avião. Por que pagamos taxa de embarque? Com quanto tempo de antecedência devemos comprar uma passagem aérea para economizar? Quantos quilos pode ter a bagagem? Preparamos um guia para esclarecer estas e outras curiosidades. 
Como economizar na passagem
Em 2001, com a chamada liberdade tarifária, o governo deixou de intervir no preço das passagens aéreas. Como as companhias ficaram livres para estipular os valores, o preço das passagens caiu 40% nos últimos dez anos. 

Siga as seguintes dicas para economizar: procure comprar seu bilhete de um a três meses antes da data da viagem. Voar na baixa temporada ou em dias pouco concorridos, como a terça ou a quarta-feira, e no meio de feriados, também é boa opção. Você vai pagar menos se escolher os horários de menor procura: das 10h às 16h e no fim da noite ou na madrugada. 
Atenção ao peso da bagagem
Em voos domésticos, é possível levar até 23 quilos de bagagem sem cobrança adicional. Nos internacionais, a franquia chega a duas malas com 32 quilos cada uma. O valor da bagagem é diluído no preço de todas as passagens. Assim, a tarifa fica mais alta e as pessoas que voam sem malas pagam pelas que carregam bagagem.

Como funciona em outros países? Em voos domésticos, cada passageiro pode transportar gratuitamente apenas a bagagem de mão. Nos Estados Unidos, um passageiro da American Airlines paga 25 dólares pela bagagem despachada. Na europeia Ryanair, o preço é de 40 euros (cerca de 150 reais).
O que está por trás do valor da passagem
A companhia aérea paga para o avião pousar, permanecer no aeroporto, fazer conexões e dispor das comunicações e auxílios necessários para voar. Os valores dependem de fatores como distância percorrida, combustível, ICMS e taxas de embarque. 

Algumas companhias cobram pelo serviço de bordo. A taxa de embarque é um pagamento pelos serviços e pelo uso das instalações dos aeroportos. Os valores variam de acordo com a cidade e o tipo de voo, doméstico ou internacional.
Parte do valor da passagem vai para o operador do aeroporto, para o Programa Nacional de Auxílio a Aeroportos, para o Fundo Nacional de Aviação Civil e para o Comando da Aeronáutica. E ainda tem os impostos. 
O céu é o limite
A máxima altitude dos aviões comerciais varia de 39 000 a 41 000 pés (de 11 000 a 12 500 metros). Existem algumas variáveis que definem em qual altitude a aeronave deve voar, como o peso, a distância entre o ponto de partida e o de chegada, e a direção e intensidade do vento.

No chamado voo de cruzeiro, quando o avião alcança a altitude ideal após a decolagem, a aeronave gasta menos combustível, pois a menor densidade do ar oferece menos resistência. Na camada da atmosfera em que é realizada a maioria dos voos, o ar é mais rarefeito, o que faz com que a resistência ao avanço seja reduzida e o consumo de combustível seja menor. 
Um meio de transporte seguro 
Medo de voar tem nome: aerofobia. Mas não precisa se assustar quando o avião balança. A turbulência acontece quando há uma diferença de pressão no ar causada por nuvens pesadas e correntes de ar, o que provoca movimentos intensos e faz a aeronave tremer como se estivesse em uma estrada esburacada. 

No Brasil, o inverno tem a melhor condição climática para voar. Com uma menor quantidade de nuvens, as turbulências diminuem.
Muitos raios atingem os aviões, mas não precisa se preocupar. Eles atingem a aeronave, percorrem toda a sua extensão e continuam a trajetória para longe. 

E a caixa preta, que, na realidade, é laranja, para que serve? Ela é composta por gravadores de dados e de voz que capturam sons e tudo o que é dito na cabine. Dados do voo, como velocidade e movimento dos comandos, também ficam arquivados.
Prepare-se para a aterrissagem
Por que a poltrona deve ficar na posição vertical? Para permitir o espaçamento mínimo entre as fileiras. Em caso de emergência, todos conseguem sair rapidamente. 

Por que em algumas companhias é obrigatório abrir as persianas das janelas em pousos e decolagens? Para que as pessoas aumentem o campo visual da área externa. Assim, todos podem saber quais saídas da aeronave estão desimpedidas.
E por que as luzes internas se apagam quando o avião pousa durante a noite? Para que todos se acostumem com a luz ambiente. Se a cabine estiver muito clara, levará mais tempo até que os olhos se adaptem à baixa luminosidade do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário