domingo, 1 de maio de 2016

SAUDE DO TRABALHADOR EM EDUCAÇÃO EM DEBATE

AL: 17ª Semana da Educação debate saúde do trabalhador da educação

IMG 8614
O quinto dia da 17ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública ficou reservado para uma excelente palestra do procurador do Ministério Público do Trabalho de Alagoas, Drº Rodrigo Rafael Rodrigues, sobre a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.
A mesa do debate foi composta pela presidenta do Sinteal, professora Consuelo Correia, pela secretária da Saúde do Trabalhador da CUT/AL, jornalista Emanuelle Vanderlei e pelo próprio procurador do Trabalho Rodrigo Rafael.

A presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, abriu o evento abordando a jornada tripla de trabalho da maioria das trabalhadoras em educação e das trabalhadoras em geral. Lembrou também que o próprio palestrista lembrou que, hoje, se comemora o “Dia Mundial da Saúde do Trabalhador”, dando uma ênfase maior ao debate em questão.
A representante da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas, Emanuelle Vanderlei parabenizou o Sinteal pela iniciativa em lançar um debate sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora, que “muitas vezes, infelizmente, é uma pauta esquecida, mas é tão importante quanto às pautas salariais”.
Lembrando que o “Dia Mundial da Saúde do Trabalhador” foi criado em memória e respeito aos trabalhadores e trabalhadoras vítimas de acidades de trabalho, Emanuelle sugeriu que se fizesse uma homenagem a esses/as trabalhadores/as com “um minuto de silêncio”, respeitado por todos/as, plenária e mesa de debate.
Palestra
O procurador do Ministério Público do Trabalho em Alagoas, Dr. Rodrigo Rafael Rodrigues tomou a palavra e fez uma excelente palestra, que abordou diversas situações que atingem a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em educação (e os trabalhadores em geral), alertando para o que chamou de “meio ambiente do trabalho”, que envolve saúde e segurança.
Ele lembrou que os organismos internacionais, a exemplo da Organização Mundial de Saúde, têm alertado e cobrado dos governos ações voltadas à saúde dos/as trabalhadores/as em todos os ambientes. No caso especial da educação, segundo Rodrigo, “a garantia efetiva dada em prol da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em educação irá influir direta e grandemente na qualidade desta educação”.
“Problemas como carga de trabalho extenuante, pressão psicológica, condições mínimas de infraestrutura no ambiente escolar, salas de aula com um número excessivo de alunos, salários baixos e falta de perspectivas de crescimento na carreira, entre outras situações, têm contribuído para minar a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e para piorar cada vez mais a qualidade dessa educação”, disse o procurador do Trabalho.
“E, infelizmente, pelo que li e leio, não vejo, infelizmente, não vejo um interesse da sociedade, nenhuma preocupação da sociedade em relação a exigir dos gestores uma melhor qualidade da educação pública e mais respeito e valorização por seus profissionais”, lamentou o palestrista.
Mesa de debate
No penúltimo dia de atividades da 17ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, o Sinteal estará realizando, amanhã (29), a partir das 09 horas, no Espaço Cultural Profª Jarede Viana (sede), no Mutange, uma mesa de debate com o tema “Situação da Educação em Alagoas: PEE (Plano Estadual de Educação) na garantia do direito à educação pública, gratuita e de qualidade social”, com debatedores/as da CNTE, Fepeal e Seduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário