terça-feira, 30 de junho de 2015

AMANHÃ O DIA TERÁ UM SEGUNDO A MAIS, ISSO PODERÁ AFETAR A INTERNET.

Amanhã terá um segundo a mais e isso pode afetar a internet

Nesta terça-feira, 30 de junho, o dia terá um segundo a mais. Chamado de “segundo bissexto”, o evento foi criado pelos cientistas do IERS (Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra) e acontece a cada 18 meses para ajustar a rotação da Terra ao tempo atômico. Apesar de não causar nenhuma mudança concreta na vida das pessoas, a adição pode gerar um grande problema para os computadores.
Amanhã os relógios oficiais mundiais marcarão o incomum horário de 11h59m60s, antes que virem para o dia 1º de julho. Com isso, o dia terá 86.401 segundos, o que pode confundir os computadores de todo o mundo. Quando uma máquina recebe um comando para realizar uma operação em um segundo repetido, o computador pode não ter certeza sobre o que fazer, o que pode resultar em um crash.
Da última vez que aconteceu, em 2012, o segundo bissexto causou alguns estragos, como a queda de grandes sites e serviços como o Foursquare, o Reddit e o LinkedIn. Empresas como o Google e a Amazon trabalham há algum tempo para garantir que o segundo não cause grandes problemas, adicionando milissegundos gradualmente ao longo de semanas para que a mudança não seja tão repentina. Robson Pires

sexta-feira, 26 de junho de 2015

O ESPAÇO E SEUS ENCANTOS.

ceres estranhices
Se você já achava que as manchinhas do planeta anão Ceres eram estranhas, precisa ver essa inexplicável “pirâmide” que brotou em sua superfície.
Na verdade, Ceres tem intrigado os cientistas da NASA e os fanáticos por Objetos Voadores Não Identificados – popularmente conhecidos como OVNIs – há muito tempo.
Agora, depois de a sonda espacial Dawn dar uma visão aproximada de sua superfície, o entusiasmo em torno do planeta está ainda maior.

O que as imagens mostraram

As imagens da Dawn capturaram aglomerados de pontos brilhantes em uma cratera e uma novidade surpreendente: uma espécie de pirâmide saltada na paisagem plana do planeta.
ceres estranhices 3

Pirâmide?

Essa formação é a mais recente aquisição da lista de “esquisitices” do planeta Ceres. Os cientistas, que já o pesquisam há muito tempo, têm muitas perguntas a respeito de suas características – mas será que vamos obter algumas respostas (finalmente)?
Talvez.

Esquisitices espaciais

A sonda espacial da NASA está em sua segunda fase em órbita a cerca de 5 mil km acima de Ceres, o que nos proporciona uma visão mais aproximada dos já famosos pontos brilhantes. Sabemos agora que há ainda mais pontos do que inicialmente havíamos visto em imagens do planeta anão.
ceres estranhices2
Os cientistas acreditam que uma substância altamente reflexiva – gelo ou sal – é a responsável pelas manchas, mas ainda estão considerando outras opções. Felizmente, Dawn está equipada com um espectrômetro de mapeamento infravermelho que pode identificar minerais com base na maneira como eles refletem a luz. Conforme os cientistas conseguirem mais imagens e dados da sonda, saberão mais sobre a composição desses pontos.

Mas o que é essa tal pirâmide?

Com base nas evidências visuais proporcionadas pela sonda, o acidente geográfico em forma de pirâmide se eleva a cerca de 5 km para cima do céu, e é uma ovelha negra no meio de uma área relativamente plana na superfície de Ceres.
Isto, contudo, não deve ser visto como uma grande uma surpresa: Ceres tem sinais reveladores de atividade geológica antiga, e até mesmo recente. O planeta anão tem cicatrizes em sua superfície que fazem alusão a fluxos de lava antigos, deslizamentos de terra e estruturas colapsadas.
A história de Ceres fica cada vez mais interessante.
Para sanar mais dúvidas dos astrônomos, a sonda Dawn deve continuar a analisar o planeta anão até 30 de junho. Em seguida, vai refinar sua análise e chegar ainda mais perto, entrando em órbita a uma altitude de aproximadamente 1.500 km em algum momento de agosto.
A expectativa é de que, quando esse momento chegar, a gente possa tirar muitas outras dúvidas a respeito de Ceres. [discovermagazine]

quinta-feira, 25 de junho de 2015

COMO ORGANIZAÇÕES DOS EUA FINANCIAM GRUPOS DE DIREITA NO BRASIL PARA DEFENDER SUAS BANDEIRAS

Como organizações dos EUA financiam grupos de direita no Brasil para defender suas bandeiras



Constantino, da Veja, e Kataguiri, do MBL, no Fórum da Liberdade
Constantino, da Veja, e Kataguiri, do MBL, no Fórum da Liberdade
Por Marina Amaral, da Agência Pública.

“O corpo é a primeira propriedade privada que temos; cabe a cada um de nós decidir o que quer fazer com ele”, brada em espanhol a loirinha de voz firme, enquanto se movimenta com graça no palco do Fórum da Liberdade, ornado com os logotipos dos patrocinadores oficiais – Souza Cruz, Gerdau, Ipiranga e RBS (afiliada da Rede Globo). O auditório de 2 mil lugares da PUC-RS, em Porto Alegre, completamente lotado, explode em risos e aplausos para a guatemalteca Gloria Álvarez, 30 anos, filha de pai cubano e mãe descendente de húngaros.
Gloria ou @crazyglorita (55 mil seguidores no Twitter e 120 mil em sua fanpage do Facebook) ascendeu ao estrelato entre a juventude de direita latino-americana no final do ano passado, quando um vídeo em que ataca o “populismo” na América Latina durante o Parlamento Iberoamericano da Juventude em Zaragoza (Espanha) viralizou na internet. No principal fórum da direita brasileira, Gloria e o ex-governador republicano da Carolina do Sul David Bensley são os únicos entre os 22 palestrantes, brasileiros e estrangeiros, escalados para os keynote – palestras-chave que norteiam os debates nos três dias do evento, batizado de “Caminhos da Liberdade”.
Radialista há dez anos, hoje com um programa na TV, Gloria é uma show-woman cativante. Conduz com desenvoltura a plateia formada majoritariamente por estudantes da PUC gaúcha, uma das melhores e mais caras universidades do Sul do país. “Quem aqui se declara liberal ou libertarista que levante a mão?”, pede ao público, que responde com mãos erguidas. “Ah, ok”, relaxa. Sua missão é ensinar a seus pares ideológicos como “seduzir e enamorar os públicos de esquerda” e vencer “os barbudos de boina de Che”, explica a jovem líder do Movimiento Cívico Nacional (MCN), uma pequena organização que surgiu em 2009 na Guatemala na esteira dos movimentos que pediam – sem êxito – o impeachment do presidente social-democrata Álvaro Colom.
A primeira lição é utilizar nas redes sociais o hashtag criado por ela, “república x populismo”, para superar “a divisão obsoleta entre direita e esquerda”. “Um esquerdista intelectualmente honesto tem de reconhecer que a única saída é o emprego, e um direitista do século 21, que já se modernizou, tem de reconhecer que a sexualidade, a moral, as drogas são um problema de cada um; ele não é a autoridade moral do universo”, continua, sob uma chuva de aplausos.
Nada de culpa, nem moral nem social, ensina. A mensagem é liberdade individual, “empoderamento” da juventude, impostos baixos, Estado mínimo – a plataforma da direita liberal (em termos econômicos) no mundo todo: “A riqueza não se transfere, senhores, a riqueza se cria a partir da cabecinha de cada um de vocês”, diz. Da mesma maneira, Gloria rebate programas sociais de assistência aos mais pobres, política de cotas para mulheres, negros, deficientes e até mesmo a existência de minorias: “Não há minorias, a menor minoria é o indivíduo, e a ele o que melhor serve é a meritocracia”.
“Há uma verdade que todo ser humano deve alcançar para ter paz, se não quiser viver como um hipócrita. Todos nós, 7 bilhões e meio de seres humanos que habitamos este planeta, somos egoístas. É essa a verdade, meus queridos amigos do Brasil, todos somos egoístas. E isso é ruim? É bom? Não, é apenas a realidade”, diz, definitiva. “Há pessoas que não aceitam essa verdade e saem com a maravilhosa ideia: ‘Não! [imita a voz de um homem], eu vou fazer a primeira sociedade não egoísta’. Cuidem-se, brasileiros; cuide-se, América Latina! Esses espertinhos são como Stálin, na União Soviética, como Kim Jong-il, Kim Jong-un, na Coreia do Norte, Fidel Castro, em Cuba, Hugo Chávez, na Venezuela.”
E por que “seguimos como carneirinhos” atrás desses “hipócritas”? Porque [faz careta e vozinha de velha] “nos ensinam que é feio ser egoísta e que pensar em nós mesmos é pecado. Quantos de vocês já não viram alguém dizer ‘ah, necessitamos de um homem bom, que não pense só em si”, diz, encurvando-se à medida que fala para em seguida recuperar a postura altiva: “Mira, señores, a menos que seja um marciano, esse homem não existe, nunca existiu, nem existirá jamais”. Aplausos frenéticos.
Mas, explica, os “defensores da liberdade” também tem sua parcela de responsabilidade. Eles não sabem comunicar suas ideias, usar a tecnologia para “empoderar os cidadãos” e “libertar” a América Latina. “Se ficarmos discutindo macroeconomia, PIB etc., vamos perder a batalha. Temos que aprender com os populistas a falar o que as pessoas entendem, fazer com que se identifiquem”, ela diz. “E aqui vou lhes dar outro conselho porque dizem que nós, os liberais, somos malditos exploradores”, ironiza.
“Encontrei um maneira muito bonita de definir o conceito de propriedade privada. E com esse conceito de propriedade privada os esquerdistas fazem assim: Ôooooo! [inclina o corpo para trás].” A propriedade privada, diz, é o que acumulamos em toda uma vida, a partir de nossas primeiras propriedades: corpo e mente. O passado, afirma, não é igual para ninguém, esse acúmulo é pessoal. “Isso nos humaniza, dá um coraçãozinho a nós, liberais, tão desgraçados.” Risos. Aplausos.
“Há pessoas que querem o direito à saúde, à educação, ao trabalho, à moradia. A ONU agora quer até o direito universal à internet”, desdenha, embora tenha acabado de dizer que a tecnologia é a chave para mudar o mundo. “Imaginem que, nesse auditório, alguns queiram o direito à educação, outros o direito à saúde, outros o direito à moradia. Então, se eu dou a vocês a educação, todos aqui vão pagar por isso, e vocês vão ser VIPs, e eles, cidadãos de segunda categoria. Se eu dou a eles a saúde, todos neste auditório vão pagar pela saúde deles, e eles vão ser VIPs. Se eu dou a esses as moradias, vou ter que tirar de todos vocês para dar moradia a eles, e eles vão ser esses VIPs. Isso não é justiça social, é desigualdade perante a lei”, conclui, novamente sob risos e aplausos.
“Se cada um na América Latina tiver direito à vida, liberdade e propriedade privada, então cada um que vá atrás da educação que queira, da saúde que queira, da casa onde quer morar, sem precisar de super-Chávez, super-Morales, super-Correa”. Ovação. Assobios. Antes de encerrar os 40 minutos de exposição, Gloria convida os presentes a contrapor a visão de mundo que “vitimiza os latino-americanos”, “joga a culpa nos ianques”, mina a “autoestima” e a coragem de assumir riscos que exige o espírito empreendedor. A plateia aplaude de pé. blog: terra mipibu: está aí o porque vez por outra escrevo brazil com "Z". Diário do centreo do mundo (DCM)

quarta-feira, 24 de junho de 2015

CHECAR O CELULAR O TEMPO TODO CAUSA DOENÇA NEUROLÓGICA GRAVE

Checar o celular o tempo todo causa doença neurológica grave

CELULAR_9Checar mensagens, fazer ligações e verificar redes sociais no celular são comportamentos rotineiros para a maioria das pessoas. Mas, se excessivo, este hábito pode causar malefícios à saúde, como foi o caso do jornalista inglês Adam Estes. De tanto abaixar a cabeça para mexer no aparelho, ele danificou os nervos cervicais e desenvolveu uma nevralgia occipital. A doença neurológica pode causar intensas dores na cabeça e no pescoço, além de, em casos mais graves, alterar a sensibilidade de partes do corpo.
Segundo informações divulgadas no site britânico ‘Daily Mail’, o jornalista sofria de fortes e constantes dores na cabeça. Antes de procurar um neurologista, Adam tentou recordar de todas as suas atividades diárias, para descobrir qual delas atingia a região do pescoço. Mas se surpreendeu quando o médico disse que o problema estava relacionado ao uso frequente de smartphone. “Eu sentia como se alguém estivesse batendo com aço na minha cabeça. Era terrível. Sempre leio, jogo e respondo e-mails pelo celular. Fico a maior parte do dia com a cabeça virada para baixo, usando o aparelho”, contou o paciente. Robson pires

sábado, 20 de junho de 2015

ESQUELETO MILENAR.

Imagem de 1997 mostra uma reprodução de plástico do crânio do homem de Kenniwick. O esqueleto antigo achado há 20 anos mostra proximidade com indígenas da América do Norte, de acordo com a análise de DNA feita por cientistas (Foto: Elaine Thompson/AP)Imagem de 1997 mostra uma reprodução de plástico do crânio do homem de Kenniwick. O esqueleto antigo achado há 20 anos mostra proximidade com indígenas da América do Norte, de acordo com a análise de DNA feita por cientistas (Foto: Elaine Thompson/AP)
"O homem de Kennewick", do alto de seus 8.500 anos, objeto de disputa entre entre indígenas, antropólogos e adeptos do culto de Odin, é geneticamente ligado aos índios da América - revelou um estudo publicado nesta quinta-feira (18) pela revista "Nature".
"Nós constatamos que o 'homem de Kennewick' é mais ligado aos índios americanos nativos do que a qualquer outra população do mundo", anunciaram os coautores do estudo, após terem conseguido mapear o genoma do homem pré-histórico.
Uma proeza científica que também importância legal: por quase 18 anos, todo mundo parece querer reivindicar o esqueleto.
Em 28 de julho de 1996 dois espectadores de uma corrida de hidroaviões sobre o rio Columbia, na cidade norte-americana de Kennewick, tropeçaram em um crânio. Assim, desenterraram o "homem de Kennewick" e fizeram a importante descoberta arqueológica. Com idade entre 45 e 50 anos, ele morreu de morte natural, mas aos 8.500 anos faz parte de uma verdadeira guerra jurídica.
Cinco tribos indígenas - Umatilla, Yakama, Colville, Nez Perce e Wanapum - apresentaram uma queixa conjunta, convencidos de que trata-se dos restos mortais de um dos seus antepassados. "Nossa religião nos ensina que sempre vivemos aqui, que fomos criados aqui", disseram. Para eles, trata-se do "Antigo" e ele tem direito a um enterro à altura.
Oito cientistas também levaram a questão aos tribunais para ser autorizados a examinar o "homem de Kennewick". Antropólogos e arqueólogos têm debatido há muito tempo as origens dos primeiros habitantes das Américas. Seus ossos são raros e o "homem de Kennewick" é precioso. Somente a análise de seu DNA vai revelar dados sobre seus descendentes.
A questão se complicou ainda mais quando a Assembleia de pessoas do povo Asatru, um culto da Califórnia cujos deuses são chamados de Odin e Thor, também recorreu à justiça federal para impedir que os restos contestados sejam entregues aos índios. Para os fãs dos Vikings não resta dúvidas: o "homem de Kennewick" é seu antepassado e não deve ser enterrado por um povo estrangeiro. CIÊNCIA E SAUDE

RETRATO FALADO GENÉTICO

Cientistas belgas fazem 'retrato falado' genético

A pedido da BBC, equipe da Universidade de Leuven 'reconstrói' rosto de apresentadora usando apenas amostras anônimas contida em sua saliva; técnica pode revolucionar investigações.

Da BBC
Cientistas usando amostras genéticas já conseguem fazer retratos de suspeitos, como parte de um processo conhecido como montagem molecular (Foto: Reprodução/BBC)Cientistas usando amostras genéticas já conseguem fazer retratos de suspeitos, como parte de um processo conhecido como montagem molecular (Foto: Reprodução/BBC)
Uma experiência encomendada pela BBC mostrou o quão perto a criminologia está de usar o DNA para a identificação facial de suspeitos. Cientistas usando amostras genéticas já conseguem fazer retratos de suspeitos, como parte de um processo conhecido como montagem molecular. Atualmente, o DNA só é útil para a polícia se ele pertencer a alguém já fichado.
Mas a cirurgiã e apresentadora da BBC Gabriel Weston mostra, em uma nova série sobre criminologia do canal BBC 2, que a tecnologia oferece a impressionante possibilidade de gerar uma face a partir de nada mais do que algumas células.
RETIRADO DA CIÊCIA E SAUDE

quarta-feira, 17 de junho de 2015

DIREÇÃO DO SINTE-RN É REELEITA COM 58,53% DOS VOTOS.

Atual direção do SINTE RN é reeleita com 58,53% dos votos

Os filiados ao Sinte-RN reconduziram A Chapa 1 para a direção do Sinte-RN. A chapa liderada por Fátima Cardoso, Rômulo Arnauld e José Teixeira obteve 6.216 votos, mais do que a soma das outras três juntas. A apuração começou no início da noite de ontem(16) e se estendeu madrugada a dentro, até próximo às 4h.
sinte
No início, a contagem apontava uma disputa que parecia acirrada entre a Chapa 1 e a Chapa 2, segunda colocada nas eleições. A chapa oposicionista chegou a ultrapassar a chapa da atual diretoria em dois momentos no início da apuração. Mas a distância entre os dois grupos foi aumentando cada vez mais, a medida que eram apurados os votos do Interior do Estado.
Ao todo mais de 11 mil filiados compareceram às urnas. A Chapa 1 conquistou 58,53% dos votos válidos. A Chapa 2, obteve 28,00; a Chapa 4 ficou com 9,49% e a Chapa 3 com 3,97%. A coordenadora geral reeleita, professora Fátima Cardoso, agradeceu os votos. “Agradeço em nome da Chapa 1 os mais de seis mil votos de confiança. Faço questão de dizer que nossa gestão continuará sendo em favor de toda a categoria, independente de terem ou não votado em nossa chapa”, afirmou. BLOG : ROBSON PIRES

segunda-feira, 8 de junho de 2015

DE 15 DE JUNHO A 15 DE NOVEMBRO A RECEITA FEDERAL DEVOLVE 2,3 BILHÕES DE REAIS AO POVO.


Leão do imposto de renda e receita federal
Leão do imposto de renda(Thinkstock/VEJA)
A Receita Federal abriu nesta segunda-feira a consulta para o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2015. As devoluções totalizam 2,36 bilhões de reais e serão repassadas para 1,49 milhão de contribuintes no dia 15 de junho. O montante é maior do que o valor restituído no primeiro lote no ano passado - 1,9 bilhão de reais.
O lote também envolve restituições residuais referentes a anos anteriores - de 2008 a 2014. O valor repassado é corrigido pela taxa básica de juros (Selic). Neste caso, as devoluções somam 2,4 bilhões de reais e serão remetidas para 1,5 milhão de contribuintes, dos quais 1,4 milhão são idosos e 99.791 são portadores de alguma deficiência física ou mental, ou doença grave.
A consulta está disponível na página da Receita desde as 9 horas desta segunda-feira.
Calendário das restituições:
1º lote: 15 de junho
2º lote: 15 de julho
3º lote: 17 de agosto
4º lote: 15 de setembro
5º lote: 15 de outubro
6º lote: 16 de novembro
7º lote: 15 de novembro

quarta-feira, 3 de junho de 2015

A ROUBALHEIRA DOS PREFEITOS NA TV.

A roubalheira dos prefeitos na TV

logo fantasticoPraticamente todos os domingos o Fantástico, da Rede Globo de Televisão, apresenta a roubalheira de prefeitos espalhados pelo país inteiro. Tem algum na cadeia? BLOG ROBSON PIRES. Do blog terra mipibu: nem tem ninguém preso e não vai ter; porque as cadeias brasileiras não são feitas para que tem dinheiro, são feitas para pobre ou ppp. isso é vergonhoso para nosso território nocional. É por essas e outras coisas que não querem ver nossa educação crescer, justamente para não ver nosso povo instruído capaz de enxergar um pouco mais e notar a safadeza que fazem   conosco que não são poucas pelo país afora. mas isso um dia venceremos com muita fé em Deus. Opinião do velho Jomar Leandro.

BEBIDA ALCOÓLICA CORTA O EFEITO DE MEDICAMENTOS?

Bebida alcoólica corta o efeito dos analgésicos? Veja mitos e verdades

bebida-alcool-onu-20110211-size-598
Tratar dores de cabeça e musculares com analgésicos é uma prática comum, uma vez que para adquirir os do tipo não-narcóticos (Dipirona, Paracetamol e Ácido acetilsalicílico) não é preciso de receita, mas os médicos alertam para os perigos da ingestão descontrolada destes medicamentos que podem causar doenças e até matar.
Segundo especialistas ouvidos pelo UOL, tomar analgésicos constantemente pode causar lesões no fígado, nos rins. Além do risco de provocar gastrite, úlcera ou mesmo uma hepatite medicamentosa. “Todo mundo generaliza que grávidas podem tomar paracetamol a vontade. Mas nenhuma pessoa de qualquer idade deve usar analgésicos de forma regular”, diz o neurologista Abouch Krymchantowski, diretor do Centro de Avaliação e Tratamento da Dor de Cabeça do Rio de Janeiro.
Algumas pessoas acreditam que as bebidas alcoólicas cortam o efeito dos medicamentos, no entanto, o álcool não interfere na ação dos remédios. O que ocorre é que por ter um efeito diurético o álcool faz o organismo excretar mais rapidamente os analgésicos interferindo na duração da ação desses fármacos.
Outro mito sobre a combinação de bebidas alcoólicas e analgésicos é que a mistura causaria um efeito semelhante ao uso de entorpecentes. “O álcool tem uma potente ação sobre o nosso sistema nervoso. A ingestão de bebidas alcoólicas altera a percepção do indivíduo a vários estímulos, entre eles o estímulo doloroso. Assim, ocorre uma falsa impressão de potencialização do efeito dos analgésicos”, afirma o médico anestesiologista Erick Curi, diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. ROBSON PIRES

terça-feira, 2 de junho de 2015

A IMPORTÂNCIA DO SONO.

Sono ajuda a esquecer, fortalecer e transformar as memórias

sono

Após uma noite de sono, você costuma lembrar ou esquecer do que aconteceu nos dias anteriores? Segundo uma pesquisa do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), publicada na PLoS Computational Biology, as duas situações são possíveis, pois o sonho ajuda a esquecer, a fortalecer e também a transformar as memórias.
Duas correntes teóricas disputam a explicação desses fenômenos – uma fala sobre a importância do sono para o estabelecimento das memórias de longo prazo e a outra diz que esquecemos de experiências enquanto dormimos. O novo estudo da UFRN conciliou as duas teorias, mostrando que ambas podem ocorrer simultaneamente. Para isso, foram utilizadas moléculas para investigar marcadores bioquímicos da formação de memórias, além de técnicas eletrofisiológicas – observando as propriedades elétricas de neurônios – e a modelagem computacional de redes neurais artificiais.


Segundo o pesquisador do Instituto do Cérebro (ICe), Sidarta Ribeiro, o primeiro passo foi observar o cérebro animal após o sono REM (sono em que sonhamos). Foi constatado que, quando o adquirimos uma memória, acontece no cérebro a ativação de “cascatas bioquímicas”. “Uma proteína vai transmitindo uma mensagem a outra até chegar ao núcleo da célula e promover mudança na expressão dos genes. É neste momento que algumas lembranças se consolidam e outras não”, esclarece. Robson Pires

segunda-feira, 1 de junho de 2015

ISSO É INCRÍVEL !

LINDO E EMOCIONANTE!
Após ouvir que não andaria de novo, jovem se esforça durante meses e levanta para pegar diploma no dia da formatura http://r7.com/2QGc (via O Último Blog)