segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PORQUE OS NOBRES DO PASSADO USAVAM PERUCAS

Por que os nobres do passado usavam perucas?

 19 de dezembro de 2014
Por Anna Carolina Aguiar
As perucas, que muita gente só lembra que existem no carnaval e em festas a fantasia, já foram um símbolo de prestígio e elegância. Elas eram muito famosas em meio à aristocracia europeia nos séculos XVI e XVII. Por que será? Vamos começar do início:
egito
Elas surgiram no Egito Antigo e eram utilizadas por todas as classes sociais para proteger as cabeças do frio ou do sol. Homens e mulheres usavam o adereço, feito, geralmente, a partir de crina de cavalo e bode (!) e plantas. Elas também faziam sucesso entre as mulheres romanas e gregas morenas, desejavam ser loiras.
busto-roma
No século XVI, as perucas ganharam prestígio e se tornaram um indicador de estilo masculino. Luís XIV (1638-1715), rei da França, levou a moda para as classes mais altas: com a chegada da calvície, aos 32 anos, adotou o acessório para esconder a falta de cabelos. Como o rei ditava o bom gosto na época, em pouco tempo a nobreza decidiu copiá-lo. Olha como ele era gato:
gatogato
O rei Carlos II (1630-1685), da Inglaterra, sempre gostou das perucas, preferindo as pretas e marrons. É dito que o rei Luis XV (1710-1774) tinha um time de 40 peruqueiros. Em sua época, as perucas ganharam uma fita de seda na altura da nuca. O rei Luis XVI (1754-1793), esse aí de baixo, e a rainha Maria Antonieta (1755-1793) usavam perucas com até 80 centímetros de altura.
to-gato
As perucas caíram em desuso com a Revolução Francesa, em 1789. Como elas eram um grande símbolo da nobreza e do que ela representava, acabaram se tornando bem impopulares. Elas ainda são utilizadas nos tribunais criminais da Inglaterra e uma peruca pode custar mais de R$ 7 mil. Dizem que vale cada centavo.
maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário