quarta-feira, 25 de maio de 2016

MEC ANUNCIA MEDIDAS PARA FORMAR 105 MIL PROFESSORES


MEC anuncia medidas para formar 105 mil professores

Publicado em Quarta, 30 Março 2016 10:16
Nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas nas quais não são formados, isso equivale a 38,7% do total de 518.313 professores na rede. Os dados estão no Censo Escolar de 2015 e foram divulgados nessa segunda-feira (28) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Em alguns casos, um mesmo professor dá aula em mais de uma disciplina para a qual não tem formação, com isso, o número daqueles que dão aula com formação inadequada sobre para 374.829, o que equivale a 52,8% do total de 709.546 posições ocupadas por professores.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que tomará medidas para melhorar a formação dos professores. Entre elas, a oferta de 105 mil vagas para formação de professores no segundo semestre deste ano.
Serão 20 mil vagas em universidades federais e 4 mil vagas em institutos federais. Além disso, a Universidade Aberta do Brasil vai ofertar 81 mil vagas de formação à distância.

(Portal EBC, 29/03/2016)

quinta-feira, 19 de maio de 2016

AS PRÓXIMAS CATÁSTROFES QUE A HUMANIDADE PODE ENFRENTAR

As próximas catástrofes que a humanidade pode enfrentar

No curso da história, a humanidade sofreu com eventos de magnitudes avassaladoras e que dizimaram milhões de vidas. Um exemplo foi a pandemia conhecida como "Praga de Justiniano" que matou 17% da população mundial entre 541 e 544. Outro caso mais recente foi a gripe espanhola, que eliminou entre 2,5% e 5% das pessoas no mundo em 1918.
A ocorrência desse tipo de catástrofe mostra que, enquanto algumas gerações lidam com circunstâncias extremas, outras sequer imaginam como é viver dessa maneira. Como resultado, os riscos desses eventos para a vida na Terra são por vezes subestimados.
Publicidade
E seria esse o melhor caminho para garantir o futuro da humanidade? Bom, segundo a Global Challenges Foundation (GCF), consultoria sueca que investiga essas catástrofes possíveis e auxilia governos no desenvolvimento de soluções para contê-las, não, não é.
Em um estudo chamado Global Catastrophic Risks 2016, conduzido pela GCF em parceria com a Universidade de Oxford, a entidade buscou identificar e avaliar os eventos que, se acontecerem, podem vir a dizimar mais de 10% da população mundial.
Para se ter noção do que é um fato dessa magnitude, o estudo lembra que entre os acontecimentos ocorridos no último século, nenhum chegou perto de bater esse número: a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, matou 3% da população mundial.
"Apesar de esse ter sido um evento terrível, nosso foco aqui é o de pensar em possibilidades ainda mais extremas e que recebem menos atenção", explicaram os pesquisadores. Isso porque, por menor que seja a probabilidade de um evento como esse acontecer no curto e médio prazo, com o passar dos anos, ele se torna cada vez mais real.
Ao todo, o estudo levantou quatro eventos possíveis que já estão em andamento e podem se agravar nos próximos anos. Veja abaixo quais são eles.
As próximas catástrofes que a humanidade pode enfrentar - Guerra NuclearRomoloTavani | iStock

Guerra Nuclear

As escalas de consequências de uma guerra nuclear, explica o estudo, dependem, é claro, da escala do próprio conflito. Mas os especialistas da GCF lembram que os Estados Unidos, por exemplo, são donos de ogivas com rendimentos que variam entre 5 e 455 quilotoneladas. A Rússia, por sua vez, tem ogivas com rendimentos de 50 até 800 quilotoneladas.
Quer imaginar o impacto dessas ogivas, se usadas? Bom, o estudo cita a bomba conhecida como Little Boy, usada pelos EUA em Hiroshima em 1945, e que tinha rendimento de 15 quilotoneladas. Ao menos 66 mil pessoas morreram na cidade japonesa em decorrência da explosão.
As chances de uma guerra nuclear são uma incógnita. Contudo, como mostra o estudo, a história já nos deixou próximos desses eventos. Um exemplo é a crise entre Rússia e Noruega em 1995. Na ocasião, os russos confundiram o lançamento de um foguete norueguês com um ataque nuclear, mas ele portava equipamentos científicos para o estudo da aurora boreal.
Especialistas ouvidos pelos pesquisadores apontaram uma situação específica em que o mundo deve se manter atento e que é em relação às disputas territoriais entre Índia e Paquistão, sendo que os paquistaneses já alertaram que podem fazer uso de suas armas nucleares na ocasião de agressões.
As próximas catástrofes que a humanidade pode enfrentar - Mudanças climáticasJosef Friedhuber | iStock

Mudanças climáticas

As mudanças climáticas, um resultado da emissão de gases nocivos, fazem parte de uma das catástrofes que estão em andamento e que vem impactando a vida de milhões.
Um estudo recente mostrou que o ritmo de aumento do nível do mar hoje é o mais rápido observado em 2800 anos. Caso não se note a diminuição nos níveis de emissões, cientistas estimam que o aumento de 4 graus na temperatura poderá impactar locais nos quais 500 milhões de pessoas vivem.
Mas a GCF vê motivos para que o mundo se prepare para um aquecimento maior, uma vez que há estudos que mostram que os níveis de emissões não irão diminuir, como é o caso de uma pesquisa da Universidade de Cambridge, e que considere que as temperaturas possam aumentar em até 6 graus.
"Esses números são especulativos, mas nos dão razões para acreditar que a possibilidade de mudanças climáticas catastróficas não deve ser negligenciada, a não ser que ações enérgicas contra os gases nocivos sejam executadas", pontuam os pesquisadores.
As próximas catástrofes que a humanidade pode enfrentar - Pandemias naturaistriocean | iStock

Pandemias naturais

Até o advento das armas nucleares, eram as pandemias as maiores responsáveis por catástrofes globais. E a história da humanidade está cheia delas, mas são as gripes as maiores ameaças.
As diferentes gripes, notam os pesquisadores, já chegaram a atingir entre 24 e 38% da população mundial. Nesse sentido, o estudo considera especialmente alarmante a epidemia de gripe aviária. Embora não seja facilmente transmissível entre humanos, é difícil prever e impedir o surgimento de espécies mais fortes da doença.
Pandemias de gripe não são novidade no planeta. Nos últimos 300 anos, ao menos dez delas aconteceram, mas não chegaram a matar mais de 5% da população mundial. Um exemplo é a gripe espanhola que matou entre 50 e 100 milhões de pessoas há cem anos.
As próximas catástrofes que a humanidade pode enfrentar - Riscos Exógenospxhidalgo | iStock

Riscos Exógenos

Riscos exógenos são definidos pelo estudo como aqueles que nada tem a ver com a ação humana, como erupções vulcânicas e impactos de asteroides e cometas. "Evidências históricas sugerem que catástrofes decorrentes desses eventos não são frequentes e são pouco prováveis". Seus impactos, contudo, são sérios.
O estudo lembra o caso da suposta erupção do supervulcão em Toba, na Indonésia, há cerca de 80 mil anos, cuja emissão de cinzas e ácido sulfúrico na atmosfera causou a redução de até 5 graus na temperatura e dizimou espécies de todas as sortes.
As chances de uma erupção como essa acontecer são pequenas. De acordo com estimativas do estudo, esse tipo de evento ocorre uma vez a cada 30 mil anos.
No que diz respeito aos asteroides e cometas que podem vir a se chocar contra o planeta, os pesquisadores assinalam que qualquer corpo com mais de 1,5 quilômetros de diâmetro poderia causar impactos em escala global. A Nasa já conseguiu mapear 90% dos corpos com mais de 1 quilômetro e estima que as chances de um deles se chocar contra o planeta é de 1 em 1250 em 100 anos. BLOG: ALÉM DO APOCALIPSE QUE EU ACREDITO

quarta-feira, 18 de maio de 2016

CONTRIBUINTE JÁ PODE CONSULTAR EXTRATO DA DECLARAÇÃO DO IR 2016

Contribuinte já pode consultar extrato da declaração do IR 2016

Se a declaração entrar ou sair da malha fina, por exemplo, o contribuinte será avisado pelo dispositivo móvel.

O contribuinte já pode consultar o extrato de processamento para saber se houve erro na declaração do Imposto de Renda e fazer a correção. Para consulta, é preciso acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Segundo a Receita Federal, quem enviar nova declaração com os dados corretos fica automaticamente liberado da malha fina.

Para entrar no e-CAC é preciso informar o número do CPF e inserir um código de acesso e uma senha, que o contribuinte pode gerar no próprio site. No ambiente virtual, além de checar se há pendências, é possível autorizar o envio de informações para celular ou tablet, a fim de acompanhar o processamento da sua declaração.

Leia mais notícias em Economia

Se a declaração entrar ou sair da malha fina, por exemplo, o contribuinte será avisado pelo dispositivo móvel. Para isso, além de se cadastrar no e-CAC, é preciso instalar e ativar o serviço no aplicativo do Imposto de Renda Pessoa Física.

A Receita informou que, em dezembro do ano passado, após o fim do processamento dos lotes de restituição, havia 617.695 declarações retidas na malha fina.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

CIÊNTISTAS CONSEGUEM DESVENDAR MISTERIOSOS SINAIS DE 50 ANOS.

sinais bizarros misterioci~e
De vez em quando, os cientistas detectam sinais misteriosos aqui na Terra e ficam muito intrigados por não conseguirem identificar sua fonte. A esperança é sempre a mesma: civilizações alienígenas!
E, enquanto é muito interessante que pesquisadores tenham finalmente resolvido um mistério de 50 anos sobre um sinal bizarro, não foi dessa vez que entramos em contato com ETs.

O fenômeno

Um novo estudo publicado na revista Geophysical Research Letters reivindicou ter solucionado o enigma dos chamados “ecos de 150 quilômetros”.
Todos os dias ao amanhecer e entardecer, o fenômeno surge: sinais de radar inicialmente enviados para o espaço por cientistas refletem de volta para o chão, como ecos.
Durante o nascer do sol, algo a uma altura de 150 quilômetros age como um espelho para estes sinais. Já ao meio-dia, o espelho se “abaixa” a uma altura de 20 a 30 km. O espelho sobe novamente no pôr do sol, onde desaparece na noite.
Sondas enviadas para a atmosfera durante o nascer e o pôr do sol não conseguiram identificar qualquer fonte potencial para tal efeito de espelhamento.

A ideia

Pesquisadores da Universidade de Boston, nos EUA, liderados pelo astrônomo Meers Oppenheim, decidiram tentar identificar este espelho de uma vez por todas.
Eles observaram que a fonte dos ecos ficava mais poderosa durante explosões solares e consideravelmente mais fraca durante eclipses. Também notaram que o aumento da profundidade do sinal durante o dia combinava com o ângulo de radiação solar.
Esta evidência circunstancial parecia apontar para a nossa estrela mãe como a culpada, mas era improvável que o sinal fosse proveniente do próprio sol.

Espelho de íons

A luz ultravioleta do sol arranca os elétrons das moléculas de oxigênio e nitrogênio na atmosfera superior, e lança esses elétrons em altas velocidades com energias consideráveis. As interações entre esses elétrons, as moléculas sem elétrons (íons) e outras partículas podem fazer com que os íons vibrem em massa.
Os cientistas sugeriram, assim, que esta vibração poderia gerar ondas energéticas fortes o suficiente para refletir os sinais de radar que vêm a partir do solo.
Usando simulações de computador para reproduzir este mecanismo, os pesquisadores mostraram de fato que a energia da radiação solar é suficiente para produzir íons que reflitam os sinais.
À medida que o sol nasce e se move no céu durante o dia, o ângulo de radiação solar muda, e os íons vibrantes se movem mais para baixo no céu. No pôr do sol, o ângulo diminui, e o “espelho” se move de volta para cima. Durante erupções solares energéticas, mais íons podem ser produzidos, e o espelho se torna mais poderoso. [IFLS]

segunda-feira, 9 de maio de 2016

AS PLANTAS TEM MEMÓRIA.

As plantas têm memória - e a ciência finalmente descobriu como ela funciona


hora da aventuraCartoon Network
Publicidade
Não é novidade que as plantas têm memória e que "conversam" entre si: elas conseguem passar adiante informações de sobrevivência e de qual é o melhor momento para florescer. Agora, cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, conseguiram desvendar o segredo por trás dessas capacidades: os príons - agentes misteriosos, causadores de doenças degenerativas como a doença da vaca louca (a encefalopatia espongiforme bovina, que começou com uma epidemia em 1993, na Inglaterra). 
Vamos por partes. Primeiro: o que são os príons? Basicamente, eles são proteínas com defeito. Em vez de realizar sua função original, que é ajudar no funcionamento da célula, eles passam a atacá-la, causando doenças como a da vaca louca - que resulta, nos mamíferos, em demência. Os príons, diferentemente de vírus e bactérias, não têm material genético, como DNA ou RNA, e por isso continuam sendo um grande mistério para os cientistas. 
LEIA: Príon: um quase ser vivo
Mas essas proteínas esquisitas também podem ser benignas. Os biólogos já sabiam, por exemplo, que elas eram responsáveis pela "memória" das leveduras - em estudos anteriores, descobriu-se que os fungos conseguiam "reconhecer" o melhor momento para se reproduzir a partir dessas estruturas sem DNA. Observando a forma como várias espécies de plantas também "sabem" quando é melhor florescer, os cientistas começaram a se perguntar se elas teriam o mesmo mecanismo.
Foi isso o que o novo estudo descobriu. Os príons ajudam as plantas a guardar informações importantes para a sua sobrevivência, como o melhor momento climático para o florescimento e a quantidade de luz ideal para a planta crescer saudável. E mais: apesar de não haver DNA ou RNA envolvidos aí, os biólogos ficaram surpresos ao perceber que essa memória é passada ao longo das gerações. 
LEIA: O bife ataca o cérebro - a doença da vaca louca 
A ciência ainda está estudando os pormenores do mecanismo, e também como os príons podem ser benéficos para as plantas e terríveis para os animais. Ao encontrar as respostas para essas perguntas talvez seja possível, também, descobrir uma cura para as doenças causadas por elas.

sábado, 7 de maio de 2016

MAPA MOSTRA DETALHES DA SUPERFÍCIE DE MERCÚRIO

Mapa mostra em detalhes a superfície de Mercúrio


MercúrioiStock
Publicidade
Nada de esbarrar em uma cratera ou vulcão em seu próximo mochilão pela galáxia. Viajar pelo terreno acidentado de Mercúrio ficou bem mais fácil graças ao Serviço Geológico dos Estados Unidos, o Instituto Carnegie, a Universidade do Estado do Arizona, Universidade Johns Hopkins e a NASA. As instituições produziram o primeiro mapa topográfico do planeta mais próximo do Sol. O material está em alta resolução e oferece a primeira visão abrangente de toda a superfície de Mercúrio.
O mapa é uma consolidação das informações recolhidas pela MESSENGER, sonda espacial não-tripulada da NASA destinada a estudar as características e o ambiente do planeta Mercúrio. A MESSENGER também é a primeira nave a orbitar o planeta. As imagens usadas para a elaboração do material detalhadíssimo foram obtidas entre 2011 e 2015 em 4.104 órbitas ao redor do planeta. Ao todo, mais de 100 mil imagens foram combinadas para criar o modelo.
Mapa mercúrioNASA/U.S. Geological Survey/Arizona State University/Carnegie Institution of Washington/JHUAPL
Similar ao tipo de mapas usados por alpinistas - em que são mostradas as mudanças de altitude e acidentes geográficos -, o mapa topográfico ilustra também crateras do planeta, vulcões e formações tectônicas. O modelo revela uma série de características do planeta e permite imaginar como seria dirigir ou caminhar sobre sua superfície. A maior elevação de Mercúrio está 4,48 quilômetros acima da elevação média, por exemplo. Já a maior depressão está 5,38 quilômetros abaixo da elevação média do planeta, na chamada bacia Rachmaninoff.
Leia: Cientistas encontram os planetas ideais para procurar vida alienígena
Abaixo é possível ver o modelo animado. Altitudes mais elevadas aparecem em marrom, amarelo e vermelho, e regiões com altitudes mais baixas são mostradas em azul e roxo.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

FORA CUNHA, STF DECIDE.

STF decide por unanimidade afastar Cunha da presidência da Câmara e do mandato

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, a decisão do ministro Teori Zavascki de afastar o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara e também suspender seu mandato eletivo. Todos os 11 ministros participaram do julgamento.
A decisão da Corte partiu de um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, feito há quase cinco meses. Para Janot, o peemedebista usava o cargo para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato e a análise do processo de cassação de seu mandato no Conselho de Ética da Câmara.
Os ministros destacaram em seus votos que essa decisão se tratava de uma situação excepcional, não uma interferência do Supremo no funcionamento do Poder Legislativo.
"Afastar Cunha é uma decisão drástica, para lá de incomum. Esta decisão trata-se de uma excepcionalidade, não é um instrumento de valoração de um Poder sobre outro", defendeu Dias Toffoli.

A ministra Cármen Lúcia também destacou que a situação era "excepcionalíssima" e que essa decisão não poderia se popularizar. "Não havia outra solução", disse.

Gilmar Mendes disse que decisões como essa não poderiam se tornar "matéria do cotidiano", mas aproveitou o seu voto para criticar Cunha. "O que marca o Estado de Direito é que justamente não existem soberanos", afirmou.

Em um voto breve, Luís Roberto Barroso elogiou a decisão de Teori sobre o caso e afirmou: "Eu não quero viver em outro País, eu quero viver em outro Brasil".

Após a maioria dos ministros votarem pelo afastamento de Cunha, uma queima de fogos na área da Praça dos Três Poderes pode ser ouvida pelo plenário do Supremo.
Demora
Diante das críticas de que o Supremo demorou para analisar o caso, Teori justificou a demora para tomar uma decisão ao fato de a Procuradoria-Geral da República ter enviado o pedido de afastamento às vésperas do recesso do Judiciário, quando os ministros saíram de férias. O ministro também argumentou que muitos fatos contra Cunha só foram revelados depois do pedido feito por Janot.

A pressão sobre os ministros do Supremo aumentou diante da possibilidade de Cunha passar a ser o primeiro na linha sucessória da Presidência da República com a confirmação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado.

Diante da inércia da Corte, a Rede Sustentabilidade entrou com uma ação no Supremo para pedir o afastamento de Cunha, alegando que alguém que já é réu numa ação penal na Corte não poderia assumir o mais alto cargo do País.

A ação, relatada pelo ministro Marco Aurélio Mello, foi pautada para esta quinta. Mas Teori se antecipou e resolveu deferir a liminar afastando Cunha. Segundo assessores, o ministro tinha receio de o plenário optar por uma solução mais branda, que só proibisse o peemedebista de integrar a linha sucessória.

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, defendeu o tempo que a Corte levou para analisar o caso. "O tempo do Tribunal não é o tempo da política, nem é o tempo da mídia. Nós temos ritos e prazos que temos que observar", disse.
Teori
Em sua decisão, Teori defendeu que a permanência de Cunha na presidência da Câmara e exercendo a função de deputado representaria risco às investigações em curso contra ele no STF. "Está claro, pelos elementos trazidos, que há indícios de que o requerido, na sua condição de parlamentar e, mais ainda, de Presidente da Câmara dos Deputados, tem meios e é capaz de efetivamente obstruir a investigação, a colheita de provas, intimidar testemunhas e impedir, ainda que indiretamente, o regular trâmite da ação penal em curso no Supremo Tribunal Federal, assim como das diversas investigações existentes nos inquéritos regularmente instaurados", afirmou Teori.
O ministro também argumentou que alguém que já é réu no STF não pode permanecer na linha sucessória da Presidência da República. "Não há a menor dúvida de que o investigado não possui condições pessoais mínimas para exercer, neste momento, na sua plenitude, as responsabilidades do cargo de Presidente da Câmara dos Deputados, pois ele não se qualifica para o encargo de substituição da Presidência da República, já que figura na condição de réu."
Em março, o STF aceitou uma denúncia e transformou o peemedebista em réu em uma ação da Lava Jato. Cunha também responde a outra denúncia além de três inquéritos. Há ainda três outros pedidos de investigação contra o peemedebista que esperam a autorização do Supremo para serem iniciados. Em um deles, Cunha é apontado como um dos líderes de uma célula criminosa que atuava em Furnas, num esquema semelhante ao que está sendo investigado na Petrobras.
A decisão do STF suspende as atividades parlamentares de Cunha, mas não retira as prerrogativas que o peemedebista tem como deputado. Deste modo, Cunha continua com foro privilegiado, ou seja, com a prerrogativa de ser investigado e processado criminalmente pelo Supremo e não pela justiça de primeiro grau. Ao final do julgamento, Lewandowski afirmou que a cassação do mandato de Cunha é uma decisão que caberá à Câmara dos Deputados.
Apesar de já ter decidido afastar Cunha, os ministros ainda terão de discutir uma ação proposta pela Rede Sustentabilidade. A medida fala em uma tese geral de proibir tanto o presidente da Câmara quanto do Senado a permanecer na linha sucessória caso se torne réu no STF. Os ministros, no entanto, decidiram adiar o julgamento sobre essa questão.

domingo, 1 de maio de 2016

CAROS COLEGAS PROFESSORES, VAMOS Á LUTA PORQUE AINDA FALTAM ALGUMAS BATALHAS.

EM ESPECIAL NESTE 1º DE MAIO AOS PROFESSORES QUE NÃO RECONHECIDOS COMO DEVERIAM, VAMOS Á LUTA !

SAUDE DO TRABALHADOR EM EDUCAÇÃO EM DEBATE

AL: 17ª Semana da Educação debate saúde do trabalhador da educação

IMG 8614
O quinto dia da 17ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública ficou reservado para uma excelente palestra do procurador do Ministério Público do Trabalho de Alagoas, Drº Rodrigo Rafael Rodrigues, sobre a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.
A mesa do debate foi composta pela presidenta do Sinteal, professora Consuelo Correia, pela secretária da Saúde do Trabalhador da CUT/AL, jornalista Emanuelle Vanderlei e pelo próprio procurador do Trabalho Rodrigo Rafael.

A presidenta do Sinteal, Consuelo Correia, abriu o evento abordando a jornada tripla de trabalho da maioria das trabalhadoras em educação e das trabalhadoras em geral. Lembrou também que o próprio palestrista lembrou que, hoje, se comemora o “Dia Mundial da Saúde do Trabalhador”, dando uma ênfase maior ao debate em questão.
A representante da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas, Emanuelle Vanderlei parabenizou o Sinteal pela iniciativa em lançar um debate sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora, que “muitas vezes, infelizmente, é uma pauta esquecida, mas é tão importante quanto às pautas salariais”.
Lembrando que o “Dia Mundial da Saúde do Trabalhador” foi criado em memória e respeito aos trabalhadores e trabalhadoras vítimas de acidades de trabalho, Emanuelle sugeriu que se fizesse uma homenagem a esses/as trabalhadores/as com “um minuto de silêncio”, respeitado por todos/as, plenária e mesa de debate.
Palestra
O procurador do Ministério Público do Trabalho em Alagoas, Dr. Rodrigo Rafael Rodrigues tomou a palavra e fez uma excelente palestra, que abordou diversas situações que atingem a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em educação (e os trabalhadores em geral), alertando para o que chamou de “meio ambiente do trabalho”, que envolve saúde e segurança.
Ele lembrou que os organismos internacionais, a exemplo da Organização Mundial de Saúde, têm alertado e cobrado dos governos ações voltadas à saúde dos/as trabalhadores/as em todos os ambientes. No caso especial da educação, segundo Rodrigo, “a garantia efetiva dada em prol da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em educação irá influir direta e grandemente na qualidade desta educação”.
“Problemas como carga de trabalho extenuante, pressão psicológica, condições mínimas de infraestrutura no ambiente escolar, salas de aula com um número excessivo de alunos, salários baixos e falta de perspectivas de crescimento na carreira, entre outras situações, têm contribuído para minar a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e para piorar cada vez mais a qualidade dessa educação”, disse o procurador do Trabalho.
“E, infelizmente, pelo que li e leio, não vejo, infelizmente, não vejo um interesse da sociedade, nenhuma preocupação da sociedade em relação a exigir dos gestores uma melhor qualidade da educação pública e mais respeito e valorização por seus profissionais”, lamentou o palestrista.
Mesa de debate
No penúltimo dia de atividades da 17ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, o Sinteal estará realizando, amanhã (29), a partir das 09 horas, no Espaço Cultural Profª Jarede Viana (sede), no Mutange, uma mesa de debate com o tema “Situação da Educação em Alagoas: PEE (Plano Estadual de Educação) na garantia do direito à educação pública, gratuita e de qualidade social”, com debatedores/as da CNTE, Fepeal e Seduc.

PARABÉNS AOS QUE FAZEM O NÚCLEO SINDICAL EM EDUCAÇÃO ( SINTE-SJM).

QUEREMOS PARABENIZAR O NOSSO SINDICATO, O SINDICATO DA EDUCAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO; SÃO JOSÉ DE MIPIBU. PARABÉNS AOS QUE FAZEM O SINDICATO DA EDUCAÇÃO EM MIPIBU EM TODOS OS TEMPOS. RECONHEÇO AS LUTAS QUE SEMPRE TRAVARAM EM PRÓ DA CATEGORIA DE MANEIRA INCANSÁVEL E SEM MEDIDA, NESSE 1º DE MAIO DE 2016  UMA PEQUENA HOMENAGEM A TODOS DO NÚCLEO SINDICAL EM EDUCAÇÃO DE (SJM) SINTE-SJM. E VAMOS Á LUTA !

MEC ANUNCIA MEDIDAS PARA FORMAR 105 MIL PROFESSORES

MEC anuncia medidas para formar 105 mil professores

Publicado em Quarta, 30 Março 2016 10:16
Nas escolas públicas do Brasil, 200.816 professores dão aulas em disciplinas nas quais não são formados, isso equivale a 38,7% do total de 518.313 professores na rede. Os dados estão no Censo Escolar de 2015 e foram divulgados nessa segunda-feira (28) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Em alguns casos, um mesmo professor dá aula em mais de uma disciplina para a qual não tem formação, com isso, o número daqueles que dão aula com formação inadequada sobre para 374.829, o que equivale a 52,8% do total de 709.546 posições ocupadas por professores.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que tomará medidas para melhorar a formação dos professores. Entre elas, a oferta de 105 mil vagas para formação de professores no segundo semestre deste ano.
Serão 20 mil vagas em universidades federais e 4 mil vagas em institutos federais. Além disso, a Universidade Aberta do Brasil vai ofertar 81 mil vagas de formação à distância.

(Portal EBC, 29/03/2016)