quarta-feira, 26 de agosto de 2015

TESTE DE USO DE OUTRAS DROGAS NO TRÂNSITO.

Denatran: em breve Brasil vai fazer testes de uso de drogas em fiscalizações de trânsito

bafometromarEm menos de um ano, o Brasil deve passar a fazer testes de uso de drogas em fiscalizações de trânsito, a exemplo do que ocorre com o bafômetro para o consumo de álcool. A afirmação foi dada pelo assessor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Daniel Cândido, em audiência pública nesta terça-feira (25) na Comissão de Viação e Transportes.
A falta dos kits para detecção de uso de drogas faz com que a Polícia Rodoviária Federal use a intuição, como explica o chefe da divisão de Planejamento Operacional do órgão, Edson Nunes de Souza. “Se ele apresenta algum comportamento que dá indícios de ter consumido algum tipo de substância e deu negativo no teste de etilômetro, a gente acredita que ele pode estar sob uso de alguma substância ativa. A gente pode encaminhá-lo à polícia judiciária para que esta faça os procedimentos e testes para analisar se realmente ele está sob efeito de alguma droga.”ROBSON PIRES

terça-feira, 25 de agosto de 2015

DROGA PARA IMPOTÊNCIA PODERÁ VIR DA ARANHA

Droga para impotência pode vir de aranha

aranhaPesquisas mostram que medicamento para ereção sintetizado do veneno da aranha-armadeira (Phoneutria nigriventer) é eficaz. Esse assunto foi destaque na revista Nature Reviews Urology, dirigida aos urologistas e afiliados. Em Belo Horizonte, um grupo de pesquisa coordenado por Maria Elena de Lima Perez Garcia, professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, apresentou, por meio de técnicas de bioinformática, uma forma menos tóxica de melhorar a ereção.
Fruto de um estudo sobre os efeitos da picada do aracnídeo, que vem sendo realizado há 10 anos, a pesquisa mostrou que, com menos da metade dos aminoácidos presentes no peptídeo (pequena proteína) do veneno, foi possível sintetizar um remédio eficaz.

PARA REFLETIR

O Fundo da Piscina !!!
Um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Alguem intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito. O nadador sorriu respondeu: Há alguns anos eu era um professor de natação. Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim. Certa noite, eu não conseguia dormir, e fui até a piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube. Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente. Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem. Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz para nos salvar pelo seu precioso sangue. Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram a mente e me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus. Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos. Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina. Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar. Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, sempre que vou até piscina molho o dedão do pé antes.Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar, ou retardar as coisas, pois, tudo acontecerá no seu devido tempo e esse tempo é o tempo Dele e não o nosso... Repasse, alguém pode estar precisando ler este texto hoje. Que DEUS continue abençoando a todos!👆 Não deixem de ler, é muito lindo...

domingo, 23 de agosto de 2015

QUEM DIRIA, O GUAJIRU AJUDA A PREVENIR O CÂNCER.

Fruto amazônico pode diminuir riscos de câncer, diz pesquisa da USP

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto (SP), descobriram que substâncias presentes no guajiru – fruto amazônico que é normalmente consumido como suco e geleia – podem diminuir os riscos de câncer. Segundo a pesquisa, feita em parceria com uma universidade do Texas, a fruta tem um efeito anti-inflamatório sobre a doença.
Popularmente, as folhas do guajiruzeiro são utilizadas para chás que ajudam na diminuição dos níveis de glicose no sangue. Já o fruto é conhecido no meio científico por possuir compostos químicos importantes para prevenção de doenças.
Os testes com o guajiru em células com ou sem tumores começaram há três anos e os pesquisadores observaram que as substâncias presentes no fruto reduziram os danos em moléculas de DNA. “Aqui no Brasil realizamos ensaios em ratos e verificamos a integridade do DNA desses animais e descobrimos que o fruto do guajizeiro diminui os danos induzidos”, afirmou o pesquisador Vinicius de Paula Venâncio, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão (FCFRP).  Do blog terra mipibu: Esse fruto é enconcontrado em algumas das lagoas de Nísia Floresta.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

CIÊNTISTA DESENVOLVE CÉREBRO HUMANO

Cientista diz que desenvolveu cérebro humano em laboratório nos EUA

Modelo feito na Universidade de Ohio tem maturidade de feto de 5 semanas.
Cérebro foi desenvolvido a partir de células da pele humana.

Da AFP
Imagem do cérebro desenvolvido em laboratório mostra as diferenres regiões do órgão (Foto: Cortesia da Universidade de Ohio)Imagem do cérebro desenvolvido em laboratório
mostra as diferenres regiões do órgão
(Foto: Cortesia da Universidade de Ohio)
Cientistas americanos conseguiram fazer crescer em um laboratório uma versão quase completa de um pequeno cérebro humano, algo que, segundo alegam, pode representar um avanço crucial para o tratamento de doenças neurológicas.
Rene Anand, professor da Universidade Estadual de Ohio, conseguiu fazer crescer um cérebro com uma maturidade similar a de um feto de cinco semanas, informou a universidade.
"Não apenas se parece com um cérebro em desenvolvimento, seus diversos tipos de células expressam quase todos os genes como um cérebro", disse Anand.
Com o tamanho de uma ervilha, o cérebro inclui múltiplos tipos de células, todas as principais regiões do cérebro e uma medula espinhal, mas carece de sistema vascular, explicou a universidade. O modelo foi desenvolvido a partir de células de pele humana e, segundo os cientistas, é o modelo de laboratório mais completo conhecido até agora.
Anand apresentou seu trabalho nesta terça-feira (18) durante um evento militar sobre saúde na Flórida.
Em geral, os avanços científicos importantes são divulgados em publicações especializadas, após avaliações de comitês independentes.
Anand e um colega fundaram uma empresa em Ohio para comercializar o sistema de crescimento cerebral, segundo a universidade.
"O poder deste modelo de cérebro é um bom presságio para a saúde humana porque nos dá opções melhores e mais relevantes para testar e desenvolver tratamentos que em roedores", afirmou Anand em um comunicado.  ciência e saude

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A CADA MINUTO 28 RELÂMPAGOS


Conheça o local atingido por 28 relâmpagos a cada minuto


Por Marina Demartini
TempestadeCatatumbolightning/creativecommons
A cada minuto, 28 relâmpagos atingem a área onde o lago Maracaibo e o rio Catatumbo se encontram, na Venezuela. O local, segundo o livro Guinness dos Recordes, tem a mais alta concentração de relâmpagos do mundo - 250 por quilômetro quadrado.
Também chamado de Relâmpago do Catatumbo ou Tempestade Eterna, o fenômeno é registrado desde o século 16. Ele ilumina o céu venezuelano todas as noites durante nove horas seguidas.
Muitas teorias já foram feitas sobre o evento. No entanto, a mais aceita pelo meio acadêmico é que ele acontece devido à combinação da topografia e das correntes de ar que circulam no lugar.
"Muitos desses lugares cheios de relâmpagos apresentam características comuns em seu terreno: cadeias de montanhas acentuadas, uma costa muito entrecortada ou uma combinação dos dois", explicou Daniel Cecil, da equipe de estudos de raios do Centro Global de Hidrologia e Clima da Nasa, em entrevista à BBC.
Segundo ele, tais características criam um sistema de aquecimento e resfriamento que podem aumentar a chance de tempestades de raios.
Localizado em uma bifurcação dos Andes, o lago passa pela cidade de Maracaibo e tem fim no Mar do Caribe. Devido à cordilheira que circunda o lugar, os ventos quentes do Caribe se encontram com o ar frio que desce das montanhas.
Tal choque faz com que o ar quente suba e forme nuvens cúmulo-nimbo que alcançam 12 quilômetros de altura. Dentro delas, gotas de água vindas do ar quente e úmido se chocam com os cristais de gelo do ar frio.
Isso produz descargas estáticas que dão início à série de tempestades elétricas. Elas são tão brilhante que podem ser vistas a uma distância de até 400 quilômetros do lago.
Muitas destas informações foram colhidas durante 17 anos por instrumentos a bordo de um satélite que orbita a Terra a cerca de 400 quilômetros de altitude.
Parte da Missão de Medição da Pluviosidade Tropical (TRMM, na sigla em inglês), o projeto é comandado pela Nasa e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

Já deu trégua, mas voltou

O número das tempestades tem seu ápice em outubro, devido às fortes chuvas. Nos meses de janeiro e fevereiro, que são os mais secos, o número de raios diminui.
No entanto, foram poucas as vezes que os raios despareceram totalmente dos céus da região. A primeira vez registrada foi em 1906. O fenômeno não apareceu por três semanas após um terremoto e um tsunami que aconteceram na localidade.
Já em 2010, uma seca causada por outro fenômeno natural, o El Niño, também levou à suspensão temporária das tempestades elétricas. SUPERINTERESSANTE

ABC F. C. NO ANO DO CENTENÁRIO NÃO VAI BEM, MAS SEMPRE FOI GRANDE.

Ferdinando Teixeira destaca lançamento de livro sobre ABC no ano do centenário

abc_livroDentro de campo, os resultados não são os melhores, mas em ano de centenário é importante resgatar a história vitoriosa de um clube como o ABC. Essa é a opinião de um dos profissionais mais vitoriosos da trajetória do “Mais Querido, o ex-treinador Ferdinando Teixeira.
Para Ferdinando, uma obra como “O Rosto Alegre da Cidade”, livro do jornalista Rubens Lemos Filho com 67 crônicas sobre a história do ABC, a ser lançado na próxima quinta-feira (20), vem engrandecer e coroar o resgate dessa história. “Um clube como o ABC, com 100 anos de história e mais de 50 títulos, merece ter sua história relembrada e bem contada”, afirma.
“O Rosto Alegre da Cidade” será lançado a partir das 19h, na sede do Clube dos Radioamadores do RN. Trata-se de um relato apaixonado sobre os grandes momentos do clube alvinegro, feito por quem o acompanha devotadamente há 38 anos. Lá estarão as histórias do Alvinegro, como o time de 83, que fez 114 no Campeonato Potiguar, as grandes decisões, os bastidores, etc.
Indagado sobre o inevitável contraste entre as equipes vitoriosas imortalizadas no livro e o mau momento do time do ABC no Campeonato Brasileiro da Série B, em pleno ano de centenário, Ferdinando Teixeira não titubeia: “Melhor nem comparar porque a diferença é tão grande que o torcedor que comparar não vai ao estádio. Se for comparar, não vai ninguém ao estádio. No ano do centenário, o time do ABC deveria ter sua torcida ao seu lado, o que infelizmente não vem acontecendo pelo momento do clube”. Robson Pires

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

POR QUE SEU CACHORRO FICA TÃO FELIZ QUANDO VOCÊ CHEGA EM CASA?

Ao contrário dos gatinhos, os cachorros perdem totalmente a cabeça quando seus donos chegam em casa depois de qualquer período longe. É uma felicidade que não cabe dentro deles. Agora, especialistas explicam por quê.

Chamado da natureza

Para entender o comportamento dos cachorros, precisamos entender que eles são descendentes de lobos (ou, pelo menos, possuem um ancestral comum).
As duas espécies foram separadas há cerca de 10.000 a 15.000 anos, então quaisquer inferências sobre suas semelhanças são pura especulação. Ainda assim, pesquisadores creem que os cães são categoricamente diferentes em virtude do fato de que seus antepassados buscaram ativamente a companhia de seres humanos.
O neurocientista Gregory Berns afirma que há uma diferença fundamental entre lobos modernos e aqueles que viveram há muito tempo. De acordo com ele, os ancestrais que passaram a conviver em torno de seres humanos tinham que ter sido os mais sociais dos lobos. Estes eventualmente evoluíram e se tornaram cães fofinhos, como a gente conhece hoje.
O restante da população loba estava entre os mais antissociais desses animais, e não queria ter nada a ver com os seres humanos.
Dito isto, no entanto, Berns confirma que podemos ver claramente comportamentos em lobos que são semelhantes aos expressos pelos cães.
Por exemplo: lobos cumprimentam uns aos outros por lamber os rostos. Para estes animais, o comportamento não só é importante socialmente, como é também uma forma de verificar e determinar o que os outros lobos trouxeram para casa em termos de alimentos.
Cães selvagens se comportam de maneira semelhante.

Sociabilidade

A grande mudança em termos de sociabilidade adaptativa tem sido a capacidade de cães domesticados de interagir com os seres humanos usando nossos próprios sinais de comunicação, tais como olhares e gestos.
A especialista em cachorros Jessica Hekman tem estudado comportamentos de cumprimento de lobos. De acordo com ela, alguns dos comportamentos específicos dos lobos se assemelham com comportamentos de cães, mas são muito mais ritualizados. Ela testemunhou um estudo comportamental em que lobos que se conheciam bem tinham sido separados por alguns dias e colocados juntos de volta. Os rituais de saudação foram fascinantes, com lobos de abaixando e lambendo o queixo dos subordinados.
Nós podemos ver estes comportamentos em cães, mas, mais esporadicamente, sem tanta intensidade.
Ao mesmo tempo, os cães exibem comportamentos que são marcadamente diferentes dos lobos.
Como Hekman explicou, uma das diferenças mais dramáticas entre cães e lobos é a capacidade dos cães de aceitar novidade. Simplificando, os cães são menos medrosos do que os lobos.

Como é que é?

Isso pode soar um pouco estranho, especialmente porque um lobo parece muito mais fatal. Mas é aí que reside a diferença: lobos podem optar por medidas proativas para se protegerem, usando os dentes. Já os cães são muito menos propensos a fazer isso.
Na verdade, dada a sua ascendência, é notável que os cães se deem tão bem com os seres humanos. Como Berns aponta, a sociabilidade acabou por ser uma adaptação bastante poderosa, que tem funcionado muito melhor para os cães do que para os lobos.

É só olhar para ver

Existem muitos mais cachorros no mundo do que lobos. Ou seja, os cães provaram ter uma estratégia evolutiva altamente eficaz. Há na ordem de dezenas de milhões de cães em todo o mundo, por isso, em muitos aspectos, eles têm evoluído “melhor” do que os lobos.

Como os cães veem os humanos

Um aspecto fundamental da pesquisa de Berns é estudar como os cães nos veem. Nós, seres humanos, sabemos que os cães são uma espécie separada, mas os cães também estão cientes desta diferença? Ou será que eles nos veem como seus semelhantes, ou como algum tipo de cão estranho?
Segundo Berns, os cães que são apresentados com determinados cheiros em scanners podem claramente dizer a diferença entre outros cães e seres humanos, e também discernem e reconhecem odores familiares e estranhos. Em particular, o cheiro de um ser humano familiar evoca uma resposta de recompensa no cérebro dos cães.
Nenhum outro cheiro faz isso, nem mesmo o de um outro cachorro que eles conheçam.
Isso significa que eles sabem que nós somos diferentes, e há um lugar especial no cérebro deles só para nós.

Amor racional?

Berns salienta que os cachorros são afeiçoados a seus donos não apenas por motivos de alimentação. Eles amam a companhia de seres humanos para seu próprio bem.

Tão feliz em ver você

Praticamente todos os especialistas concordam que os cães sentem uma felicidade que é comparável a que os seres humanos sentem.
Cães obviamente não têm as mesmas capacidades linguísticas, e que não são capazes de representar as coisas que pensam como nós. Como os cães não entendem nomes de pessoas, os pesquisadores suspeitam que eles têm uma resposta emocional ainda mais pura. E suas mentes são preenchidas com todos os tipos de conceitos abstratos.
Também é importante considerar o grau de apego. As saudações particulares de um cão são dependentes de vários fatores, tais como seu temperamento, a personalidade do proprietário, a natureza de seu relacionamento, o nível de estresse e ansiedade, e a tendência/capacidade do cão para o autocontrole.

Mas por que TÃO FELIZES?

O nível exagerado de saudação que pode ser observado em alguns cães é provavelmente devido ao fato de que eles ainda não aprenderam a aceitar a possibilidade da separação não voluntária de seus donos. Os cães provavelmente tiveram um dia muito chato longe de seus proprietários, o que pode ser especialmente desagradável para um animal social.
Então, além de ficarem felizes em nos ver, eles provavelmente estão sentindo algum alívio de que alguma coisa interessante vai acontecer, como ir para uma caminhada, ou ter alguém por perto.

Como cumprimentar seu cão de volta

É óbvio que é importante responder ao seu cão quando você chega em casa, mas, de acordo com Marcello Siniscalchi, um médico veterinário da Universidade de Bari, como você deve reagir dependerá do contexto da situação e as necessidades do próprio cão.
Segundo ele, alguns cães precisam ser recebidos. Já com outros, é melhor evitar qualquer escalada no nível de excitação. Outros ainda precisam aprender estratégias para lidar com o estresse associado ao desapego. Do blog: Na minha casa tem uma cachorra chamada Cinderela que é uma coisa de inteligente, daquele jeito nunca vi.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

A CURA DA ENXAQUECA PODERÁ ESTÁ PRÓXIMO.

EnxaquecaThinkstock
Um estudo publicado no Jornal de Cirurgia Craniofacial revelou um procedimento que pode melhorar a vida de 10% da população mundial. Pesquisadores da Universidade de Parma, na Itália, descobriram um novo método cirúrgico que elimina os sintomas da enxaqueca em 90% dos pacientes.
A enxaqueca é uma dor relacionada à compressão de nervos na cabeça. Para liberar essa pressão, os médicos italianos fizeram pequenos cortes em músculos localizados na região frontal ou na parte occipital do cérebro.
O procedimento precisa apenas de uma anestesia local para fazer um corte, de poucos centímetros, no couro cabeludo. Segundo o estudo, a cirurgia dura cerca de duas horas e os pacientes são liberados após uma noite de descanso.
Participaram do estudo 43 homens e mulheres, entre 18 e 75 anos. Todos eles tinham mais de 15 enxaquecas ou dores de cabeça crônicas diárias. A pesquisa colheu dados desses pacientes durantes os anos de 2011 e 2013.
Dos 43 indivíduos, 15 foram monitorados durante esses dois anos. Desses, 14 (93,3%) relataram uma resposta positiva para a cirurgia. Cinco deles (33,3%) não tiveram mais enxaquecas. Além disso, nove (60%) sentiram uma redução de pelo menos 50% na intensidade ou frequência da dor. Apenas um (6%) não notou qualquer alteração.
A enxaqueca, segundo a OMS, atinge 10% da população de todo o planeta. No entanto, a doença é três vezes mais comum em mulheres, devido alterações hormonais e o uso de anticoncepcionais. Caracterizada por uma dor constante e forte, acompanhada de náuseas, uma crise de enxaqueca pode durar entre 4 a 72 horas. SUPERINTERSSANTE.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO É BASE DE TUDO, POR QUE BLOQUEIO?


Bloqueios de recursos poderão atrasar Plano Nacional de Educação, diz CNE

Publicado em Quarta, 05 Agosto 2015 15:17
Os bloqueios de recursos no Orçamento para a educação poderão atrasar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), disse o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Gilberto Garcia, nesta segunda-feira (3/8). "Não temos ainda um cálculo do que possa representar esses atuais cortes no desenvolvimento da educação, mas eu acho que um retardo, sim. Não um impacto negativo no sentido de resultados finais, mas um impacto negativo, talvez, no tempo de implementação". Ele participou do Reunião Ordinária Intinerante do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Maceió.
Ao todo, este ano, foram contingenciados no setor cerca de R$ 10,6 bilhões. "Um plano que é decenal, ele pode ser prejudicado nas suas metas e nas suas estratégias por esse expediente. Se temos uma previsão legal e, no meio do caminho, ela tem que ser repensada, tem que ter um esforço muito grande compensatório", acrescentou.
O PNE, sancionado no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, estabelece metas e estratégias para melhorar desde a creche até a pós-graduação, passando pela formação e a valorização dos professores. O plano estabelece que em dez anos, o Brasil invista pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB), por ano, em educação.
"Quando o Brasil trabalhou a ideia dos 10% do PIB, trabalhou em uma perspectiva de aumentar a capacidade de investimento na educação, de dispêndio, agora, com o corte, temos que saber a dimensão disso no que é essencial", ressaltou o conselheiro do CNE e presidente da comissão bicameral que trata do PNE, Moacir Feitosa.
No primeiro dia de reunião, o CNE aprovou um documento que pede o cumprimento da Lei dos Royalties (Lei 12.858/2013), que destina 75% dos royalties da exploração do petróleo e gás do pré-sal para a educação e 25% para a saúde. Além de 50% dos recursos do Fundo Social para o cumprimento do PNE.
"Estamos tentando com uma manifestação política madura e equilibrada desbloquear esse entrave no repasse dos recursos", disse Feitosa. "Estamos tentando evitar um descumprimento da lei, derrubada ou modificação da partilha dos recursos do pré-sal, que são fundamentais para a educação", completou.
O documento será encaminhado, na próxima segunda-feira (10), para as presidências do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados, além das comissões de Educação do Senado e Câmara. O primeiro ano do PNE foi tema do primeiro dia da reunião ordinária itinerante do CNE, que ocorre até quinta-feira (6).
Manifestação
Em greve, professores do ensino superior e das escolas públicas fizeram atos na porta do hotel onde ocorre o evento e no auditório. Com cartazes, eles criticavam os cortes na educação. Os professores e trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal de Alagoas estão em greve. Também estão há 18 dias parados os professores estaduais da educação.
Alagoas
Alagoas é o estado com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) do Brasil, de acordo com os dados divulgados em 2013. O estado tem também o mais baixo indicador de qualidade na educação pública do país, um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,7 entre as escolas públicas.
Na abertura do evento, o governador do estado, Renan Filho (PMDB), disse que sem melhorias na educação "não há como avançar na velocidade dos outros estados". Sobre a greve dos professores, o vice-governador Luciano Barbosa declarou que o governo não tem recursos para atender à demanda dos docentes e apontou a crise nacional como um dos motivos.
"Em Alagoas, quando a gente olha para o PNE, com todos os desafios e todos os números, vemos que vamos ter que nos desdobrar para atingir o que está ali. Mas, historicamente a gente não tem sentido vontade política", destacou o presidente do Conselho Estadual de Educação de Alagoas, Jairo José Campos. Segundo ele, nada do que está no plano anterior foi cumprido.
O CNE é um órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo institucional elaborar atos normativos (súmulas, pareceres e resoluções) que regulamentam leis e políticas públicas educacionais. É formado por 22 conselheiros nomeados pela Presidência da República, indicados por sociedades científicas e instituições ligadas ao ensino e à pesquisa.

RIO SÃO FRANCISCO PODERÁ SER A SAÍDA, NÃO PARA OS POBRES.

Transposição do São Francisco fica para 2017

i349134
As regiões do sertão e do agreste de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte ainda terão de aguardar por muito tempo até que a água do Rio São Francisco passe a banhar seus municípios. Prevista inicialmente para ser entregue no ano 2000, a Transposição do São Francisco teve seu cronograma de conclusão reescrito diversas vezes.
Até o início deste ano, previa-se ainda que o empreendimento seria 100% concluído no primeiro semestre de 2016. Agora, segundo o Ministério da Integração, responsável pelas obras, a conclusão do empreendimento passou para 2017. O que permanece nos planos, por enquanto, é a perspectiva de que ao menos parte do projeto seja entregue no ano que vem.
A transposição é apenas uma das iniciativas atrasadas que envolvem o principal rio da região Nordeste. O plano de ações de revitalização das bacias do São Francisco e Parnaíba, que até o ano passado tinha previsão de ser concluído em dezembro, já foi reprogramado para 2018. A entrega de dois grandes ramais de ligação à transposição – Adutora do Agreste (PE) e Adutora Vertente Litorânea (PB) – deveria ter ocorrido no mês passado, mas já ficou para o ano que vem.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

POR QUE OS CABELOS BRANCOS APARECEM?

cabelos brancos grisalhos
A maioria de nós encontra nossos primeiros cabelos cinzas perto dos 30 anos, geralmente nas têmporas, e mais tarde em todo o couro cabeludo. Enquanto muitas pessoas acham o visual grisalho atraente, outros se dedicam muito a esconder esses sinais.
O professor de dermatologia do Hospital Epworth, na Universidade de Melbourne, Rodney Sinclair explica, em um artigo publicado no site The Conversation, que a “regra de ouro” do cabelo grisalho é que, aos 50 anos de idade, metade da população perde a cor em 50% do seu cabelo.
Quando os pesquisadores testaram essa regra, descobriram que 74% das pessoas com idade entre 45 e 65 tinham cabelos grisalhos, com uma intensidade média de 27%. Geralmente, os homens têm mais cabelos brancos do que as mulheres, e asiáticos e africanos têm o cabelo menos cinza do que caucasianos.

O que determina a cor do cabelo?

A cor do cabelo é produzida por células conhecidas como melanócitos, as quais migram para o bulbo capilar à medida que os folículos pilosos se desenvolvem no útero. Os melanócitos produzem o pigmento que é incorporado nas fibras capilares em crescimento para produzir uma enorme gama de tons naturais de cabelo.
A cor dos fios depende da presença e proporções de dois grupos de melaninas: eumelaninas (pigmentos marrom e preto) e feomelaninas (pigmentos vermelho e amarelo). Embora as variações na proporção desses pigmentos possa produzir um grande número de cores e tons, irmãos muitas vezes têm cores de cabelo notavelmente semelhantes.
A cor também varia de acordo com o local do corpo, sendo que os cílios são mais escuros porque contêm altos níveis de eumelanina. Os que saem do couro cabeludo geralmente são mais claros do que os pelos pubianos, que muitas vezes tem uma coloração avermelhada, devido à presença de mais pigmentos de feomelanina. O tom avermelhado também é comum em pelos nas axilas e na barba, mesmo em pessoas com cabelo essencialmente marrom em seu couro cabeludo.

Muitas variantes

Hormônios, tais como o hormônio estimulador de melanócitos, podem escurecer cabelos mais claros, assim como pode fazer a presença de níveis elevados de estrogênio e progesterona, que são produzidos durante a gravidez. Certos medicamentos, tais como aqueles para prevenir a malária, podem clarear o cabelo, enquanto alguns medicamentos para epilepsia podem escurecê-lo.
Crianças loiras tendem a ver o seu cabelo escurecer em torno dos sete ou oito anos de idade. O mecanismo para isso é desconhecido e provavelmente não relacionado com hormônios, já que o escurecimento precede a puberdade em alguns anos.
Além disso, pais de primeira viagem muitas vezes acham que o primeiro revestimento de cabelo de seu bebê é mais escuro do que o esperado. Isso porque não é até que esta primeira leva de cabelo seja eliminada e substituída, entre oito e doze meses de idade, que há uma clara indicação da cor real do nosso cabelo.

Crescimento

O crescimento do cabelo humano é cíclico. Durante a fase anágena, o cabelo cresce continuamente a uma taxa de 1 centímetro por mês. Esta fase pode durar de três a cinco anos no couro cabeludo e produzir cabelos que crescem de 36 a 60 centímetros de comprimento.
No final da fase anágena, o folículo se desliga, pára o crescimento do cabelo e permanece desligado durante três meses. Perto do final desta fase de repouso (telógena), o cabelo cai e o folículo permanece vazio até que a fase anágena do ciclo seja reiniciada.
A produção de pigmentos também liga e desliga de maneira coordenada com o ciclo do cabelo. Quando as células de pigmento desligam no final de um ciclo e não se ligam novamente com o início do ciclo seguinte, o cabelo fica cinzento.

Perda da cor

Os fatores genéticos parecem ser importantes para determinar quando ficamos grisalhos. Gêmeos idênticos parecem ficar grisalhos com idade, proporção e padrão similares e, no entanto, ainda não identificamos os genes que controlam este processo.
Não há nenhuma evidência para vincular o aparecimento de cabelos brancos ao estresse, dieta ou estilo de vida. Certas doenças autoimunes, tais como vitiligo e alopecia areata, podem danificar células de pigmentos e induzir o embranquecimento dos fios. No entanto, estas condições são incomuns e podem explicar apenas uma pequena fração do processo.
O embranquecimento precoce ocorre em síndromes de envelhecimento precoce, como as síndromes de Huntchinson-Gilford e de Werner, nas quais todos os aspectos do envelhecimento no corpo são acelerados. Pessoas afetadas por anemia perniciosa, doença autoimune da tiroide ou síndrome de Down também podem apresentar cabelos grisalhos prematuramente.

Por que a produção de pigmento não “liga” de novo?

No final de cada ciclo do cabelo, alguns melanócitos produtores de pigmento são danificados e morrem. Se o reservatório de células-tronco de melanócitos na parte superior do folículo de cabelo repõe o bulbo, ele mantém a produção de pigmentos. Mas quando o reservatório se esgota, a produção de pigmento para e o cabelo fica cinza.
Segundo Sinclair, para impedir que o cabelo fique cinza, seria necessário ou prolongar a vida dos melanócitos no bulbo piloso – protegendo-os contra danos – ou expandir o reservatório de células estaminais de melanócitos na parte superior do folículo piloso para que eles continuem a substituir as células de pigmento perdidas.
Um grupo de cientistas franceses identificou uma nova série de agentes que protegem melanócitos foliculares do cabelo de danos no final do ciclo do cabelo. Isto permite que a produção de pigmento se reinicie assim que o próximo ciclo do cabelo começa.
Os agentes funcionam imitando a ação de uma enzima chamada dopacromo tautomerase. Esta enzima é o antioxidante natural do bulbo capilar, que protege os melanócitos dos efeitos negativos da oxidação. Ao duplicar os efeitos da dopacromo tautomerase, o metabolismo e a sobrevivência dos melanócitos melhora.
Os novos agentes devem se transformar em um produto que pode ser aplicado como um serum em spray ou xampu, mas não farão com que a cor volte aos cabelos brancos ou ressuscitarão as células mortas que produzem a cor do cabelo. Em vez disso, eles protegem seus melanócitos.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

POR QUE NÃO LEMBRAMOS DE QUANDO ERAMOS BEBÊS ?

Mundo dos bebês memorias de quando eramos bebes
Praticamente ninguém tem lembranças dos seus primeiros anos de vida, mas não é porque seres humanos são incapazes de reter informações quando pequenos.
De acordo com a ciência, pode ser que não nos lembramos de nada porque, nessa idade, nossos cérebros ainda não desempenham uma função que agrupa informações em padrões neurais complexos que conhecemos como “memórias episódicas”.

Mundo dos bebês: entre lembrar e lembrar com detalhes

É claro que as crianças se lembram de fatos como quem são seus pais, ou que devem dizer “por favor” antes de pedir algo a alguém. Isso é chamado de “memória semântica” e prova que, mesmo muito pequenos, nós podemos reter informações.
No entanto, em algum momento entre as idades de dois e quatro anos, as crianças não têm “memória episódica” – memória sobre os detalhes de um evento específico.
Estas memórias são armazenadas em várias partes da superfície do cérebro, ou “córtex”. Por exemplo, a memória de som é processada nos córtices auditivos, nas laterais do cérebro, enquanto a memória visual é gerida pelo córtex visual, na parte de trás. A região do cérebro chamada de hipocampo une todos esses “pedaços” de informações.

Buquê de memórias

“Se você pensar em seu córtex como um canteiro de flores, há flores em todo o topo de sua cabeça. O hipocampo, dobrado muito ordenadamente no meio de seu cérebro, é responsável por puxar todas elas e amarrá-las em um buquê”, explica Patricia Bauer, da Universidade Emory, em Atlanta (EUA). “A memória é o buquê – o padrão neural de ligações entre as partes do cérebro onde uma lembrança é armazenada”.

É melhor não lembrar

Então, por que as crianças geralmente não conseguem gravar episódios específicos até a faixa etária de dois a quatro anos? Pode ser porque essa é a época na qual o hipocampo começa a “amarrar” fragmentos de informação.
Segundo a psicóloga Nora Newcombe, da Universidade Temple, na Filadélfia (EUA), pode haver uma razão para isso. A memória episódica pode ser desnecessariamente complexa num momento em que a criança está começando a aprender como o mundo funciona.
“Eu acho que o principal objetivo dos dois primeiros anos é adquirir conhecimento semântico. Desse ponto de vista, a memória episódica pode realmente ser uma distração”, argumenta Newcombe.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

FERTILIDADE MASCULINA EM QUEDA

Isaac Ribeiro
Repórter

Apesar de haver várias suspeitas, ainda não se sabe ao certo o motivo para a fertilidade masculina estar em queda no mundo. Estudos apontam que o homem perdeu, em média, 50% da produção de espermatozóides em 50 anos. As possíveis causas para isso estão ligadas ao estilo de vida agitado das grandes cidades; muito estresse, má alimentação, sedentarismo e até mesmo o uso inadequado e excessivo de novas tecnologias e equipamentos eletrônicos. Outros fatores ambientais e idade também estão entre as possíveis causas.

A verdade é que o homem está  com a produção de espermatozóide diferente de tempos atrás. E isso está ligado a seus hábitos — inclusive sociais — e ao meio em que vive. Beber, fumar e comer em excesso causam um impacto negativo no padrão de sêmen. As centenas de  substâncias presentes no cigarro e nas bebidas alcoólicas aumentam o estresse oxidativo sistêmico, empobrecendo a qualidade do esperma.

E em Natal a história não é diferente. Segundo o ginecologista Fábio Macedo, especialista em Reprodução Assistida, a infertilidade masculina em Natal é crescente, o que não chega a ser uma surpresa para o médico, pois acompanha os padrões de fertilidade dos natalenses há mais de vinte anos.  “A idade masculina também afeta o sêmen. Não na mesma proporção que afeta a mulher. O homem tem uma queda no índice, progressivamente depois que entra nos 40, 45, 50, não na dramaticidade que tem, obviamente, da menopausa”, comenta, mostrando-se preocupado também com novos comportamentos da juventude. “Essas novas tecnologias e esta nova geração que começa a ficar dependente de novas tecnologias, o que vai a acontecer com a libido dessa turma, com o desejo sexual deles?”

Espermograma de rotina
Além de cuidados com a alimentação, com a prática regular de atividades físicas, o não consumo de drogas ilícitas, ou seja, vida saudável, Fábio Macedo acredita ser necessária a realização de um espermograma de rotina quando o jovem complementar 18 anos de idade. “Seria um exame de base, independente se está pensando em casar ou não. Primeiro, porque pode  descobrir algo que ia acontecer mais à frente. Quando for casar, não vai ficar dez anos tentando. Segundo, que esse exame serve de comparativo pro futuro.”

Paciente de siUma fato interessante: o próprio Fábio Macedo, especialista em processos de fertilização e reprodução humana, tornou-se paciente dele mesmo. Ao tentar uma segunda gestação com sua esposa, encontrou dificuldades. Ao investigar o que estava acontecendo, realmente constatou algo errado. “Tive alteração na concentração de espermatozóides e no meu segundo filho a gente se submeteu à técnica de reprodução assistida, aqui na própria clínica. Houve uma queda no meu nível de concentração de espermatozóide de uma maneira inexplicada. Eu tinha 41 anos. Para facilitar o processo, eu fiz uma inseminação”, conta o médico.

O espermograma é o exame laboratorial que avalia a fertilidade masculina e a qualidade de sêmen do paciente. Porém Fábio Macedo põe em xeque a eficácia do teste caso seja realizado uma única vez. “Um exame apenas não dever ser conclusivo. O sêmen que a gente está liberando hoje já foi produzido há 90 dias. Você lembra o que você fez ou que aconteceu há 90 dias? Não lembra. Uma febre, uma infecção, uma virose, algo que influenciou a produção.” TRIBUNA DO NORTE