segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A NATUREZA E O HOMEM (FATOR CLIMÁTICO)


29/09/2014 18h16 - Atualizado em 29/09/2014 18h16

Estudo culpa aquecimento global por eventos climáticos extremos de 2013

Cientistas avaliaram 16 casos de extremos climáticos em 2013.
Mudanças climáticas aumentaram risco de 9 desses eventos ocorrerem.

Da Associated Press
Chuvas intensas em partes da Índia foram um dos extremos climáticos analisados por estudo publicado nesta segunda-feira (Foto: AP Photo/ Rajesh Kumar Singh, File)Chuvas intensas em partes da Índia foram um dos extremos climáticos analisados por estudo publicado nesta segunda-feira (Foto: AP Photo/ Rajesh Kumar Singh, File)
Cientistas que avaliaram 16 casos de extremos climáticos que ocorreram ao redor do mundo em 2013 culpam o aquecimento global provocado pelo homem por mais da metade deles.
Pesquisadores descobriram que as mudanças climáticas aumentaram as chances de 9 desses eventos extremos ocorrerem: as ondas de calor na Austrália, Europa, China, Japão e Coreia; as chuvas intensas em parte dos Estados Unidos e Índia; além das secas severas na Califórnia e na Nova Zelândia.
Os cientistas não conseguiram encontrar uma ligação com o aquecimento global nos casos de uma nevasca precoce na Dakota do Sul, nos EUA; de tempestades atípicas na Alemanha e nos Pirineus; de chuvas fortes no Colorado e no sul e centro da Europa; além de uma primavera gelada na Grã-Bretanha.
A Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos organizou os cientistas para a publicação de 22 estudos nesta segunda-feira (29) sobre os extremos climáticos de 2013 em uma edição especial do "Boletim da Sociedade Meteorológica Americana".
"Não é sempre um fator único que é responsável pelos extremos que vemos", disse o diretor do Centro de Informações Climáticas da NOAA, Tom Karl. "A variabilidade natural é sempre parte de qualquer evento climático extremo."
Durante anos, cientistas disseram que não poderiam atribuir eventos climáticos específicos - como uma seca, onda de calor ou tempestade - ao aquecimento global provocado pelo homem. Mas com o aprimoramento dos modelos computacionais e novas pesquisas, em alguns casos, os cientistas podem ver de que maneira as chances de ocorrência de determinados eventos aumentam - ou não - por causa da mudança climática.
Outros pesquisadores questionam se seria útil ou preciso focar em eventos climáticos específicos.
Os editores da compilação de estudos de 108 páginas escreveram que as pessoas e os animais tendem a ser mais afetados pelos extremos climáticos do que por outras mudanças em geral. O público com frequencia conecta eventos extremos às mudanças climáticas, por vezes erroneamente, por isso análises científicas como essas "podem ajudar a informar a compreensão pública sobre as mudanças ambientais", diz o documento.
Influência gritante
O relatório busca descobrir como o aquecimento provocado pelas atividades do homem influencia o clima, diz o meteorologista Martin Hoerling, da NOAA, um dos editores do relatório.
A influência da ação do homem no ano mais quente da Austrália em mais de um século é gritante, dizem os editores do relatório. "É quase impossível" explicar o calor excessivo da Austrália em 2013 sem recorrer às mudanças climáticas, diz Peter Stott, do Departamento de Meteorologia do Reino Unido.
O evento climático cuja análise foi mais complexa foi a seca da Califórnia, único dos extremos que continuou este ano. Três equipes estudaram de diferentes maneiras a seca recorde do estado.
Duas equipes não conseguiram encontrar uma ligação entre o aquecimento global e as temperaturas da água e do ar, mas uma terceira equipe, da Universidade de Stanford, olhou  para os padrões de altas pressões do ar e encontraram uma conexão.
"O relatório como um todo é uma reflexão de que, cada vez mais, futuros extremos climáticos ao redor do globo serão atribuídos às mudanças climáticas provocadas pelo homem", diz o cientista Jonathan Overpeck, da Universidade do Arizona, que não fez parte da pesquisa.
No caso de dois extremos climáticos de 2013 - a primavera gelada da Grã-Bretanha e as chuvas de setembro no norte do Colorado - o relatório constatou que o aquecimento global na verdade atuou para diminuir as chances de eles acontecerem.               Revista ciência e saude

sábado, 27 de setembro de 2014

DE OLHO NO MEC

Reajuste do piso do magistério: a luta continua!

Cnte-banner-nota-publica
Passada a mobilização em torno do Plano Nacional de Educação (a luta agora fica por conta da elaboração democrática e aprovação dos planos subnacionais até 24/06/2015), a CNTE convoca a categoria para atuar em defesa da Lei do Piso (no 11.738), em especial pela valorização real (acima da inflação) do valor do piso. Para 2015, a estimativa de crescimento do piso nacional não deverá ser inferior a 13%, à luz do crescimento consolidado do valor per capita do Fundeb entre 2012 e 2013.

COPANHEIROS PROFESSORES DE OLHO NO GATO E O OUTRO NA SARDINHA.


NÃO É POSSÍVEL MAIS UMA VEZ O MEC IRÁ TIRAR DIREITOS EM PERCENTUAIS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA 2015 QUE ESTÁ PROJETADO UM NÚMERO ACIMA DE 13%, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE EM 2013/2014 O NOSSO REAJUSTE SERIA 19% E O PRÓPRIO ÓRGÃO DO GOVERNO FEDERAL SACANEOU E BAIXOU PARA 7,9%.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

OLHE O QUE ACONTECE COM OS PUXA SACOS.


prejudicar até o chefe que bajula

Rita Trevisan e Suzel Tunes
Do UOL em São Paulo



  • Getty Images
    É importante que o chefe saiba diferenciar o puxa-saco do profissional solícito
    É importante que o chefe saiba diferenciar o puxa-saco do profissional solícito
Figura folclórica no ambiente de trabalho, o puxa-saco é o sujeito que chega todos os dias antes do chefe –e sempre vai embora depois dele, concorda com tudo o que o seu superior diz e, pior, está em todo lugar. "O bajulador é uma figura muito malvista, mas ainda muito presente nas organizações", afirma o professor Adolfo Plínio Pereira, especialista em gestão avançada de pessoas pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais e autor do livro "Liderança Humana e de Resultados", lançado na Bienal do Livro pela editora Scortecci.
Contudo, em um mercado em que o trabalho em equipe ganha cada vez mais relevância, a tendência é que os puxa-sacos –individualistas por excelência– encontrem cada vez menos terreno para ascender. "Todo chefe que dá força para puxa-sacos é um líder incompetente", declara o professor.
Segundo Pereira, o líder que valoriza o bajulador ou ainda não percebeu que está sendo usado como trampolim profissional ou sofre de carência afetiva. De um jeito ou de outro, não contribui para o crescimento da empresa. "Os líderes devem ouvir a todos e dar oportunidade para os funcionários se desenvolverem. Assim, a organização se torna uma terra fértil para o desenvolvimento do seu capital humano e árida para o crescimento dessa 'planta daninha', que são os puxas-sacos", diz.
Segundo Mariana Scharwz, gerente da empresa de recrutamento Hays, especializada em pessoal qualificado, nas empresas que têm uma gestão de pessoal profissionalizada, a bajulação nunca será um caminho para conquistas.
"O critério para a promoção e valorização deve ser a meritocracia, ou seja, o reconhecimento de acordo com a performance e os resultados subsequentes. Quando uma empresa premia de alguma maneira um profissional por causa da atitude de bajulação, corre o risco de desmotivar outros profissionais que sejam tão competentes ou mais do que o colega".
O bajulador pode ser até um bom funcionário. O problema é que emprega seus talentos de maneira errada. "Creio que o pior no comportamento do puxa-saco é que ele se concentra, quase que única e exclusivamente, no atendimento dos desejos, anseios e necessidades do seu chefe, e não naquilo que a equipe e a organização esperam de um bom profissional", diz o professor Adolfo Pereira.
Além de prejudicar o clima organizacional, gerando desmotivação e intrigas, o puxa-saco pode acabar induzindo os bons profissionais, verdadeiramente interessados nos resultados da organização como um todo, a procurarem outro emprego.
Ampliar


Dez atitudes corriqueiras podem fazer você perder o emprego rapidinho11 fotos

8 / 11
ACOMODAR-SE NO CARGO: funcionários que ficam anos em uma mesma posição profissional e não mostram interesse em aprender mais ou desenvolver novas aptidões correm sérios riscos. "O profissional tem que se manter atualizado e sempre procurando se desenvolver", fala Claudia Monari, diretora da Career Center, empresa de consultoria em gestão Leia mais Paola Saliby/UOL

Um perigo para os colegas e até para o chefe

Conviver com um puxa-saco na empresa exige paciência e cautela. Segundo a professora Sylvia Ignácio da Costa, coordenadora da graduação tecnológica em gestão de RH da Universidade Anhembi Morumbi, o puxa-saco costuma ter como uma de suas características principais o imediatismo. "Ele tem como objetivo uma rápida ascensão profissional –ainda que venha a encontrar dificuldades em se manter nessa posição depois– e pode dificultar o acesso de outras pessoas ao seu superior, por desejar ser visto como o colaborador principal", diz a professora.
Ele pode se aproveitar, ainda, da proximidade com o superior para desqualificar os colegas que vê como possíveis ameaças. "Se necessário, ele até pode puxar o tapete dos outros", diz Sylvia. Por isso, um conselho dos especialistas para quem convive com colegas bajuladores é manter os olhos abertos. E a boca fechada, evitando fazer críticas à empresa e, sobretudo, ao superior hierárquico que é alvo da bajulação.
Mas não é apenas aos colegas que o profissional adulador pode prejudicar. Uma pesquisa realizada em 2011 pela Universidade Northwestern e Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, resultou num alerta: a bajulação pode levar a empresa à direção errada e pôr em risco o cargo dos diretores executivos, os CEOs. O impacto pode ser significativo. O estudo revela que, em empresas com alto grau de puxa-saquismo e longo tempo de baixa performance, a probabilidade de demissão de um CEO pode aumentar em até 64%.
O perigo é ter alguém que finge concordar com todas as opiniões do executivo. Isso porque, mesmo quando começam a surgir resultados negativos, os bajuladores continuam sustentando as decisões do chefe que, influenciado pela aprovação geral, se convence de que suas estratégias são boas e mantém o curso. Para não cair nessa armadilha, os pesquisadores sugerem que os executivos busquem opiniões de colegas que não sejam seus subordinados. "Todo líder precisa ter ao seu lado pessoas de confiança", afirma Pereira.

Thinkstock

Você costuma engolir sapos no trabalho?

Relatórios quilométricos "para ontem", brigas na frente da equipe e chefes nervosos e intransigentes. No trabalho, conhecemos desde pessoas que não levam desaforo para casa até aquelas que engolem os sapos. Faça o teste e descubra em qual categoria você se encaixa.

Gentileza na medida certa

No entanto, é importantíssimo que a liderança saiba diferenciar o puxa-saco do profissional que naturalmente é solícito. Segundo a professora Sylvia Ignácio da Costa, essa não é uma tarefa tão difícil quanto parece.
"O profissional gentil não exagera nem força situações", diz. Outra característica da pessoa dedicada é que seu empenho está nas metas e prazos da empresa, enquanto o puxa-saco está mais preocupado em executar tarefas que chamem a atenção do chefe. "Trata-se de uma proatividade que não traz valor ao trabalho em si, como se dispor a pegar folhas da impressora, pegar o café, buscar algo na recepção etc.", explica Mariana Scharwz.
Mas, para que não restem dúvidas, o professor Adolfo costuma aconselhar os seus alunos a "espalharem gentileza por todos os cantos, seja para o chefe, para o subordinado, para o colega de trabalho ou o vigilante do estacionamento". Se a bajulação é malvista no ambiente de trabalho, a gentileza é cada vez mais valorizada como fator que influencia diretamente a motivação e a performance da empresa, e já tem sido até tema de treinamentos corporativos.
"É muito melhor trabalhar com alguém gentil, agradável e bem-humorado do que com alguém que está constantemente de mal com a vida, ou, de forma estranha, é agradável somente ao chefe e indiferente com os demais", afirma o professor.
                                                                                                            R7 : UOL

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O QUE OUVE COM OS BLOGS DE MIPIBU ???

TEM ALGO MUITO ESTRANHO NO AR, ATÉ AGORA 8:45 "19/09/2014" DA MANHÃ COMECEI A OLHAR OS BLOGS DE NOSSA TERRA NÃO VI ABSOLUTAMENTE NADA DO DESFILE; MUITO ESTRANHO, VOU PESQUISAR AS FONTES E SABER O QUE VEM ACONTECENDO. OS BLOGS QUE ATÉ BEM POUCO TEMPO NÃO PERDIA UMA PASSADA DA ADMINISTRAÇÃO E AGORA SE ESCONDERAM; O QUE OUVE ????

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

COMÍCIO DE FRENTE A ESCOLA DEIXA ALUNOS SEM AULAS. ABSURDO !

Deixando bem claro que as imagens abaixo, NÃO é propaganda política, apenas me sinto no direito de reclamar, de reivindicar ..... Admito que sou leiga das leis, mais como gosto muito de ler, segundo o art. 243 do codigo eleitoral, se inobservadas as exigências legais,. ..ver a resolução TSE N°24. 404/ 14, art. 14)não sera tolerada a propaganda. ...."que perturbe o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos"... Nos estávamos no ambiente de trabalho, sala de aula, o som dessas pessoas que "preza" muito pela nossa educação estava a menos de 50 metros da porta da escola. NÃO quero aqui deglinir a imagem de seu ninguém, NÃO SOU de partido A e nem partido B. Só quero que vocês reflitam, planejem esses "seus" belos comícios procure averiguar se não existe um colégio ou algo do tipo no qual o som que o mesmo irá emitir possa atrapalhar a paz das pessoas que não tem nada a ver com tudo isso. Só para deixar bem claro, reclamei com o prefeito, quando o mesmo entrou na escola.. MUITOS cobram melhorias na educação, sempre lutei por isso, faço a minha parte... Muitas vezes professores são taxados (rotulados) de tantas coisas, e ai que respostas daremos quando uma coisa dessas acontece?? ??

Como vivemos no momento político e que tudo é aproveitável como fonte de uso para fins próprios, Eu da luz, proíbo qualquer ventilação dessa reclamação para fins eleitoreiros.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

A PÉ OU PEDALANDO É BEM MELHOR.

BBC
15/09/2014 08h42 - Atualizado em 15/09/2014 08h42

Deixar carro na garagem melhora bem-estar, diz estudo

Pedalar, caminhar ou mesmo tomar condução para o trabalho teria efeitos físicos e mentais benéficos.

BBC
Os benefícios de pedalar para o trabalho vão além do bem-estar físico, segundo o estudo (Foto: Thinkstock/BBC)Os benefícios de pedalar para o trabalho vão além do bem-estar físico, segundo o estudo (Foto: Thinkstock/BBC)
Um estudo britânico diz que caminhar, pedalar ou até tomar condução para o trabalho é melhor para o bem-estar do que dirigir.
A pesquisa das universidades de East Anglia (UEA) e York observou 18 mil pessoas durante uma década.
A conclusão dos especialistas é que deixar o carro na garagem pode ter um impacto profundo na qualidade de vida.
Além dos óbvios efeitos na saúde, o estudo destaca os efeitos psicológicos da troca de meio de transporte.
Os cientistas da Escola Médica da UEA e do Centro para Economia Sanitária da Universidade de York monitoraram níveis de inutilidade, infelicidade, insônia e incapacidade de resolver problemas dos participantes.
Eles também levaram em conta outros fatores que afetam o bem-estar, como renda, filhos, mudanças de casa ou trabalho ou relacionamentos.
'Mais contentes'
No grupo de 18 mil, 73% usava carros para ir ao trabalho, 13% caminhava e 3% pedalava. Cerca de 11% adotava o transporte público.
Aqueles que tinham viagens mais ativas apresentaram níveis de bem-estar maiores do que os que dirigiam ou tomavam condução.
Ao analisar os níveis de bem-estar de um pequeno grupo que trocou o carro ou o ônibus por bicicleta ou caminhada, os pesquisadores descobriram que o grupo ficou mais contente.
"A nossa pesquisa mostra que quanto mais tempo as pessoas passam dentro de carros, pior para o bem-estar psicológico. Correspondentemente, elas se sentem melhor quando fazem uma caminhada mais longa para o trabalho", afirmou o coordenador da pesquisa, Adam Martin, da UEA.
Martin disse ainda ter ficado surpreso com o fato de que as pessoas que trocaram carro por condução também se sentirem melhor.
"Você poderia pensar que problemas no transporte público ou multidões causam bastante estresse. Mas ônibus e trens também proporcionam oportunidades de conversa, leitura e normalmente as pessoas caminham para o ponto de ônibus ou estação de trem", afirmou Martin.
"Parece que isso alegra as pessoas."
Estudos anteriores já tinham apontado os benefícios de não andar de carro para quem quer controlar o peso.
Homens que vão trabalhar de ônibus ou trem têm, em média, cerca de três quilos a menos que os que dirigem.                                 
                                                                                                                  Revista: ciência e saude

sábado, 13 de setembro de 2014

O PATERNALISMO E PUXAQUISMO OPERANDO EM ALTA ROTATIVIDADE.

O PERÍODO ELEITOREIRO NO BRASIL É MUITO ENGRAÇADO. DAR TRABALHO CREDITAR EM ALGUÉM, TEM HORA QUE VOCÊ PERGUNTA, QUEM É O CANDIDATO É FULANO DE TAL OU O BABÃO DE CARTEIRINHA? TEM POR PESTE OU SITUAÇÃO MISERÁVEL ESSA.
NÃO VEJO O POLÍTICO ORGANIZAR NADA QUE VENHA INTERFERIR NA VIDA SOCIAL DO POVO NO FUTURO; O PENSAMENTO É SÓ FAZER PASSEATA PARA CIMA E PRA BAIXO, DANDO CACHAÇA PARA EMBEBEDAR A CONSCIÊNCIA DAS PESSOAS MAIS  AINDA PARA PODER TROCAR A O PENSAMENTO DELE POR CIMENTO, TIJOLO, CÉDULAS DE CEM E CINQUENTA E DEPOIS DO VOTO O SUJEITO NÃO VALE MAIS NADA; SÓ COM QUATRO ANOS NOVAMENTE, E NESSE PERÍODO O POVÃO ESTÃO NA PÉIA. ISSO É QUE CHAMO DE POLITICAGEM SUJA SEM QUALIDADE E FALSA.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

BRASIL PODERÁ ESTÁ NAS MÃOS DE OUTRA MULHER.

Caetano Veloso: “Marina é o esboço de um novo Lula”

marina caetano
O cantor e compositor Caetano Veloso saiu em defesa de Marina Silva. Fez isso por meio de um texto que pendurou nas redes sociais. “As maluquices crescem e proliferam em reação à força eleitoral de Marina”, escreveu. Sem mencionar Dilma Rousseff, Caetano contestou a propaganda da campanha petista que associou Marina a dois desastres da história política brasileira. Para Caetano, Marina assemelha-se a Lula, não a Fernando Collor e Jânio Quadros.
“Marina não é nada de Collor nem nada de Jânio”, anotou. “Marina é o esboço de um novo Lula.” Com o linguajar empolado que lhe é característico, Caetano acrescentou: Marina “é o organismo Brasil movendo-se internamente para metabolizar novos conteúdos. Esses novos conteúdos têm relação com os velhos —às vezes sentidos como eternos— problemas brasileiros: a desigualdade, a sociedade hierárquica, o atraso.”
                                                                                                                          blog: Robson Pires 

                                                                                                                                      

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ATÉ QUANDO PODEREMOS RESPIRAR BEM ?

Meio ambiente

Aumento do nível de CO2 atmosférico em 2013 foi o mais rápido em 30 anos

O nível de dióxido de carbono está agora em 142% do que havia em 1750, antes da Revolução Industrial

dióxido de carbono
A média global de dióxido de carbono na atmosfera atingiu 396 partes por milhão (ppm) em 2013 (Thinkstock/VEJA)
A concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumentou de 2012 para 2013 na maior velocidade registrada desde 1984. De acordo com um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a média global de dióxido de carbono na atmosfera atingiu 396 partes por milhão (ppm) em 2013 — uma elevação de quase 3 ppm em relação ao ano anterior.
"O Boletim de Gases do Efeito Estufa mostra que, em vez de reduzir, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera cresceu no último ano mais rapidamente do que nos últimos 30 anos. Nós precisamos reverter essa situação, cortando as emissões de CO2 e outros gases", afirmou Michel Jarraud, secretário geral da OMM, segundo a rede BCC.
O nível de dióxido de carbono atmosférico está agora em 142% do que havia em 1750, antes da Revolução Industrial. O aumento da temperatura global, porém, não acompanhou esse crescimento, o que levou algumas pessoas a afirmarem que o aquecimento global teria freado. "O sistema climático não é linear. Ele não está necessariamente refletido na temperatura atmosférica, mas, se olharmos as temperaturas dos oceanos, vemos para onde o calor está indo", afirmou Oksana Tarasova, chefe da divisão de pesquisa atmosférica da OMM.
Queda na absorção — De acordo com o documento, a elevação dos níveis de CO2 em 2013 não se deve apenas a um aumento nas emissões, mas também a uma queda na absorção de carbono pela biosfera — aspecto que intriga os cientistas. Essa redução foi observada pela última vez em 1998, quando houve muita queima de biomassa e o fenômeno El Niño. Em 2013, porém, ainda não foi identificado um motivo que explique essa ocorrência. Uma das possibilidades, segundo Tarasova, seria a biosfera estar atingindo seu limite de absorção, embora essa teoria ainda precise ser confirmada por mais estudos.
O relatório da OMM incluiu, pela primeira vez, dados sobre a acidificação dos oceanos, causada pelo dióxido de carbono. De acordo com ele, a acidificação atual está em níveis jamais vistos nos últimos 300 milhões de anos. No dia 23 de setembro vai acontecer uma reunião, organizada pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon. Espera-se que no evento seja dado o passo inicial para negociações com objetivo de promover uma nova mudança climática internacional até o fim de 2015.
Fonte: Revista VEJA

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ESSE NOSSO QUERIDO BRASIL NÃO TEM JEITO MESMO.

PSB tenta descolar Marina de citação de Eduardo Campos em depoimento sobre corrupção

Candidato a vice na chapa, Beto Albuquerque, é quem tem rebatido a acusação de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, contra o ex-governador de Pernambuco

Mariana Zylberkan
A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva e seu vice Beto Albuquerque, durante campanha em Porto Alegre
A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva e seu vice Beto Albuquerque, durante campanha em Porto Alegre (Ivan Pacheco/VEJA.com)
Deflagrado o escândalo bilionário de corrupção na Petrobras, o PSB tem adotado a tática de descolar a candidata do partido à Presidência da República, Marina Silva, e, consequentemente, sua campanha meteórica, das acusações de que Eduardo Campos estaria envolvido no esquema. Conforme revelado por reportagem de VEJA, o nome do ex-governador de Pernambuco, cabeça de chapa do partido na corrida presidencial até sua morte repentina no último dia 13, foi citado por Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Refino e Abastecimento da estatal, em depoimento integrante do acordo de delação premiada. O ex-diretor apontou uma série de políticos da base aliada do governo que receberia propina originária da estatal.
É o candidato a vice, Beto Albuquerque, quem tem rebatido as acusações. Marina passou para ele a palavra quando perguntada sobre a possibilidade de o episódio interferir em sua campanha, durante coletiva de imprensa realizada neste domingo no comitê do PSB em São Paulo. “Eu e Eduardo tivemos atitudes partidárias tomadas antes de ele morrer, então eu me sinto legitimado politicamente a correr atrás dessa verdade”, disse Albuquerque, após revelar que o partido já pediu acesso ao processo, mantido em sigilo.
Ele deu a entender também que a delação tem motivações eleitoreiras. “Esse rapaz que está preso e fez a delação premiada, premeditada ou encomendada havia convidado o Eduardo para ser sua testemunha de defesa, então tudo nos parece muito estranho.”
Leia também: 
Campanha de Marina investe em programa 2.0 para combater ataques
Marina defende Eduardo Campos: 'Não podemos matá-lo duas vezes'
Marina, por sua vez, tem citado bastante a Petrobras em seus discursos, mas sempre para se defender das acusações de que ela é contra o pré-sal, segundo a campanha de Dilma Rousseff (PT). “Sou caluniada e acusada de ser contra esse patrimônio do Brasil. Enquanto essa mentira é alardeada, a Petrobras é destruída pelo uso político, a apadrinhamento e a corrupção”, disse Marina no trecho do discurso comemorativo da Independência do Brasil redigido pelo partido e lido por ela na coletiva de imprensa.
Em relação à citação de Campos no depoimento de Costa, Marina citou o trecho da Bíblia "conheça a verdade e ela o libertará". “A verdade jamais atrapalhará a campanha de quem está imbuído de debater o Brasil, de melhorar o funcionamento de nossas instituições”, disse a candidata, que completou: “de ter uma Petrobras que tem em sua direção quadros técnicos e não pessoas como as que temos hoje que estão inviabilizando uma empresa respeitada dentro e fora do país”. Ainda sobre o pré-sal, Marina fez questão de reafirmar que, se eleita, irá garantir a exploração do recurso e reverter os royalties em recursos para viabilizar projetos nas áreas de educação e saúde.
Neste domingo, a candidata foi ao Parque da Independência, em São Paulo, para um “passeio” com o objetivo, segundo ela, de se aproximar da população. A imprensa e a militância ficaram de fora. A candidata do PSB também rebateu as críticas do ex-presidente Lula, que teria sugerido que ela não leu o próprio programa de governo. “Eu até esperava um pouco mais de criatividade do presidente Lula ao debate político. Ele está recorrendo a um acervo de desqualificações e preconceitos que antes eram feitos contra ele.”
Fonte: Revista VEJA

domingo, 7 de setembro de 2014

BRASIL INDEPENDENTE OU DEPEDENTE?

Para comemorar a Independência do Brasil preparamos essa imagem para compartilhar no Facebook, enviar para amigos e fortalecer nosso amor e compromisso com a nossa pátria.
UMA DAS COISAS QUE PODERIA TORNAR O NOSSO QUERIDO BRASIL TOTALMENTE INDEPENDENTE SERIA PODER NOS LIVRAMOS DESSES POLÍTICOS MAU CARÁTER QUE TEMOS, QUE A MAIORIA NÃO PENSAM COLETIVAMENTE NO BRASIL E SIM INDIVIDUALMENTE E NAS PRÓPRIAS FAMÍLIAS. MAS ISSO É QUASE CULTURAL.
7setembro
Conteúdo retirado da Internet

sábado, 6 de setembro de 2014

IDEB CONTINUA UMA VERGONHA.

Ideb 2013, o índice de atraso do ensino médio

Redes de 21 Estados não atingem metas estabelecidas pelo governo federal; em 16 deles, médias são inferiores às obtidas em 2011

Bianca Bibiano e Jadyr Pavão Júnior
Estudante antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
Estudante antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) (Douglas Magno/Futura Press/VEJA)

Raio-x do Ideb

O que é
Indicador da qualidade da educação básica brasileira, que revela a situação do ensino em instituições públicas e privadas de todo o Brasil. A aplicação do Ideb é atribuição do Inep, órgão subordinado ao MEC
Como o Ideb é calculado
A nota do Ideb é obtida a partir da combinação das médias obtidas por estudantes em exames nacionais (Prova Brasil ou Saeb) e das taxas de aprovação: o resultado varia de 0 a 10. Os exames são aplicados a cada dois anos (o primeiro dado disponível é de 2005) e divulgados no ano seguinte
Quem participa dos exames
Alunos da 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos, respectivamente) do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas. Todas as escolas públicas com mais de 20 alunos são consideradas no levantamento. Entre as privadas, apenas uma amostragem
Resultados x Metas
Os resultados obtidos nos exames são comparados com metas estabelecidas em 2007 pelo Plano de Desenvolvimento da Educação para escolas e redes de ensino. O PDE prevê metas até o ano de 2021
Como são apresentados os resultados
O MEC divulga os valores de Ideb obtidos por escolas e também as médias relativas a municípios, Estados e ao Brasil
O Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou nesta sexta-feira os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2013. Os dados revelam avanço nos anos iniciais do ensino fundamental e estagnação nos anos finais e também no ensino médio. Neste, a situação é ainda mais dramática (confira os dados nos gráficos abaixo).
Vinte e um Estados não atingiram as metas estabelecidas pelo próprio governo federal para o ano de 2013. Além disso, 16 das unidades da Federação conseguiram colher resultados inferiores aos registrados na avaliação anterior do Ideb, em 2011. Ou seja, era ruim, ficou pior. Na prática, os dados mostram que a maioria das redes mantidas por Estados e Distrito Federal não avançou.
"A queda das notas do ensino médio e a estagnação nos anos finais do ensino fundamental revelam um problema estrutural da escola brasileira: do 1º ao 5º ano, os alunos têm apenas um professor em sala. A partir do 6º, o número de docentes aumenta. É nessa transição que está o problema", diz Alejandra Velasco, gerente da área técnica da ONG Todos pela Educação. "É preciso rever o currículo e entender o que causa a queda ao longo dos ciclos escolares. No ensino médio, ele é sobrecarregado, os alunos acabam não acompanhando e desistem de estudar."
O que torna a situação dramática é que as metas do Ideb já são modestas. Elas preveem, por exemplo, que o conceito médio nos primeiros anos do ensino fundamental atinja só em 2021 a nota 6 — correspondente, segundo cálculo do Inep, à média alcançada em 2003 pelos alunos de nações desenvolvidas no Pisa, mais importante avaliação educacional do planeta. Ou seja, se o brasileiro médio chegar a esse patamar em 2021, estará quase duas décadas atrasado.
Fonte revista VEJA

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

LULA PODERÁ VOLTAR EM 2018.

Lula sinaliza volta em 2018, tropica e desaba no palco

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se desequilibrou e caiu no palco durante um comício do PT, em Salvador, na última terça-feira (02)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se desequilibrou e caiu no palco durante um comício do PT, em Salvador, na última terça-feira (02) (Margarida Neide/Agência A Tarde/VEJA)
Em discurso na Bahia ao lado do candidato do PT ao governo estadual, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou nesta quarta-feira que pretende voltar a disputar as eleições em 2018 e mandou um recado aos partidos de oposição: "Eles devem se preparar porque eu vou estar vivo. Eles ficam dizendo: 'Dilma vai ser reeleita para ficar mais quatro anos e depois vem um tal de Lula e vai ficar mais quatro?' É muito cedo para a gente discutir, mas uma coisa eu digo para vocês: em 2018 eu vou estar com 72 anos. Enquanto eu tiver forças para brigar por esse país, não vou permitir que aqueles que não fizeram nada pelo Brasil em 500 anos voltem", disse. No mesmo dia, aliados do ex-presidente lançaram um site, sem se identificar, para espalhar nas redes sociais o movimento Volta, Lula – já neste ano. “Temos até o dia 15 de setembro para trocar candidatos”, diz o site.
Durante o comício, Lula escorregou quando cumprimentava um militante petista e acabou desabando no palco – ele não se machucou.
Fonte: revista VEJA

terça-feira, 2 de setembro de 2014

EM GUERRA POLÍTICA QUEM SAI GANHANDO SÃO OS EVAGÉLICOS.

Política

Contra Marina, Planalto acena com benefícios fiscais a igrejas evangélicas


Na tentativa de frear crescimento da candidata do PSB, governo Dilma quer desengavetar Lei Geral das Religiões, que desde 2009 tramita no Congresso


AFAGO AOS EVANGÉLICOS - Dilma Rousseff no debate do SBT
AFAGO AOS EVANGÉLICOS - Dilma Rousseff no debate do SBT (Ivan Pacheco/VEJA.com)
Na tentativa de frear a ascensão da candidata do PSB ao Planalto, o governo da presidente-candidata Dilma Rousseff acena às igrejas evangélicas, segundo reportagem desta terça-feira do jornal Folha de S. Paulo. E a primeira inciativa federal do "pacote anti-Marina" será desengavetar a chamada Lei Geral das Religiões, cuja tramitação está há mais de um ano parada no Senado. O texto estabelece para instituições religiosas diversos benefícios - inclusive tributários.
Leia também:
Com entrada de Marina, Dilma fica mais longe do apoio evangélico
Por voto evangélico, Dilma faz oração e cita a Bíblia
Líder do PMDB constrange Dilma em ato com evangélicos

Proposta em 2009 e já aprovada pela Câmara, a legislação institui normas válidas a diferentes religiões sobre o ensino religioso, casamento, imunidade tributária, prestação de assistência espiritual em presídios e hospitais, garantia do sigilo de ofício dos sacerdotes, entre outros temas. O texto foi apresentado em resposta a acordo firmado em 2008 entre o Brasil e o Vaticano, que estabeleceu normas sobre os mesmos temas em relação à Igreja Católica. Líderes evangélicos reclamam que o Estatuto Jurídico da Igreja Católica desequilibrou o tratamento das religiões por parte do Estado - o que motivou a elaboração da Lei Geral das Religiões. Aprovado em 2013 pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o texto ainda não foi a plenário.
Leia também: Nem a favor nem contra: o ‘marinês’ no Jornal da Globo
Agora, segundo reportagem da Folha, o governo quer dar ao projeto status de urgência, o que torna mais rápida sua tramitação. Entre os diversos pontos da legislação, está a concessão às associações de igrejas com reconhecida ação social dos mesmos benefícios tributários das filantrópicas. Também estabelece que os fiéis que trabalham no dia a dia das igrejas não tenham vínculo empregatício - o que impede ações trabalhistas.
Não é novidade a preferência do eleitorado evangélico por Marina. Na corrida eleitoral de 2010, Dilma enfrentou resistência entre o segmento evangélico em decorrência de controvérsias sobre sua posição em relação à legalização do aborto. Na ocasião, a maior parte dos eleitores que abandonaram Dilma no primeiro turno migrou para Marina, dobrando seu eleitorado na reta final. A petista só conseguiu o apoio de grande parte dos líderes religiosos após fechar um acordo em que se comprometia a não trabalhar pessoalmente no avanço de temas como aborto e casamento gay, que ficariam a cargo do Congresso.
Leia também:
Empatadas, Dilma e Marina polarizam debate na TV
Marina se esquiva de perguntas sobre casamento gay 

Já a entrada de Marina na corrida eleitoral provocou uma revolução no eleitorado evangélico. No começo de agosto, Eduardo Campos, então candidato do PSB, tinha 8% de intenções de voto entre eleitores dessa fé segundo pesquisa Ibope - a mesma taxa do Pastor Everaldo (PSC). Marina já entrou com 37%, abrindo uma vantagem de 10 pontos sobre Dilma. O impacto foi tão grande que pulverizou as intenções de voto no até então mais notável candidato evangélico. O pastor caiu de 3% para 1% no eleitorado total, e de 8% para 3% entre evangélicos. Everaldo é líder religioso e tem o apoio de outros pastores, como Silas Malafaia. Em nenhum outro segmento do eleitorado Marina tem uma vantagem tão grande sobre Dilma do que entre os evangélicos.
Fonte: revista VEJA