quinta-feira, 29 de maio de 2014

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; ATÉ QUE EM ENFIM !

COM DISCURSOS BASTANTES DEMAGOGOS COM EXCEÇÃO DE DOIS DEPUTADOS QUE SE VIA A FELICIDADE EM SEUS ROSTOS POR ESTÁ VOTANDO AQUELA MATÉRIA NO DIA DE ONTEM 28/05/2014. O CERTO É QUE PRESTANDO ATENÇÃO NOS NOTICIÁRIOS INCLUSIVE TELEVISADOS, E NÃO FOI DIVULGADO UMA NOTA SEQUER SOBRE ASSUNTO QUE É DE GRADE IMPORTÂNCIA PARA TODO O PAÍS. OU SEJA PARA TODOS NÓS, MAS TEM NADA NÃO COMPANHEIROS SEGUIMOS EM FRENTE, E MAIS UM PASSO FOI DADO PARA NOSSA VALORIZAÇÃO. DEUS QUE ABENÇOE A TODOS.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

SELEÇÃO DE FUTEBOL, ORGULHO DE TODOS EM OUTRAS DÉCADAS.

O time de 70, universalmente considerado o maior de todos os tempos
O time de 70, universalmente considerado o maior de todos os tempos

É tempo de copa, e montei minha seleção brasileira de todos os tempos.
É subjetiva, naturalmente, como qualquer formação de time. Fiz um corte para o Brasil depois de 1958, e portanto posso ter cometido injustiças com os jogadores anteriores ao primeiro título mundial.
São duas equipes, titulares e reservas. São ambas ofensivas. A curiosidade, para mim, é a presença de vários jogadores de uma seleção que não foi campeã, a de 1982, dirigida por Telê, o maior treinador da história futebolística nacional.
Como a Hungria de 54 e a Holanda de 74, o Brasil de 82 é uma lembrança doída de quanto uma Copa do Mundo pode ser cruel e injusta.
Meus dois times são ofensivos, como foi sempre o futebol brasileiro até que a sinistra influência europeia nos corrompesse, no final dos anos 1970.
O time principal:
Gilmar (58-62) no gol. Carlos Alberto (70) na lateral direita. Mauro (62) e David Luiz (2014) na zaga. Nilton Santos (58-62) na lateral esquerda.
No meio, Falcão (82), Didi (58-62), Gérson (70) e Rivellino (70).
No ataque, Garricha (58-62) e Pelé (70).
A equipe reserva:
Marcos (2002); Djalma Santos (62), Bellini (58), Luisinho (82) e Roberto Carlos (2002) na zaga.
No meio de campo, Clodoaldo (70), Zico (82) e Sócrates.
No ataque, Jairzinho (70), Tostão (70) e Ronaldo Fenômeno (2002).
Revejo os dois times. Maravilhosos. Na copa dos meus sonhos, eles fariam a final, e eu torceria pelo time titular por um motivo: Rivellino, o maior ídolo que tive no futebol, o Reizinho do Parque, como o chamávamos os que tivemos a sorte incrível de vê-lo jogar. ERA MOTIVO DE ENCHER OS OLHOS VER ESSES NOMES DESFILAREM NOS GRAMADOS DO BRASIL E DO MUNDO, HOJE RESTA-NOS SOMENTE AS LEMBRANÇAS DAS CONQUISTAS E A SAUDADE DEIXADA POR ELES NO MUNDO FUTEBOL.

terça-feira, 27 de maio de 2014

CULPA DE ALGUNS POLITIQUEROS SAFADOS QUE NÃO QUEREM O BEM DO BRASIL.

Presidente do TCU diz que Brasil passará vergonha na Copa

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, afirmou que o país passará vergonha na Copa do Mundo. Ele destacou que em torno de 50% das obras prometidas não foram concluídas. “Estive em Cuiabá e fiquei impressionado. Está uma praça de guerra”, comparou. Além de Cuiabá, Nardes citou São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Fortaleza como exemplo de cidades que não conseguirão concluir as suas obras até a abertura da Copa. Igualmente lembrou que os Bus Rapid Transit (BRTs) não serão terminados.
“Estamos vigilantes para que não passemos nos Jogos Olímpicos de 2016 uma vergonha como infelizmente vamos passar na Copa do Mundo em algumas cidades que não estão preparadas para receber os cidadãos”, afirmou. O ministro observou ainda que as manifestações devem ocorrer, aos moldes do que aconteceu na Copa das Confederações, em 2013. “Os protestos são articulados pelas redes sociais. Não há controle”, afirmou o ministro, acrescentando que as reivindicações estão relacionadas a demandas sociais, não diretamente ao torneio.OS BRASILEIROS QUE PAGAM OS IMPOSTOS NÃO MERECEM PASSAR ESSE VEXAME RIDÍCULO, TUDO POR CONTA DE MEIA DÚZIA DE CABRAS DE PÉIAS. OU ESTOU MENTINDO? ROBSON PIRES.

sábado, 24 de maio de 2014

PLANO DE EDUCAÇÃO TALVEZ SERÁ VOTADO.

Sociedade exige aprovação imediata do Plano Nacional de Educação

pne 2
Transcorridos três anos e meio de tramitação no Congresso Nacional, o Projeto de Lei nº 8.035/2010, que versa sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) encontra-se apto para votação final no plenário da Câmara dos Deputados, para posterior sanção presidencial. Até o dia 21 de maio, algumas medidas provisórias impediam a apreciação do PNE no plenário da Câmara, porém, a partir desta data, a pauta da Casa está liberada para a apreciação de projetos de lei. 
APROXIMADAMENTE QUATRO ANOS PARA SER VOTADO UM PLANO DE EDUCAÇÃO NESSE PAÍS. SERÁ QUE ESTÃO PREOCUPADOS COM UM BRASIL? OU SÓ O INDIVIDUALISMO DAS PESSOAS É QUE IMPERA?

quarta-feira, 21 de maio de 2014

BEBER VINHOS OU SUCO DE UVAS DEIXA OS RINS MAIS SAUDAVÉIS

Vinho deixa seus rins saudáveis

 20 de maio de 2014
vinho1Vinho serve para uma porção de coisas: prolonga a juventudedeixa o casamento (e a vidamais feliz. Mas isso tudo a gente já tinha contado por aqui. Mas agora a ciência surgiu com outra novidade: vinho faz bem aos rins.
É o que garante um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Colorado-Denver. Eles analisaram a saúde de quase 6 mil indivíduos e o consumo de vinho de cada um. Pouco mais de 1 mil dos participantes tinham uma doença crônica nos rins.
E eles concluíram que o consumo moderado de vinho mantem os rins saudáveis e protege o coração. Segundo a pesquisa, entre as pessoas que tomam pelo menos uma taça por dia, aprevalência de doenças crônicas nos rins era 37% menor do que entre os que não tomam nada da bebida. Os fãs de vinho também diminuíam em 29% os riscos de ter problemas cardíacos.
Mas antes de você sair por aí bebendo todo o vinho do mundo não se esqueça: os benefícios só valem para o consumo MODERADO.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O DESCARAMENTO POLITIQUERO VIRA DESTAGUE INTERNACIONAL

Revista alemã fala da incompetência brasileira na Copa

der spiegelA VEJA destaca que a humilhação cresce sem parar com a incompetência de nosso governo na gestão da Copa, que nem começou ainda, mas já desperta a curiosidade internacional por conta de tantos atrasos e falta de uma infraestrutura decente. Dessa vez foi a respeitada revista alemã Der Spiegel que estampou em sua capa a nossa vergonha. A reportagem é sintetizada como o contraste entre o país do futebol e uma Copa do Mundo que deve ser um fiasco. Manifestações, greves e revolta em vez de festa. Os cidadãos estão revoltados com a corrupção e os estádios absurdamente caros, além de sofrerem com a economia estagnada.
Não foi a primeira vez que a revista alemã chamou a atenção para nossos problemas e dificuldades para realizar a Copa. Outra reportagem, de dezembro de 2013, disponível aqui em inglês, mostra como nossa infraestrutura está “desabando”. Logo na abertura, a revista diz que o sonho de muitos brasileiros é ser jogador de futebol, mas mostra como esse sonho encontra vários obstáculos no caminho, a começar pela péssima infraestrutura de transportes no país. Ainda acrescenta que os clubes de futebol estão em péssima situação financeira devido à corrupção e uma gestão temerária.
A revista diz também que poucas pessoas conseguem pagar pelos caros ingressos, e que o risco de violência e criminalidade afasta muita gente dos estádios. O resultado disso tudo é que, no país do futebol, o próprio futebol passou a ser visto por aqueles mais educados como símbolo da incompetência e corrupção generalizadas do país. É realmente lamentável que nós brasileiros tenhamos que exportar sempre essa mesma imagem de desorganização para o exterior. ISSO É UMA COISA MUITO BONITA PARA NÓS BRASILEIROS, NOSSO DESTAQUE LÁ FORA SÃO QUASE TODOS NEGATIVOS POR CAUSA DE ALGUNS POLITIQUEIROS SAFADOS; É LAMENTÁVEL !

segunda-feira, 12 de maio de 2014

PROFESSORES, SE PODER LEIAM.

Gustavo Ioschpe

Professores, acordem!

O respeito da sociedade não virá quando vocês tiverem um contracheque mais gordo. Virá com a educação de qualidade para nossos filhos

Greve de professores - Muitos gostam do modelo cubano, mas esquecem que lá o salário mensal de um professor é de aproximadamente 28 dólares
Greve de professores - Muitos gostam do modelo cubano, mas esquecem que lá o salário mensal de um professor é de aproximadamente 28 dólares (Rania Rego/Ag. Brasil)
Normalmente escrevo esta coluna pensando nos leitores que nada têm a ver com o setor educacional. Faço isso, em primeiro lugar, porque creio que a educação brasileira só vai avançar (e com ela o Brasil) quando houver demanda pública por melhorias. E, segundo, porque nos últimos anos tenho chegado à conclusão de que falar com o professor médio brasileiro, na esperança de trazer algum conhecimento que o leve a melhorar seu desempenho, é mais inútil do que o proverbial pente para careca. Não deve haver, nos 510 milhões de quilômetros quadrados deste nosso planeta solitário, um grupo mais obstinado em ignorar a realidade que o dos professores brasileiros. O discurso é sempre o mesmo: o professor é um herói, um sacerdote abnegado da construção de um mundo melhor, mal pago, desvalorizado, abandonado pela sociedade e pelos governantes, que faz o melhor possível com o pouco que recebe. Hoje faço minha última tentativa de falar aos nossos mestres. E, dado o grau de autoengano em que vivem, eu o farei sem firulas.
Caros professores: vocês se meteram em uma enrascada. Há décadas, as lideranças de vocês vêm construindo um discurso de vitimização. A imagem que vocês vendem não é a de profissionais competentes e comprometidos, mas a de coitadinhos, estropiados e maltratados. E vocês venceram: a população brasileira está do seu lado, comprou essa imagem (nada seduz mais a alma brasileira do que um coitado, afinal). Quando vocês fazem greve — mesmo a mais disparatada e interminável —, os pais de alunos não ficam bravos por pagar impostos a profissionais que deixam seus filhos na mão; pelo contrário, apoiam a causa de vocês. É uma vitória quase inacreditável. Mas prestem atenção: essa é uma vitória de Pirro. Porque nos últimos anos essa imagem de desalento fez com que aumentassem muito os recursos que vão para vocês, sem a exigência de alguma contrapartida da sua parte. Recentemente destinamos os royalties do pré-sal a vocês, e, em breve, quando o Plano Nacional de Educação que transita no Congresso for aprovado, seremos o único país do mundo, exceto Cuba, em que se gastam 10% do PIB em educação (aos filocubanos, saibam que o salário de um professor lá é de aproximadamente 28 dólares por mês. Isso mesmo, 28 dólares. Os 10% cubanos se devem à falta de PIB, não a um volume de investimento significativo).
Quando um custo é pequeno, ninguém se importa muito com o resultado. Quando as coisas vão bem, ninguém fica muito preocupado em cortar despesas. E, quando a área é de pouca importância, a pressão pelo desempenho é pequena. No passado recente, tudo isso era verdade sobre a educação brasileira. Éramos um país agrícola em um mundo industrial; a qualificação de nossa gente não era um elemento indispensável e o país crescia bem. Mas isso mudou. O tempo das vacas gordas já era, e a educação passou a ser prioridade inadiável na era do conhecimento. Nesse cenário, a chance de que se continue atirando dinheiro no sistema educacional sem haver nenhuma melhora, a longo prazo, é zero.
Vocês foram gananciosos demais. Os 10% do PIB e os royalties do pré-sal serão a danação de vocês. Porque, quando essa enxurrada de dinheiro começar a entrar e nossa educação continuar um desastre, até os pais de alunos de escola pública vão entender o que hoje só os estudiosos da área sabem: que não há relação entre valor investido em educação — entre eles o salário de professor — e o aprendizado dos alunos. Aí esses pais, e a mídia, vão finalmente querer entrar nas escolas para entender como é possível investirmos tanto e colhermos tão pouco. Vão descobrir que a escola brasileira é uma farsa, um depósito de crianças. Verão a quantidade abismal de professores que faltam ao trabalho, que não prescrevem nem corrigem dever de casa, que passam o tempo de aula lendo jornal ou em rede social ou, no melhor dos casos, enchendo o quadro-negro de conteúdo para aluno copiar, como se isso fosse aula. E então vocês serão cobrados. Muito cobrados. Mas, como terão passado décadas apenas pedindo mais, em vez de buscar qualificação, não conseguirão entregar.
Quando isso acontecer, não esperem a ajuda dos atuais defensores de vocês, como políticos de esquerda, dirigentes de ONGs da área e alguns “intelectuais”. Sei que em declarações públicas esse pessoal faz juras de amor a vocês. Mas, quando as luzes se apagam e as câmeras param de filmar, eles dizem cobras e lagartos.
Existem muitas coisas que vocês precisarão fazer, na prática, para melhorar a qualidade do ensino, e sobre elas já discorri em alguns livros e artigos aqui. Antes delas, seria bom começarem a remover as barreiras mentais que geram um discurso ilógico e atravancam o progresso. Primeira: se vocês são vítimas que não têm culpa de nada, também não poderão ser os protagonistas que terão responsabilidade pelo sucesso. Se são objetos do processo quando ele dá errado, não poderão ser sujeitos quando ele começar a dar certo. Se vocês querem ser importantes na vitória, precisam assimilar o seu papel na derrota.
Segunda: vocês não podem menosprezar a ciência e os achados da literatura empírica sempre que, como na questão dos salários, eles forem contrários aos interesses de vocês. Ou vocês acreditam em ciência, ou não acreditam. E, se não acreditam — se o que vale é experiência pessoal ou achismo —, então vocês são absolutamente dispensáveis, e podemos escolher na rua qualquer pessoa dotada de bom-senso para cuidar da nossa educação. Vocês são os guardiães e retransmissores do conhecimento acumulado ao longo da história da humanidade. Menosprezar ou relativizar esse conhecimento é cavar a própria cova.
Terceira: parem de vedar a participação de terceiros no debate educacional. É inconsistente com o que vocês mesmos dizem: que o problema da educação brasileira é de falta de envolvimento da sociedade. Quando a sociedade quer participar, vocês precisam encorajá-la, não dizer que só quem vive a rotina de “cuspe e giz” é que pode opinar. Até porque, se cada área só puder ser discutida por quem a pratica, vocês terão de deixar a determinação de salários e investimentos nas mãos de economistas. Acho que não gostarão do resultado...
Quarta: abandonem essa obsessão por salários. Ela está impedindo que vocês vejam todos os outros problemas — seus e dos outros. O discurso sobre salários é inconsistente. Se o aumento de salário melhorar o desempenho, significa que ou vocês estavam desmotivados (o que não casa com o discurso de abnegados tirando leite de pedra) ou que é preciso atrair pessoas de outro perfil para a profissão (o que equivale a dizer que vocês são inúteis irrecuperáveis).
O respeito da sociedade não virá quando vocês tiverem um contracheque mais gordo. Virá se vocês começarem a notar suas próprias carências e lutarem para saná-las, dando ao país o que esperamos de vocês: educação de qualidade para nossos filhos.

CONTROLAR OS SONHOS, JA VIU ISSO ?


France Presse 12/05/2014 16h05 - Atualizado em 12/05/2014 16h21

Estímulo elétrico do cérebro pode alterar sonhos, diz estudo

Cientistas usaram corrente elétrica para indivíduo ter 'sonhos lúcidos'.
Com isso, pessoa pode até controlar o que está sonhando.

Da France Presse
Globo Repórter - Cérebro (Foto: Rede Globo) Cérebro (Foto: Rede Globo)
Cientistas anunciaram ter usado uma corrente elétrica inofensiva para modificar o sono de forma que um indivíduo tivesse 'sonhos lúcidos', uma forma particularmente poderosa de sonho.
A descoberta fornece pistas sobre o mecanismo do sonho - uma área que fascina os pensadores há milênios - e pode, um dia, ajudar a tratar doenças mentais e pesadelos pós-traumáticos, garantiram.
Sonhos lúcidos são considerados por muitos psicólogos um estágio intermediário entre duas formas de consciência.
Eles se situam entre os sonhos que ocorrem durante a fase do sono chamada de movimento rápido dos olhos (REM, na sigla em inglês) - que se referem ao presente imediato e não têm acesso a memórias passadas ou a eventos antecipados no futuro - e a vigília, que inclui o pensamento abstrato e outras funções cognitivas.
Nos sonhos lúcidos, um estado que se acredita só acontecer em humanos, elementos de uma consciência secundária combinam-se com os sonhos de REM.
Uma característica é que a pessoa se torna consciente que está sonhando e, algumas vezes, consegue controlar o enredo do sonho.
Ela pode, por exemplo, sonhar que afugenta um agressor ou que evita um acidente catastrófico.
Pesquisadores chefiados por Ursula Voss, da Universidade J.W. Goethe, de Frankfurt (Alemanha), usaram uma técnica chamada estimulação transcraniana de corrente alternada (tACS) para explorar as causas dos sonhos lúcidos.
O dispositivo consiste de duas caixas pequenas com eletrodos, que são colocados perto do crânio e enviam um sinal elétrico muito fraco, de baixa frequência, através do cérebro.
A equipe de cientistas recrutou 15 mulheres e 12 homens com idades entre 18 e 26 anos, que passaram até quatro noites em um laboratório de sono.
Depois que os voluntários experimentaram entre dois e três minutos de sono REM, os cientistas aplicaram ora o procedimento tACS, ora outro 'falso', que não produziu corrente, durante cerca de 30 segundos. A corrente se manteve abaixo do limite sensorial, portanto os indivíduos não acordaram.
Eles, então, despertaram os voluntários e perguntaram com o que tinham sonhado.
No controle dos sonhos
"Os sonhos reportados foram similares, a maioria dos indivíduos reportou 'ver a mim mesmo do lado de fora' e que o sonho era visto do exterior, como se fosse exibido em uma tela', contou Voss à AFP.
"Eles também contaram saber que estavam sonhando", continuou.
Os voluntários foram submetidos a testes nas frequências de 2 Hertz (Hz), 6 Hz, 12 Hz, 25 Hz, 60 Hz e 100 Hz.
"O efeito só foi observado em 25 e 40 Hz, ambas na faixa de frequência gama, a de menor amplitude", afirmou Voss.
"Esta faixa se vincula à percepção consciente, mas até agora uma relação causal não tinha sido estabelecida. Agora, foi", prosseguiu.
Quando os voluntários foram estimulados a 25 HZ, "tivemos classificações maiores de controle do enredo do sonho, o que significa que eles conseguiram mudar a ação segundo sua vontade", acrescentou.
"Estou dirigindo meu carro por muito tempo", contou um voluntário. "Então, eu chego a este local onde nunca tinha estado antes. Tem muita gente lá. Acho que talvez conheça alguns deles, mas estão todos de mau humor, então eu vou para um quarto diferente, completamente sozinh", revelou o estudo publicado este domingo (11) na revista Nature Neuroscience.
Operado por bateria, o tACS foi aplicado de forma que a corrente fluísse entre as regiões frontal e temporal, situadas, respectivamente, na parte superior dianteira e na lateral do cérebro.
O estudo sugere que os tACS frontotemporais podem ajudar a restaurar redes cerebrais disfuncionais que são relacionadas com a esquizofrenia e o distúrbio obsessivo compulsivo.
Aplicado durante o sono REM, também poderia, um dia, ajudar as vítimas de distúrbios de estresse pós-traumático a superar os pesadelos frequentes ao colocá-las no comando do enredo do sonho, prosseguiu o artigo.
Sozinho, o dispositivo tACS é uma invenção médica reconhecida, projetada para ser usada apenas para fins de pesquisa.
Voss disse, no entanto, que parece inevitável que um dispositivo similar seja, algum dia, inventado para os consumidores, possibilitando aos sonhadores mergulhar no sonho lúcido, para o bem ou para o mal.
"Embora isto não seja algo que me interesse pessoalmente, estou certa de que não vai demorar até que dispositivos como este apareçam. Mas o estímulo cerebral deve sempre ser cautelosamente monitorado por um médico", advertiu.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

É TEMEROSO FESTA EM S. J. DE MIPIBU



SE POR ACASO A PREFEITURA ACERTAR E NÃO FIZER FESTA NO SÃO JOÃO BATEREI PALMAS BASTANTE, PORQUE COM ÍNDICE DE CRIMINALIDADE É TÃO ALTO NO ESTADO E MUNICÍPIO QUE AO MEU VER É TEMEROSO FESTA DE MEIO DE RUA.

terça-feira, 6 de maio de 2014

EDUCAÇÃO: AS PROMESSAS CONTINUAM

Texto do PNE é votado pela comissão e agora vai a Plenário

pne060514
A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10) concluiu a votação da matéria, com exame aos destaques apresentados ao texto principal, aprovado no mês passado. A secretária geral da CNTE, Marta Vanelli, esteve presente, juntamente com uma comitiva da categoria.