quarta-feira, 30 de abril de 2014

COMO AS CIDADES NÃO SUPORTAM MAIS CARROS, AS BICICLETAS VÃO TER GRANDE VALOR COMERCIAL.

bits-wheel-tmagArticle
A bicicleta está se tornando cada vez mais um meio de transporte comum entre a população que busca fugir do trânsito e ter um estilo de vida mais saudável. Para incentivar seu uso, governos vêm implantando ciclofaixas, a fim de dar mais segurança e comodidade aos ciclistas.
Agora, para os amantes da bicicleta, a nova invenção é a chamada “Roda de Copenhagen”, projeto do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A empresa Superpedestrian, de Boston (EUA), recebeu US$ 2,1 milhões (cerca de R$ 4 mi) em financiamento para ajudar a construir uma roda que transforma algumas bicicletas padrão em híbridas.
Trata-se de uma bicicleta com um motor, que facilita as pedaladas. “A maioria das cidades são construídas em torno de topografias que exigem transporte motorizado. Para caminhar e andar de bicicleta fica muito difícil”, afirma Assaf Biderman, fundador do Superpedestrian.
A Roda de Copenhagen substitui a roda traseira de uma bicicleta, e possui um motor alimentado por uma bateria interna e inteligente, que com sensores e aplicativos mede o esforço feito pelo ciclista para oferecer um impulso adicional. “Pedalando em uma superfície plana ou até em uma subida, o condutor vai se sentir exatamente o mesmo”, disse Biderman.
A bateria não precisa ser carregada todas as noites, pois o motor também funciona como um gerador. A empresa afirmou ainda que a roda deve encaixar na maioria das bicicletas normais e poderá ser comercializada a partir do próximo ano (os pedidos podem ser feitos a partir de novembro). [The New York Times]

terça-feira, 29 de abril de 2014

COMO CAI UM AVIÃO

Como cai um avião

O avião é o meio de transporte mais seguro que existe. Mas algo sempre pode dar errado. Quais são os principais riscos de voar? E o que realmente pode acontecer durante um acidente?

por Bruno Garattoni e Sylvia Estrella

"Senhores passageiros, sejam bem-vindos. Em nome da SincereAir, a companhia aérea que só fala a verdade, peço sua atenção para algumas instruções de segurança. Primeiramente, gostaríamos de parabenizar os passageiros que estão sentados no fundo da aeronave - em caso de emergência, sua chance de sobreviver será bem maior. Durante a decolagem, o encosto de sua poltrona deverá ser mantido na posição vertical. Isso porque, em nossa nova e moderna frota de aeronaves, as poltronas da classe econômica são tão apertadas que impedem a evacuação da aeronave em caso de emergência. Na verdade, se a segurança fosse nossa maior prioridade, colocaríamos todos os assentos virados para trás. Metade do ar dentro da cabine é reciclado, o que nos ajuda a economizar combustível. Isso poderá reduzir a taxa de oxigênio no seu sangue, mas não costuma ser perigoso - e geralmente causa uma agradável sonolência. Mantenha o cinto de segurança afivelado durante todo o voo - ou você poderá ser vítima de turbulência, que é inofensiva para a aeronave, mas mata 25 passageiros por ano. Lembramos também que o assento de sua poltrona é flutuante. Não que isso tenha muita importância: a probabilidade de sobreviver a um pouso na água com um avião grande é mínima (geralmente a aeronave explode ao bater na água). Obrigada por terem escolhido a SincereAir, e tenham todos uma ótima viagem!"
Leia também: Como escolher seu assento no avião

Nenhuma empresa aérea revelaria verdades como essas. Afinal, mesmo que o avião seja o meio de transporte mais seguro que existe, ele não é (nada é) 100% seguro. A partir de uma série de estudos feitos por especialistas, chegamos às principais causas de acidentes - e descobrimos fatos surpreendentes sobre cada uma delas. Prepare-se para decolar (e cair).


Despressurização Quando as máscaras caem.

Quanto mais alto você está, mais rarefeito é o ar. Com menos resistência do ar, o avião consegue voar muito mais depressa - e gasta bem menos combustível. É por isso que os aviões comerciais voam bem alto, a 11 km de altura. O problema é que, nessa altitude, a pressão atmosférica é muito baixa (veja no infográfico abaixo). Não existe ar suficiente para respirar. Por isso, os aviões têm um sistema que comprime o ar atmosférico e joga dentro da cabine: a pressurização. É uma tecnologia consagrada, que estreou na aviação comercial em 1938 (com o Boeing 307). Mas, como tudo na vida, pode falhar. Sabe quando a aeromoça diz que "em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente"? Não assusta muito, né - parece bem menos grave do que uma pane na turbina do avião, por exemplo. Ledo engano. A despressurização pode matar, e rápido. Ao contrário do afogamento ou de outros tipos de sufocação, aos quais é possível resistir por alguns minutos, uma despressurização aguda faria você apagar em menos de 15 segundos. Em agosto de 2008, um Boeing 737 da companhia Ryanair, que ia para Barcelona, sofreu despressurização parcial da cabine. "Veio uma lufada de vento gelado e ficou incrivelmente frio. Parecia que alguém tinha aberto a porta do avião", contou um dos passageiros ao jornal inglês Daily Telegraph. Para piorar as coisas, nem todas as máscaras de oxigênio caíram automaticamente. E, das que caíram, várias não liberavam oxigênio. O que salvou os 168 passageiros é que o avião estava voando a 6,7 km de altura, mais baixo do que o normal, e isso permitiu que o piloto reduzisse rapidamente a altitude para 2,2 km, onde é possível respirar sem máscara.



Falha estrutural (ou como a força G pode despedaçar a aeronave). O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado. Se o piloto fizer certas manobras, gera forças gravitacionais muito fortes - e a fuselagem arrebenta. Foi o que aconteceu em 2001, com um Airbus A300 da American Airlines que decolou de Nova York. O piloto pegou turbulência, se assustou e tentou estabilizar a aeronave com movimentos normais, porém bruscos. O rabo do avião quebrou e o A300 caiu, matando 260 pessoas. Pode parecer um caso extremo, mas a resistência dos aviões à força G é uma preocupação central da indústria aeronáutica. Os jatos modernos têm sistemas que avisam quando estão voando com ângulo, velocidade ou trajetórias que possam colocar em risco a integridade da fuselagem. E a Boeing adiou o lançamento de seu novo avião, o 787, para alterar o projeto dele (simulações indicaram que, durante o voo, as asas poderiam sofrer forças G altas demais).



Pane nas turbinas Acontece. Mas não pelo que você pensa.

O maior inimigo das turbinas não são as falhas mecânicas; são os pássaros. Entre 1990 e 2007, houve mais de 12 mil colisões entre aves e aviões. As turbinas são projetadas para suportar alguns tipos de pássaro (veja abaixo), e isso é testado em laboratório com uma máquina, o "canhão de galinhas", que dispara frangos mortos contra as turbinas a 400 km/h. Desde 1990, 312 turbinas foram completamente destruídas em voo pelos pássaros. Se o avião perder um dos motores, consegue voar só com o outro. Mas, se isso acontecer durante a decolagem, quando a aeronave está baixa e lenta (90% dessas colisões acontecem a menos de 1 000 metros de altitude), ou se os pássaros destruírem ambas as turbinas, as consequências podem ser dramáticas. Como no incrível caso de um Airbus A320 da US Airways que perdeu os dois motores logo após decolar de Nova York, em janeiro de 2009. Mesmo sem nenhuma propulsão, o piloto conseguiu voar mais 6 minutos e levar o avião até o rio Hudson. Num dos raríssimos casos de pouso bem-sucedido na água, ninguém morreu.



Falha nos computadores Sim, eles também se enganam. E quando isso acontece...

Os computadores de bordo são vitais na segurança de voo. Mas também podem falhar. Como no caso do Airbus A330 - o mais computadorizado dos jatos atuais. Nos últimos 12 meses, sete A330 enfrentaram uma situação crítica: partes do computador de bordo desligaram ou apresentaram comportamento errôneo. Num desses casos, o desfecho foi dramático (o voo da Air France que ia de São Paulo para Paris e caiu no oceano Atlântico, matando 232 pessoas). Mas o problema não é exclusividade da Airbus. Em agosto de 2005, um Boeing 777 da Malaysia Airlines que decolou da Austrália teve de retornar às pressas depois que, aos 18 minutos de voo, o piloto automático começou a inclinar o avião de forma perigosa. Era um problema de software.



Erro humano Na maior parte das vezes, o piloto tem (alguma) culpa.

Os acidentes aéreos são uma sequência de erros que se somam. E, em 60% dos casos, essa equação inclui algum tipo de falha humana. A pior de todos os tempos aconteceu em 27 de março de 1977. Foi na ilha de Tenerife, um enclave espanhol a oeste da costa africana. Vários fatores se juntaram para produzir essa tragédia. Primeiro: um atentado terrorista fechou o principal aeroporto de lá e fez com que todo o tráfego aéreo fosse desviado para um aeroporto menor, Los Rodeos, que ficou sobrecarregado e cheio de aviões parados no pátio. Entre eles, dois Boeing 747. Um vinha de Amsterdã, o outro de Los Angeles. O avião americano solicitou autorização para decolar. Quem estava no comando era o piloto Victor Grubbs, 57 anos e 21 mil horas de voo. A torre de controle respondeu negando - era preciso esperar a saída do outro 747, o holandês, pilotado pelo comandante Jacob van Zanten. Zanten ficou impaciente, porque sua tripulação já estava em serviço havia 9 horas. A torre de controle reposicionou as ae­ronaves. O nevoeiro era muito forte e, por um erro de comunicação, o avião americano foi parar no lugar errado. Ignorando instruções, o 747 holandês começou o procedimento de decolagem. Ace­lerou e bateu com tudo no outro avião, que manobrava à frente. Foi o pior acidente da história, com 583 mortos.




Turbulência Como o avião pode perder a sustentação no ar.

Turbulência não derruba avião. Os jatos modernos são projetados para resistir a ela. Você já ouviu esse discurso? É uma meia-verdade. Um levantamento feito pela Federal Aviation Administration (FAA), agência do governo americano que estuda a segurança no ar, revela que entre 1992 e 2001 houve 115 acidentes fatais em que a turbulência esteve envolvida, deixando 251 mortos. Na maior parte dos casos, eram aviões pequenos, mas também houve mortes em aeronaves comerciais - as vítimas eram passageiros que estavam sem cinto de segurança, e por isso foram arremessados contra o teto a até 100 km/h (velocidade suficiente para causar fratura no pescoço). Ou seja: em caso de turbulência, o maior perigo não é o avião cair. É você se machucar porque está sem cinto. Os aviões têm instrumentos que permitem detectar com antecedência as zonas turbulentas, dando tempo para desviar, mas isso nem sempre é possível: existe um tipo de turbulência, a "de ar limpo", que não é captada pelos instrumentos da aeronave. Felizmente, é rara: só causou 2,88% dos acidentes fatais.


Veja também
Infográfico: O que acontece numa turbulência de avião


Pane hidráulica Existe um encanamento que corre por toda a fuselagem. Se ele furar, as consequências podem ser terríveis.

Os controles do avião dependem do sistema hidráulico - uma rede de canos que liga o cockpit às partes móveis do avião. Esses canos estão cheios de fluido hidráulico, uma espécie de óleo. Quando o piloto dá um comando (virar para a esquerda, por exemplo), um sistema de bombas comprime esse óleo - e o deslocamento do líquido movimenta as chamadas superfícies de controle. São as peças que controlam a trajetória do avião, como o leme e os flaps. O sistema hidráulico é tão importante, mas tão importante, que os aviões modernos têm nada menos do que três: um principal e dois de reserva. Por isso mesmo, a pane total é muito rara. Mas ela é o pior pesadelo dos pilotos. "O treinamento para situações de pane hidráulica é muito frequente e exige bastante dos pilotos", explica o comandante Leopoldo Lázaro. Se os 3 sistemas hidráulicos falharem, a aeronave perde totalmente o controle. E isso já aconteceu. Em julho de 1989, um McDonnell Douglas DC-10 decolou de Denver com destino a Chicago. Tudo corria bem até que a turbina superior, próxima à cauda do avião, explodiu. Estilhaços do motor penetraram na fuselagem e cortaram os canos de todos os sistemas hidráulicos. O avião não tinha como subir, descer, virar nem frear. Aí o comandante Alfred Haynes, 58 anos e 37 mil horas de voo, realizou uma das maiores proezas da história da aviação. Usando o único controle de potência das turbinas, o único que ainda funcionava no avião, conseguiu fazer um pouso de emergência. A aeronave explodiu, mas 185 dos 296 passageiros sobreviveram.


Um avião grande carrega 600 litros de fluido hidráulico, que se distribui por redes de canos.



Fonte - Boeing

Meses de risco Em quais épocas do ano acontecem mais acidentes*

Jan - 8,96%

Fev - 7,4%

Mar - 8,77%

Abr - 6%

Mai - 5,84%

Jun - 8,18%

Jul - 9,74%

Ago - 8,96%

Set - 9,55%

Out - 8,18%

Nov - 9,55%

Dez - 7,79%

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MEC cria comitê para garantir segurança do Enem

enem fotoO Ministério da Educação (MEC) criou hoje (28), por meio de portaria, o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação dos processos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O grupo será responsável por aprimorar a gestão das atividades do Enem relacionadas à tecnologia da informação. Ficará responsável pelo sistema de inscrição, feita online, pela vista pedagógica das redações, entre outros procedimentos.
O comitê será presidido pelo secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa. O objetivo será orientar as ações de segurança da informação e comunicações no âmbito do Enem; definir os recursos necessários de tecnologia da informação para o cumprimento do cronograma previsto para o exame; definir formatos das bases de dados; e acompanhar e propor melhorias e evoluções do sistema integrado de monitoramento dos processos do Enem.

sábado, 26 de abril de 2014

MAIS DINHEIRO PARA OS MUNICÍPIOS.

24/04/2014 - 14h19

Aprovada constitucionalidade de PEC que aumenta repasses a municípios e estados

Arquivo/Gustavo Lima
Lourival Mendes
Lourival Mendes: medida é uma compensação pelas perdas com desonerações.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (22) parecer pela constitucionalidade e juridicidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 261/13, que aumenta os repasses da União para os fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM).
De acordo com a proposta, do deputado Júlio Cesar (PSD-PI), o percentual da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) transferido para o FPM subirá um ponto, de 23,5% para 24,5% do total, mesmo montante do acréscimo ao FPE, que passará de 21,5% para 22,5%.
A CCJ aprovou parecer do relator, deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), que também considerou constitucionais as PECs 340/13 e 341/13, apensadas à principal.
De acordo com o texto da PEC 261, os recursos adicionais ao FPM serão entregues às prefeituras até o décimo dia do mês de julho, enquanto os recursos extras do FPE serão entregues até o décimo dia do mês de dezembro de cada ano.
“A decisão busca reforçar a questão do pacto federativo, que eu entendo que é de grande interesse para todo o provo brasileiro. Sabemos que é nos municípios que os problemas nascem e surgem, então é lá que temos que encontrar as soluções para esses problemas”, comentou o deputado Andre Moura (PSC-SE).
“O bolo federativo é mal dividido. Cinquenta e nove por cento (dos impostos) ficam com a União, 28% com os estados e apenas 13% com os municípios. E são os municípios que sabem das suas necessidades básicas. Por isso esse projeto é fundamental: para fortalecer o municipalismo brasileiro”, ressaltou o deputado Felipe Maia (DEM-RN).
R$ 6 bilhões a mais
O relator lembrou que o acréscimo proposto na PEC significará cerca de R$ 3 bilhões a mais para cada fundo. Segundo Lourival Mendes, a medida justifica-se como uma compensação para os estados e municípios pelas perdas decorrentes das desonerações de tributos federais implementadas pelo governo Dilma Rousseff.
“A proposição apresenta temática relevante e recente, de vital importância, buscando assegurar aos estados e municípios brasileiros o reforço de seus orçamentos e controle das políticas públicas que evidenciam suas responsabilidades”, ressaltou o deputado.
Tramitação
A proposta será analisada agora por uma comissão especial, para depois ser votada, em dois turnos, pelo Plenário.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

COISAS FEITAS A REVELIA SÃO ASSIM MESMO.

Adiada data de inauguração do Aeroporto Aluizío Alves de São Gonçalo

Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, tem nova data para entrar em operação: dia 22 de maio. A informação foi divulgada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) após reunião realizada no fim da tarde de ontem, em Brasília. Esta é a terceira data anunciada para o início da operação. Originalmente, a projeção era que os primeiros voos chegassem ao aeroporto no dia 15 de abril, data que acabou postergada para 10 de maio e agora para o dia 22 do mesmo mês. A SAC não detalhou quais foram os motivos que acarretaram na mudança do cronograma.
Participaram da reunião o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), do consórcio Inframérica – que construiu e vai administrar o aeroporto – além de membros da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (Aneaa), e das companhias aéreas TAM, GOL, Avianca, Azul e TAP.

terça-feira, 22 de abril de 2014

NOVO PLANETA PARECIDO COM A TERRA.

Kepler 186f: Nasa descobre novo planeta que pode abrigar vida

 17 de abril de 2014
imagem-kepler
Foto: NASA/Ames/JPL-Caltech
A Agência Espacial Americana (NASA) anunciou hoje a descoberta do Kepler-186f, um planeta mais ou menos do tamanho da Terra. O mais legal é que há grandes chances de o planeta ter água em forma líquida – e, consequentemente, algum tipo de vida (da maneira como conhecemos).
No Kepler-186f, um ano dura 130 dias. O novo planeta gira em torno de uma estrela chamada Kepler-186, na constelação de Cisne, a uns 500 anos-luz da Terra. A Kepler-186 é uma anã vermelha. Estrelas dessa categoria têm menos que a metade da massa do Sol. Em sua órbita, há outros planetas além desse novo primo da Terra. Mas não há indícios de vida em nenhum deles, porque estão bem perto da estrela, onde é quente demais.
Planetas que orbitam em torno de estrelas fora do Sistema Solar não são novidade na astronomia. Só em zonas habitáveis, regiões onde as condições para a vida são mais favoráveis, há pelo menos 20 planetas já conhecidos. Mas, em comparação com outros, o Kepler-186f está em vantagem: não está nem muito perto, nem muito longe de sua estrela (assim como a Terra). O tamanho também conta. Planetas muito grandes normalmente são feitos de gás, como Júpiter. E, para os cientistas, é bem mais provável que exista vida em planetas sólidos. O Kepler-186f é só 10% maior que nós e, ao que tudo indica, também é rochoso.
Calma, não estamos nem perto de viajar até o planeta para confirmar nossas suspeitas. Acontece que essa suspeita já é muita coisa. De todos os planetas de dentro e fora do Sistema Solar, só 4 são notadamente feitos de “pedra” (Mercúrio, Vênus, Marte e Terra). Com o Kepler-186f, são 5. O problema é que, segundo a astrônoma Elisa Quintana, vai ser bem difícil conseguir mais detalhes sobre o nosso novo primo. “A luz da estrela é muito fraca para novos estudos, mesmo com grandes telescópios de última geração”, diz a cientista, que trabalha com pesquisas do telescópio Kepler no Instituto SETI (sigla em inglês para “busca por inteligência extraterrestre”).

sexta-feira, 18 de abril de 2014

DINHEIRO FÁCIL DEMAIS SÓ DÁ NISSO.

Justiça dos EUA determina congelamento dos bens da Telexfree

telexfreeG1 – A Justiça dos Estados Unidos determinou o congelamento dos bens do grupo Telexfree, acusado pelas autoridades norte-americanas de promover um esquema de pirâmide financeira. O pedido foi feito pela Securities and Exchange Commission (SEC), órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira, e determinado pelo Tribunal Distrital de Boston.
Em comunicado divulgado nesta quinta, a SEC informou que o congelamento de bens atinge milhões de dólares e foi determinado pela Justiça na quarta (16) para evitar a perda de recursos de investidores. Segundo o órgão, a Telexfree opera um esquema de pirâmide direcionado princuipalmente para imigrantes brasileiros e dominicanos.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

PEDALAR, AGORA É UMA NECESSIDADE MAIS QUE NUNCA.

Por que pedalar é tão poderoso

 14 de abril de 2014
Em 1884, o escritor inglês Edwin Abbott publicou um livro chamado Flatland (Planolândia), que seria utilizado décadas depois para explicar, de maneira didática e acessível, parte das teorias do físico alemão Albert Einstein. Esse livro, que continua atualíssimo, ajuda a ilustrar o que acontece com uma pessoa que começa a pedalar numa cidade.
A Planolândia é um mundo plano, onde só é possível se locomover para frente, trás, esquerda e direita. Não existe “cima” e “baixo”. Os moradores desse mundo plano são figuras geométricas – círculos, triângulos, quadriláteros e outros polígonos – embora eles próprios não saibam disso. É que, ali do plano, todos se enxergavam exatamente da mesma maneira: como linhas retas.
Caxias do Sul.004
Um dia, o protagonista do livro é abduzido por uma esfera. Até aquele momento, ele só conhecia o mundo em duas dimensões. A esfera faz com que ele lentamente vá se desprendendo do chão e comece a voar, o que adiciona uma terceira dimensão à Planolândia. Essa nova dimensão mudou completamente a visão e a concepção que ele tinha do mundo.
Caxias do Sul.005
Quando Einstein afirmou, na Teoria da Relatividade, que além das três dimensões espaciais, havia uma quarta (que ele chamou de espaço-tempo), poucos compreenderam o que aquilo significava. A história da Planolândia ajuda a compreender que adicionar dimensões nos faz enxergar, perceber e medir o mundo de outra maneira, mais complexa.
É aí que entra a bicicleta. Adotá-la como meio de transporte urbano tem um efeito inesperado – especialmente quando se tinha o costume de usar um meio motorizado antes, como ônibus ou carro. A bicicleta adiciona dimensões à experiência de percorrer a cidade.
Nati-pedal
De bicicleta em São Paulo, por exemplo, consolidamos a percepção de que a cidade não é plana porque experimentamos cada uma de suas ladeiras com nosso próprio corpo. Sabemos, depois de algumas semanas, qual a relação topográfica entre os bairros, e quais os mais acidentados e os mais regulares. Temos um ponto de vista mais alto do que quem está de carro e mais baixo do que quem está no ônibus, com a diferença de que, com alguma ginástica de cabeça e corpo, conseguimos ver em 360 graus. A bicicleta é tracionada por nossos próprios músculos, o que faz com que a velocidade seja controlada pelos limites físicos de cada um. Pedalando, ao contrário de quando se conduz um veículo motorizado, ninguém é mais rápido do que, fisicamente, consegue ser. Essa velocidade compatível com o corpo nos dá outra escala da cidade, dos prédios, fachadas, transeuntes, cores, cheiros, paisagens. Paramos na feira para um caldo de cana e uma conversa. Ouvimos as gaitas dos amoladores de facas, a madeira estalando dos vendedores de biju. O canto dos pássaros nos atenta para árvores frutíferas.
Por isso a experiência de pedalar é poderosa, porque percebemos todas essas dimensões da cidade com nosso corpo. E, segundo o filósofo francês Merlau-Ponty, é pelo corpo que a consciência aprende a refletir sobre o mundo. Os ciclistas, com essa visão complexa da cidade, talvez sejam os mais munidos de ferramentas para pensar em como melhorá-la.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

MESTRE DOS MESTRES, JESUS CRISTO

Se Jesus Voltasse Amanhã

"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras" (Ap 22.12).
Imaginemos Jesus voltando amanhã para buscar a Sua Igreja. Imaginemos ter exatamente 24 horas de prazo à nossa disposição. O que seria importante para nós nesse momento? Como usaríamos o tempo disponível?
No começo haveria uma grande agitação. Mas certamente cada um de nós rapidamente faria planos acerca do que ainda desejaria realizar na terra nessas últimas 24 horas.
Em primeiro lugar, todo crente se humilharia diante de Deus e confessaria todos os pecados que inquietam seu coração e pesam em sua consciência. Em seguida, iríamos rapidamente falar com todas as pessoas contra quem cometemos injustiças, pedindo-lhes perdão e procurando verdadeira reconciliação. Quando não fosse possível fazê-lo pessoalmente, telefonaríamos, escreveríamos ou mandaríamos um fax.
Para estar ainda mais bem preparado para o arrebatamento, certamente todo crente ainda haveria de pensar sobre as oportunidades de servir negligenciadas e tentaria recuperar as chances perdidas. Acima de tudo nos empenharíamos para que nossos parentes, amigos e vizinhos ouvissem um testemunho claro da nossa fé. Não mediríamos esforços e faríamos tudo para ganhar a sua atenção. Eles haveriam de perceber a nossa seriedade. E provavelmente nesse dia cada um de nós ganharia pelo menos uma pessoa para Jesus.
Então pensaríamos no nosso dinheiro, lastimando termos dado tão poucas ofertas para o reino de Deus. Sacaríamos as nossas cadernetas de poupança, distribuindo o dinheiro de maneira sensata onde houvesse necessidade. Nem em sonho alguém pensaria em desperdiçar tempo com divertimentos e lazer nesse dia.
A seguir iríamos para a última reunião de estudo bíblico e oração na igreja. O prédio seria pequeno demais para tanta gente. Muitos estariam de pé. Todos orariam sem envergonhar-se no meio da grande multidão ou em grupos menores. E quando chegasse a hora dos testemunhos, as pessoas não iriam parar de falar. Cada um contaria das suas experiências com Deus e relataria o que o Senhor fez por seu intermédio nesse dia. Certamente todos os testemunhos terminariam de maneira semelhante: "Eu lamento muito porque por tantos anos não vivi de maneira totalmente consagrada, que ajudei tão pouco na expansão do reino de Deus, que dei poucas ofertas, que quase não testemunhei a outros, e que raramente participei das reuniões de oração, porque pretensamente tinha coisas mais importantes a fazer. Espero que o Senhor ainda demore mais um pouco e só volte daqui a dois ou três anos! Então eu mudaria totalmente a minha vida! Gostaria tanto de produzir frutos para a eternidade, de juntar tesouros no céu".
Ninguém olharia para o relógio desejando que o culto acabasse logo.
É uma atitude absolutamente realista crer que Jesus poderá voltar amanhã. Todos os sinais do nosso tempo mostram que vivemos nos últimos dias. Mas talvez ainda nos restem exatamente esses dois ou três anos de prazo para trabalhar para o Senhor. Assim, nosso desejo de fato estaria realizado e ainda teríamos tempo para recuperar parte daquilo que negligenciamos. Comecemos hoje mesmo! (Daniel Siemens - http://www.chamada.com.br)

OTIMISMO DO BRASILEIRO: DATAFOLHA

Os brasileiros já foram mais otimistas com o país. É o que constatou o Datafolha ao agrupar resultados de pesquisas atuais e de 2013 sobre o orgulho de ser brasileiro, a avaliação do país como lugar para viver e expectativas com inflação, emprego e poder de compra, entre outros aspectos econômicos.
Para calcular a evolução do humor geral da população, o instituto criou agora um novo indicador, o Índice Datafolha de Confiança (IDC), produto das avaliações de uma cesta selecionada de temas investigados com frequência em suas pesquisas. A pesquisa foi divulgada pela Folha de São Paulo.
pesquisa datafolha

domingo, 13 de abril de 2014

CIÊNTISTAS IMPLANTAM VACINAS ARTIFICIAIS.

Cientistas implantam “vaginas artificiais” em pacientes com síndrome rara

11 de abril de 2014
tenissssCientistas do Centro Médico do Hospital Wake Forest, na Carolina do Norte, apresentaram os resultados de uma pesquisa pioneira. A partir do tecido de vaginas de algumas mulheres, a equipe construiu moldes biodegradáveis implantados em quatro meninas que nasceram sem órgãos sexuais. As pacientes tinham casos extremos da Síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MKRH), uma doença que impede a mulher de ter ciclos menstruais ou relações sexuais.
“Este estudo piloto é o primeiro a demonstrar que os órgãos vaginais podem ser construídos em laboratório e usados com sucesso em seres humanos”, disse Atlantida-Raya Rivera, autor e diretor do Laboratório de Engenharia Tecidual HIMFG. “Pode ser uma nova opção para os pacientes que necessitam de cirurgias de reconstrução de vagina. Além disso, esse é mais um exemplo de como as estratégias de medicina regenerativa podem ser aplicadas a uma variedade de tecidos e órgãos”, completa. De acordo com a pesquisa, o tratamento também pode ser aplicado a pacientes com câncer vaginal ou que sofreram outros tipos de ferimentos.
Após o recolhimento das amostras do tecido muscular, os pesquisadores escanearam as imagens e a partir delas criaram um molde em 3D sob medida para cada paciente. Os moldes com as células foram mantidos em uma incubadora, que fica em um local específico para a fabricação de tecidos humanos. Dessa forma, os moldes podem alcançar o tamanho desejado e depois ser implantados com cirurgia em cada uma das pacientes.
Veja como foi feito o material:
Cerca de cinco a seis semanas após a biópsia das amostras coletadas, os cirurgiões criaram um canal na pélvis das pacientes, uma espécie de “andaime” para estruturas reprodutivas. O laboratório de Rivera mostrou que uma vez que esses “andaimes de células” são implantados no corpo, nervos e vasos sanguíneos se formam e as células se expandem em forma de tecido.
As cirurgias foram realizadas entre junho de 2005 e outubro de 2008, com pacientes que tinham entre 13 e 18 anos. Desde então, as meninas fizeram visitas médicas anuais. Os relatórios do acompanhamento mostram que, mesmo até oito anos após as operações, os órgãos funcionam normalmente. Além disso, as pacientes afirmaram ter a função sexual normal após o tratamento, incluindo desejo e relações sexuais sem dor.

VERGONHA! TORCEDORES MEXICANOS SEM PODER ENTRAR EM NATAL.


II Mostra Cultural da China aproxima São Gonçalo das tradições orientais

sao gonçalo china
A realização da II Mostra Cultural da China marcou a comemoração de 181 anos da primeira Emancipação Política de São Gonçalo do Amarante. O Teatro Municipal recebeu autoridades, estudantes, população e os interessados em conhecer uma pouco mais da cultura milenar. O dia de festividade teve inicio com a oficina de culinária chinesa para os representantes dos restaurantes da região, seguido do momento de degustação pública.
A solenidade contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e da República da China pela Banda Municipal, além das apresentações da cultura chinesa como a Dança do Dragão, a Dança do Leão, demonstrações de Kung Fu e Tai Chi Chuan. Ao final, os cozinheiros e donos de restaurantes receberam os certificados de participação na II Oficina Gastronômica da China.
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, prestigiou o evento e disse que a aproximação de outra cultura é importante. “Estou aqui para agradecer. Na verdade o governo é feito por muitas pessoas e são elas que estão fazendo esse programa todo aqui. Em breve estaremos recebendo várias culturas no nosso município através do aeroporto, por isso a importância de aprendermos sobre outros países. Aqui somos uma mistura de raças e diferentes etnias nenhuma melhor do que a outra, mas juntos fazemos a diferença. Que com o tempo estejamos mais entrosados ainda com a cultura chinesa”, finalizou.




Wilma participa de debate sobre Estrada da Produção

wilma tenente
Presidente do PSB/RN, a ex-governadora Wilma de Faria, dedicou o seu sábado (12) a participar de momentos importantes para o desenvolvimento das regiões Potengi, Seridó e Alto Oeste. A peessebista esteve em Tenente Laurentino discutindo soluções para a abandonada obra da “Estrada da Produção”, além de participar da inauguração de agência da Previdência Social em São Miguel.
Na primeira parada, no Seridó, Wilma se uniu ao clamor dos representantes da região, que viram a obra iniciada nos governos Wilma e Iberê ser abandonada pela atual gestão. “Importante porque reduzirá em cerca de 70km o acesso de cidades do Potengi e Serido para a capital, a estrada que beneficiará a agropecuária, a mineração e o turismo, está abandonada pelo Governo Rosalba”, criticou.
A ex-governadora ressalta a indignação dos representantes da região. “A revolta acontece porque a obra caminha a passos lentos e o Governo não trata sequer com transparência a divulgação sobre situação da obra, quando é cobrado pelos municípios envolvidos. Enquanto Rosalba diz que recursos estão assegurados, o diretor do DER, Demetrio Torres, diz que só têm cerca de 15% dos recursos”, observa.




WalterAlves participa da entrega da agência da Previdência de São Miguel

walter previdencia
João Maia, Wilma de Faria e Walter Alves
Acompanhando o ministro Garibaldi Alves Filho, o deputado estadual Walter Alves, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, participou na tarde deste sábado (12) da cerimônia de entrega da Agência da Previdência Social (APS) do município de São Miguel. Inicialmente, a agência ficará responsável pela manutenção de mais de 10 mil benefícios, que totalizam mais de R$ 6,7 milhões pagos.
A maioria dos benefícios, mais de 7 mil, são ligados à previdência rural. “É um grande trabalho do ministro Garibaldi. Essa agência garantirá melhor atendimento para milhares de pessoas de São Miguel, Doutor Severiano, Venha-Ver e Coronel João Pessoa”, destacou. Antes da inauguração da APS, Walter participou de um encontro na casa do ex-prefeito Acácio Campos para conversar assuntos políticos. E, após, prestigiou o aniversário do filho do peemedebista Braúlio Figueiredo.



Vivaldo Costa “foge da raia” quando lhe perguntam sobre Rosalba

vivaldo rosalba centro cultural
O deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) “foge da raia” quando lhe perguntam se ele votará na atual governadora Rosalba Ciarlini para o governo do Estado nas eleições deste ano.
- Eu não sei nem se Rosalba é candidata! É o que responde.
Vivaldo foi o maior entusiasta da candidatura de Rosalba ao governo do Estado em Caicó.




Ponte faz turista de navio andar 280 km para chegar a Natal

pontenewtonnavarroO navio MSC Divina, que trará cerca de quatro mil mexicanos ao Nordeste em junho, para os três jogos da seleção do México na Copa (em Natal, Fortaleza e Recife), não poderá atracar na capital potiguar. O transatlântico ficará baseado em Recife, de onde o grupo de mexicanos viajará num comboio de quase 80 ônibus para Natal.
O problema é técnico e inadmissível para uma cidade turística, como Natal. A altura da ponte Newton Navarro é de apenas 55 metros. Um navio como o MSC Divina mede 67 metros e não passa sob a ponte, o que impede a captação de grandes cruzeiros para a capital do Rio Grande do Norte.
Curiosamente, Natal está ganhando um novo terminal marítimo de passageiros, embora a ponte limite a chegada de grandes transatlânticos. Com investimento de R$ 72 milhões, o espaço terá lojas comerciais, restaurante panorâmico e estará apto a receber até três mil passageiros simultaneamente. O problema é que um navio com essa capacidade não pode atracar no porto de Natal.

terça-feira, 8 de abril de 2014

EDUCAÇÃO, PLANO SERÁ DISCUTIDO HOJE NA COMISSÃO ESPECIAL. É BRINCADEIRA !

Plano Nacional da Educação será discutido hoje em comissão especial

educação 1A Câmara dos Deputados fará hoje (8) uma nova tentativa de votar o Plano Nacional de Educação (PNE). A comissão especial que analisa o projeto prosseguirá com o debate iniciado na última sessão, e a expectativa é iniciar a votação, primeiro dos destaques e depois do relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR).
O PNE estabelece metas para a educação, a serem cumpridas nos próximos dez anos. Entre as diretrizes estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. O plano também destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação – atualmente são investidos no setor 5,3% do PIB.
A comissão já extrapolou a previsão inicial de votação, que era até meados do mês passado. Agora, a expectativa é que o plano seja votado até o fim do mês. O projeto ainda tem que passar pelo plenário da Câmara e a previsão é que, em maio, seja sancionado pela presidenta Dilma Rousseff.

LIVROS ENCADERNADOS COM PELE HUMANA. PRÁTICA DO SEC XVII.

Publicado em 7.04.2014
Practicarum-Cover-and-Spine
No meio de apostas sobre até quando livros e jornais impressos vão durar, é fácil esquecer que esses objetos são fenômenos bastante recentes na história da humanidade. Sejam impressos ou copiados à mão, os livros foram raros e dispendiosos por milhares de anos, e eram mantidos sob a proteção de uma elite culta, que estavam entre os poucos capazes de ler e interpretar.
Um lembrete desse status do livro como objeto quase mágico surgiu em uma coleção da Universidade de Harvard (EUA), há alguns anos. Em 2006, os bibliotecários descobriram pelo menos três volumes encadernados em pele humana. Em um caso, a pele parecia ter sido esfolada viva.
E o que teria sido isso? A maneira que um assassino em série encontrou de esconder pedaços das suas vítimas? Não.
Na verdade, a prática do uso de pele humana para encadernar livros foi simplesmente popular durante o século 17. Tinha até nome: encapamento antropodérmico, e era especialmente comum em livros didáticos sobre anatomia. Os profissionais médicos costumavam usar a carne de cadáveres que tinham dissecado durante sua pesquisa.
O livro da imagem acima, supostamente feito de pele esfolada, é um texto sobre legislação espanhola do século XVII intitulado “Practicarum quaestionum circa leges regias”. Apesar de uma inscrição nomear um falecido e reivindicar que é ele quem encapa o volume, uma técnica para a identificação de proteínas descobriu que o produto, na verdade, é feito da pele de um carneiro.
Segundo especulações, talvez a pele da capa tenha sido humana em algum momento, mas foi trocada pela animal antes de chegar à biblioteca de Harvard em 1946. Ou, talvez, a inscrição tenha sido simplesmente o produto da imaginação de uma pessoa (medonha).
Além desses livros em Harvard, temos conhecimento de outros exemplares encadernados com pele humana. De acordo com o ex-diretor de bibliotecas da Universidade de Kentucky (EUA), Lawrence S. Thompson, a prática data de uma Bíblia francesa do século 13 e tornou-se mais comum nos séculos 16 e 17.
O mais famoso de todos os livros com encapamento antropodérmico reside na biblioteca independente do Boston Athenaeum. Chamado “The Highwayman: Narrative of the Life of James Allen alias George Walton” (ou “Narrativas da Vida de James Allen”, em português), ele reúne as memórias do bandido que o escreveu. Allen ficou impressionado com a coragem de um homem que uma vez atacou, e quando estava enfrentando uma possível execução por seus crimes, pediu para que uma cópia do texto encadernada com sua própria pele fosse dada ao bravo rapaz, em 1837. Imagine ser o destinatário sortudo de tal obra-prima.
narrativeoflifeo00alle_0007
E, se você acha que essa prática macabra é coisa do passado, está certo apenas em partes. Tão recente quanto em 1972, um livro de poesia erótica espanhola intitulado “El Viaje Largo”, por Tere Medina, foi envolto em pele humana.
O exemplar fica na Biblioteca Bailey da Universidade Slippery Rock (EUA). Dentro da primeira página, é possível ler a seguinte inscrição (em espanhol e em inglês): “A capa deste livro é feita a partir do couro da pele humana. A tribo Aguadilla da região do Planalto Mayaguez preserva a pele dos membros falecidos da tribo. Enquanto a maioria da pele é utilizada somente entre os Aguadillas, alguns exemplos encontram o seu caminho para mercados comerciais, onde há uma demanda pequena, mas constante. Esta capa é representativa dessa demanda”. Então tá, né… 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

CHUVAS NO RN

Chuvas deste domingo (06) no Seridó chegaram a 105 milímetros

registros chuvasAs chuvas continuaram a banhar o Seridó neste domingo (06), chegando a registrar 105 milímetros. A previsão para hoje (07) é de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
105 mm: Sítio Oiticicas e sítio Barra da Onça
102 mm: Sítio Poção
90 mm: Barra da Espingarda e Distrito Palma
85 mm: Sítio Lages (Ouro Branco)
80 mm: Sítio Sobradinho (Caicó)
75 mm: Sítio Cachoeira Grande (Caicó)
72 mm: Sítio Jerusalém (São João do Sabugi)
71 mm: Sítio Pitombeira (Serra Negra do Norte)
70 mm: Chácara Vitória (Caicó) e sítio Tobiba
65 mm: Sítio Toco (Timbaúba dos Batistas)
64 mm: Sítio Pocinho (Jucurutu)
63 mm: Sítio Nova Olinda e Cruzeta (zona urbana)
62 mm: Sítio Brejinho (São João do Sabugi)
60 mm: Sítio Campo Grande (São João do Sabugi)
59 mm: Sítio Macambira
58 mm: Sítio Matinha (São João do Sabugi) e sítio Cachoeira (Palma)
55 mm: Sítio Encampinado e fazenda Milagres (Caicó)
54 mm: Casa Nova de Brejinho
52 mm: Brasilgás (Caicó)
51 mm: Lagoa do Meio
50 mm: Jucurutu (zona urbana), fazenda Barro Branco (Jucurutu) sítio Sacramento (São João do Sabugi), sítio Quipauá e sítio Manhoso (Caicó)
49 mm: Sítio Várzea Redonda
47 mm: Sítio Várzea Alegre (Caicó)
45 mm: Serra Negra do Norte (zona urbana)
44 mm: Sítio Umarizeiro (São Fernando)
42,4 mm: Sítio Cruzeta Velha (Cruzeta)
42 mm: Timbaúba dos Batistas (zona urbana), sítio Boa Vista (Ipueira) e Vila da Lagoa da Serra (Serra Negra do Norte)
40 mm: Sítio Angico
38 mm: Logradouro dos Enéas e Tanque D’Água
37 mm: Fazenda Timbaúba Velha
35 mm: Sítio Volta da Jurema (Ipueira)
34 mm: Sítio Alecrim (Serra Negra do Norte) e sítio Jucuri (Florânia)
32 mm: Sítio Umari, São José do Seridó (zona urbana) e Paraíba (Caicó)
31 mm: São José do Seridó (zona urbana)
30 mm: Riacho do Salgado, sítio Mossoró (São João do Sabugi), Barra Nova (Caicó) e Riacho do Olho d’Água
29 mm: Sítio Colorau
28 mm: Sítio Bom Jesus
27 mm: Cruzeta (zona urbana)
25 mm: Furna da Onça
23 mm: Granja Recreio (Caicó)
22 mm: Sítio Entre Serras (Serra Negra do Norte), Boa Passagem (Caicó) e sítio Carrapateira (Caicó)